O que são métricas de vaidade e métricas acionáveis?

Análise de Mídia
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O que são métricas de vaidade ou acionáveis?

Muitos empresários e profissionais de marketing ficam obcecados por métricas de vaidade, que não oferecem nenhum valor real para seus negócios. Se você deseja hackear o sucesso e descobrir oportunidades de crescimento, precisa rastrear e medir dados acionáveis.

Vamos identificar as métricas de vaidade

Sem o contexto adequado ou mostrando como uma métrica se relaciona com os objetivos gerais de negócios, as equipes de marketing podem facilmente cair na armadilha da métrica da vaidade. Então, considere fazer as seguintes perguntas: 

  • Elas podem ajudá-lo a tomar decisões de negócios? Métricas de vaidade não ajudam na hora de tomar decisões de negócios. As métricas de qualidade permitem que você veja o que está ou não funcionando para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia no futuro.
  • Você pode recriar os resultados? As métricas de vaidade podem se concentrar em uma ocorrência única em vez de algo que pode ser reproduzido. As métricas de qualidade fornecerão métodos testados e comprovados que podem ser recriados no futuro.
  • Elas contam a imagem completa? Imagine comparar os dados mês a mês para um setor que é fortemente afetado pelos feriados. Para ver a verdadeira imagem, você gostaria de revisar os resultados ano após ano. Você pode descobrir que, embora as vendas tenham aumentado de outubro a dezembro, você pode descobrir que elas diminuíram em comparação ao ano anterior. Métricas sólidas mostrarão a imagem completa para ajudá-lo a tomar decisões informadas.

Alguns exemplos de métricas de vaidade que você não deve perder tempo rastreando e relatando são:

  • Número de artigos publicados
  • Número de seguidores / curtidas nas redes sociais
  • Gastos totais com marketing
  • Número de leads não filtrados
  • Número de visualizações de página
  • Número total de usuários / assinantes do produto 

O que é uma métrica acionável?

Em vez de se distrair com os números, as métricas acionáveis ​​ajudam a identificar as ações que estão gerando resultados e a se concentrar nas estratégias que você pode implementar para dimensionar seus negócios.

Métricas acionáveis ​​são insights que sua equipe pode usar para tomar decisões assertivas ou agir para melhorar os resultados e aproximá-lo de seus objetivos de negócios. Eles dizem exatamente o que levou ao desempenho que você está vendo, então você pode atribuir o crédito ou a culpa.

Essas métricas não acontecem por acaso, mas devido a fatores que estão sob seu controle, o que significa que você pode replicar facilmente os resultados.

Ao tentar determinar o quão acionável uma métrica é, as perguntas a serem feitas são:

  • Você pode agir de acordo com esse insight específico?
  • Como isso o ajuda a ganhar ou perder receita e clientes?

Saber que você gerou 100 novos leads é bom, mas não ajuda em nada. No entanto, saber que 35 desses leads foram qualificados e vieram do canal A dirá que é uma boa ideia dobrar seu investimento nesse canal para que você possa continuar atraindo mais leads de qualidade .

Essa é a diferença entre métricas de vaidade e métricas acionáveis.

Métricas acionáveis ​que podem ajudar no sucesso do seu negócio e que vale a pena rastrear incluem compartilhamentos de mídia social, taxa de engajamento, fontes de tráfego, taxa de rejeição, análise de sentimento, taxa de cliques e ROI sobre gastos com marketing

3 dicas para obter métricas acionáveis

Ao considerar uma métrica, determine primeiro se ela o ajudará a obter resultados de negócios significativos, respondendo a estas perguntas:

  1. Qual é a decisão de negócios que você pode tomar com a métrica?
  2. Como você pode reproduzir intencionalmente o resultado?
  3. Os dados são um reflexo real da verdade?

Lembre-se: antes das métricas, vem os objetivos!

Determinar quais métricas estabelecer, rastrear e analisar é uma questão de se perguntar o que seus objetivos de comunicação pretendem atingir em primeiro lugar. Se a meta final for, digamos, mais leitores de seu boletim informativo por e-mail, simplesmente observar quantos boletins informativos você distribui a cada semana pode errar o alvo. Você não quer apenas saber quantas newsletters foram enviadas, mas quantas foram abertas e, melhor ainda, quantas pessoas clicaram no conteúdo online e, melhor ainda, quantas pessoas se engajaram com o conteúdo lendo-o na íntegra, comentando sobre ele, optando por comprar ou clicando mais fundo em seu site.

Sim, essas métricas mais significativas exigem mais tempo, reflexão e, muitas vezes, orçamento. Mas vale a pena o esforço porque você acaba com dados que pode definir para monitorar e melhorar.

Conclusão

É importante que sua estratégia de marketing se concentre em métricas que importam, e não em métricas de vaidade. Certifique-se de que as métricas em que você se concentra fornecem uma visão real sobre como seus esforços de marketing impulsionam os negócios e ajudam a medir o sucesso da campanha. Não se concentre em métricas da moda apenas porque são populares; sempre questione o quanto suas métricas agregam valor e ajudam sua equipe de marketing a garantir o sucesso geral dos negócios.

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