Rastrear as métricas de relações públicas certas fornece uma análise detalhada do que você está fazendo atualmente, bem como do que está funcionando – ou não está – e por quê. Isso pode ser a chave para demonstrar o valor do que você já está fazendo.
Tópicos deste artigo:
Também pode ajudá-lo a responder a perguntas como:
- Você está alcançando o público certo? Como eles estão respondendo?
- Que tipo de cobertura da mídia é gerada por suas campanhas?
- Qual é o real impacto nos negócios ou ROI dos esforços de RP?
- Como as campanhas futuras podem ser mais eficazes?
Além de planejar melhores campanhas futuras, às vezes é possível ajustar as campanhas existentes para maximizar seu impacto e aumentar o ROI. O conhecimento que você ganha com a análise de dados de campanha de RP também pode ajudar de outras maneiras, como preparando-o com público relevante e informações demográficas durante uma crise de relacionamento inesperada no futuro.
Quais métricas medir?
As métricas corretas de medição de RP a serem usadas variam de acordo com seu objetivo final, o tamanho do seu público e suas campanhas de RP atuais. Dito isso, aqui está uma lista de algumas categorias que geralmente são úteis para avaliar o sucesso de RP:
Métricas baseadas em sites
Tráfego Digital
Nada mais importa se ninguém vê o que você está divulgando; os espectadores são a métrica número um por um motivo. Você também pode (e deve) ser mais específico: que tipo de conteúdo tem melhor desempenho e onde está localizado? Como as métricas se comparam entre o conteúdo social, seu blog e outro conteúdo?
Referências de sites
As referências rastreiam de onde vêm suas visualizações, o que às vezes pode ser ainda mais valioso do que apenas saber o tamanho do seu público. As referências permitem que você rastreie que tipo de abordagem faz o melhor trabalho de atrair as pessoas e descobrir onde seu público tem mais probabilidade de encontrar seu conteúdo e segui-lo para seu site.
Conversões
Aumentar as vendas costuma ser o objetivo básico das campanhas de relações públicas e marketing; a métrica de sucesso mais óbvia nessa área é quantas pessoas realmente se tornam clientes depois de visualizar sua campanha.
Taxa de rejeição
Se as pessoas saírem de seu site imediatamente após acessá-lo, isso pode ser um sinal de que você não está fazendo o suficiente para convencer as pessoas a permanecerem por perto. Saber o caminho típico que os visitantes seguem uma vez em seu site também pode ajudá-lo a planejar e agrupar o conteúdo de acordo.
Autoridade de Domínio
Sua autoridade de domínio desempenha um grande papel em como o Google classifica você na pesquisa. Alguns fatores que determinam a autoridade do domínio estão fora do seu controle, como idade, mas backlinks e links de saída também desempenham um papel, o que significa que rastrear a autoridade do domínio ao longo do tempo pode ser uma métrica importante a seguir.
Backlinks
Quantas pessoas estão conectando ao seu conteúdo ou site? Que tipo de menções a sua marca está recebendo? Quão grandes são eles e que tipo de autoridade eles têm?
Leads qualificados
Quantas das pessoas que você está alcançando estão realmente empenhadas em fazer uma compra futura?
Receita
Embora possa ser difícil vincular diretamente as campanhas de RP e a receita, o resultado final em si pode ser uma fonte de evidência objetiva de que uma campanha está funcionando, especialmente em empresas menores.
Mídia Social e Conscientização
Menções e sentimentos nas redes sociais
Quantas pessoas falam sobre sua marca com naturalidade nas redes sociais? Em outras palavras, quem está falando sobre você e o que eles estão dizendo? O tom dessas menções pode ser mais importante do que as próprias menções – muitas ferramentas modernas permitirão que você avalie se os pontos de discussão são positivos ou negativos, o que pode ser muito útil ao rastrear a reputação da marca ao longo do tempo.
Embaixadores da Marca
Outra medida do impacto do seu conteúdo em redes sociais é o número de pessoas que conversam com você. Curtidas, compartilhamentos, comentários, seguidores e assinantes medem seu público e o quanto eles investem em sua marca.
Compartilhamento de voz
O Share of Voice mede a quantidade de tempo que você recebe em comparação com outras marcas em seu setor. Se as pessoas que falam sobre o seu setor raramente se referem especificamente ao seu negócio, pode ser hora de considerar a alteração de sua abordagem para se destacar melhor da multidão.
Como usar bem as métricas de relações públicas
Existem várias maneiras de medir o impacto de seus esforços de RP. As melhores métricas de RP a serem rastreadas variam dependendo de seus objetivos, mas sempre, a chave é enfatizar a maneira como você usa as métricas para medir o impacto real de sua mensagem e conteúdo.
Em outras palavras, escolha métricas vinculadas a seus objetivos reais – por exemplo, mais vendas ou um público maior e mais engajado, não métricas de vaidade, como apenas o número de visualizações: quem está realmente visualizando e esse grupo corresponde ao seu público-alvo? Seu conteúdo afeta a percepção de sua marca?
RP é a chave para gerar engajamento, aumentar o reconhecimento e criar um senso de comunidade em torno de sua marca.