Share of voice (SOV) é uma medida do mercado que sua marca possui em comparação com seus concorrentes. Ele atua como um indicador da visibilidade da sua marca e do quanto você domina a conversa em seu setor. Quanto mais participação de mercado você tiver, maior popularidade e autoridade provavelmente terá entre os usuários e clientes em potencial.
Embora SOV normalmente se refira à participação de uma marca em publicidade paga em um mercado competitivo, ele tem uma definição mais ampla que pode incluir vários elementos de marketing e publicidade digital, incluindo menções em mídias sociais e tráfego para certas palavras-chave.
Ao conhecer seu SOV, sua marca tem um melhor entendimento dos desafios e de sua posição atual no mercado, dando a você mais insights sobre como alcançar o crescimento e cativar os usuários.
Sumário
Como calcular o Share of Voice
Divida uma métrica-alvo que represente sua marca pelo total em seu mercado ou setor. Multiplique esse número por 100 para obter a porcentagem de participação de mercado dessa métrica específica.
Métrica de sua marca / métrica de mercado total x 100
Por exemplo, se as hashtags de sua marca aparecem 30 vezes em comparação com 50 vezes para todo o mercado, você tem 60% de SOV, estabelecendo-se como líder em sua área.
O que você pode medir com Share of Voice
Exemplos de métricas para calcular para SOV:
- Palavras-chave orgânicas
- Palavras-chave de pagamento por clique (PPC)
- Impressões
- Alcance
- Receita
- Menções da sua marca
- Hashtags
Algumas vantagens de medir o Share of Voice:
- Realizar análises competitivas em escala de mercado. Tenha uma visão geral de quão competitivo é o mercado e se você é um novato ou dominante no setor.
- Usar SOV como uma forma de segmentar seu público-alvo. Calcular o SOV é uma maneira poderosa de analisar seu público, mas você pode tomar outras medidas para organizar esses dados em segmentos para obter mais informações sobre seus pontos fortes e fracos. Observe o seu SOV em mercados regionais, dados demográficos e muito mais.
- Avalie o sucesso de suas campanhas de marketing. Se você lançou uma campanha recentemente, determine se obteve ganhos em seu SOV que indicam que sua mensagem e táticas de marketing foram eficazes.
- Melhore as campanhas futuras com base nas descobertas dos relatórios SOV. Use o insight de seus relatórios analíticos para expandir seu alcance, envolver-se em conversas sociais e garantir que sua voz seja amplificada nos canais de marketing.