A importância do clipping

Clipping
475
Qual a importância do Clipping?

Sabemos que o clipping é um intenso processo permanente e continuado aplicado para monitorar, analisar e arquivar a veiculação, citação e menções que uma empresa ou personalidade recebe na mídia.

Seja nas mídias tradicionais como jornal, revista, rádio e TV ou nas novas mídias digitais, a realização desse tipo de monitoramento é fundamental para a indexação da marca e da empresa na mídia.

Ser citado na mídia é importante, principalmente, para justificar os esforços de publicidade que envolvem gerar divulgação sem o uso de mídia paga ou anúncios.

A importância do clipping

Além da mídia tradicional eletrônica e imprensa que dominou o mercado de comunicação a partir do século XX, gerar conteúdo e citação para clientes nas mídias digitais como sites, blogs, vídeos e e-books é fundamental.

É necessário ter um profissional ou equipe habilitada para indexar cada citação, reportagem e menção feita para determinada marca, produto, empresa e celebridade.

Essa atividade é muito presente, tradicionalmente, em agência de publicidade, comunicação, marketing e assessoria de imprensa.

Em relação às mídias e aos veículos, devemos lembrar que a atividade de monitoramento e arquivamento é realizada em mídias de conteúdo público ou por assinatura.

Abrange analisar a televisão, rádio, jornais e revistas impressos e eletrônico, sites noticiosos, blogs, redes sociais, podcasts e plataformas de streaming, como o YouTube.

Prestação de serviço

Naturalmente, uma agência de assessoria de imprensa presta esse serviço de “clippar” as publicações que citaram o nome, a marca e o evento dos clientes de forma positiva ou negativa.

Essa clipagem está ligada com a avaliação de resultados sobre os trabalhos prestados para uma empresa, organização, pessoa pública ou produto.

Compõe todos os esforços de relações públicas dedicados ao cliente.

Relatório

As tarefas além do arquivamento de reportagens e vídeos, também gera um relatório com o acompanhamento e registro de todos os materiais veiculados na mídia.

O número de vezes que uma empresa ou celebridade é citada nas mídias pode ajudar a reforçar o seu posicionamento perante o público e para o mercado.

Os relatórios devem abranger mídias e veículos com periodicidade em tempo diário, semanal e mensal, através deste relatório conseguimos ter uma real noção do trabalho executado além de suas justificativas.

Planos de comunicação

A empresa de assessoria de imprensa pode oferecer somente os serviços de clipping e, ao mesmo tempo, oferecer outros serviços de elaboração de briefing, release, conteúdo, redação de projetos e planos de mídia.

O principal objetivo é gerar publicidade espontânea e monitorar as publicações. Ao mesmo tempo possibilita identificar falhas no processo de comunicação, objetivos e retornos de público.

Clipping digital

Além do clipping tradicional, as clipadoras oferecem o clipping digital, cuja principal tarefa é indexar as citações que o cliente recebe em outros sites, blogs e demais tipos de plataformas.

Sabemos que o jornal impresso, por exemplo, possui versão on-line em formato de blog, e-book e website. O rádio também possui podcasts e a TV pode ter seus conteúdos compartilhados em plataformas gratuitas e pagas de vídeos na internet.

Dessa forma, a atividade de clipping tem se aprofundado cada vez mais a partir da internet.

Clique aqui e solicite uma demonstração do clipping de notícias da Top Clip!

DICA! Fique sabendo nas novidades EXCLUSIVAS que postamos em nosso canal no Telegram!  São oportunidades com descontos para assinantes do canal. Participe! Esperamos você por lá! 😉
clipadora, clipping, empresa de clipping

Veja também:

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux