Monitoramento de mídia: tudo o que você precisa saber

Monitoramento de mídia: o guia

Nos últimos tempos é bastante evidente que a maioria das empresas experimentou uma grande (e inesperada) mudança para o digital. Isso influenciou o comportamento do consumidor, já que mais de 2,14 bilhões de pessoas em todo o mundo agora compram bens e serviços online diariamente.

Estar presente online não é suficiente. Para estar à frente dos seus concorrentes e atingir clientes potenciais com sua mensagem, você precisa impulsionar suas atividades de marketing e acompanhar o que os clientes estão dizendo sobre sua marca na Internet. Felizmente, a única coisa de que você precisa é um poderoso sistema de monitoramento de mídia.

Afinal, o que é monitoramento de mídia?

Em suma, o monitoramento de mídia é o processo de busca de informações sobre um determinado tópico de sua marca na mídia impressa ou em plataformas digitais. 

Principalmente, é baseado na verificação de palavras-chave específicas relacionadas à sua empresa (ou aos seus concorrentes). Não é um conceito e estratégia inteiramente novos. No entanto, ele ganhou popularidade com o desenvolvimento da Internet e dos negócios online. Antes disso, os especialistas em RP precisavam buscar menções das empresas para as quais trabalhavam na mídia tradicional (como imprensa, televisão ou rádio). Uma parte considerável desse tedioso trabalho era feita manualmente, consumindo muito tempo e atenção.

Felizmente, o mundo digital oferece uma variedade de ferramentas e táticas de automação de marketing. Então, o que exatamente o monitoramento de mídia significa no mundo digital? É também o processo de ouvir o que as pessoas dizem sobre sua marca. No entanto, você pode rastrear menções em toda a web em qualquer site existente e disponível publicamente.

Monitoramento de mídia x Escuta social

O monitoramento de mídia e a escuta social caminham lado a lado. O primeiro significa o processo essencial de rastrear menções na web e rastrear todas as fontes disponíveis para pesquisar as palavras-chave que você escolheu. Tem como objetivo coletar dados.

A escuta social vai um passo além e permite que você interprete os dados de acordo com o comportamento do cliente. Com recursos como análise de sentimento, você pode entender o que está por trás de um comentário específico e melhorar ativamente sua estratégia de marketing. Você também pode reagir a ele e responder a tempo.

Monitoramento de Midia - Escuta Social

Por que o monitoramento de mídia é importante?

Estima-se que até o ano de 2040, 95% de todas as compras serão feitas por meio do comércio eletrônico. Com a mudança para o digital, os clientes começaram a interagir uns com os outros em sites, fóruns e outras plataformas de mídia social. Eles ganharam uma nova fonte de informações para trocar experiências sobre produtos e serviços específicos com pessoas que estão pensando em fazer as mesmas compras. Hoje em dia, os clientes não precisam acreditar nos profissionais de marketing ou de vendas, pois eles possuem fontes independentes de informações.

Previna crises de imagem

No anonimato, as pessoas se sentem livres para escrever sobre experiências ruins do cliente sem precisar assinar o comentário com seu nome verdadeiro. É por isso que se tornou essencial para as empresas rastrear cada menção na web. Está cientificamente comprovado que as pessoas estão mais dispostas a compartilhar feedback negativo do que positivo, portanto, deixar esses comentários sem uma resposta pode levar a uma crise de imagem.

Porém, é possível gerenciar essas informações e mostrar o engajamento da empresa em fazer melhorias! O monitoramento de mídia pode ser útil nessa questão, de forma que você nunca omita qualquer menção positiva ou negativa à marca.

Dashboard do Clipping Top Clip

O uso de ferramentas como o WorkNews pode facilitar esse processo e trabalhar para você, se tornando seus olhos e ouvidos.

 

Como realizar monitoramento de mídia?

A princípio, o monitoramento de mídia pode parecer complicado e você pode se perguntar por onde começar. Este guia pode ajudá-lo a desvendar os “comos e porquês” e a planejar suas ações passo a passo.

1 – Decida quais assuntos você deseja acompanhar

Os resultados que você receberá dependem do seu briefing. A ferramenta rastreia cada palavra-chave inserida, portanto, ter um plano específico primeiro é fundamental. Mas voltaremos à escolha das palavras-chave mais tarde. Em primeiro lugar, vamos nos concentrar em escolher as áreas certas a serem seguidas.

O que exatamente você pode rastrear?

  • Menções sobre sua marca. É absolutamente indispensável e a primeira coisa que você deve definir. Pode incluir o nome da sua empresa, produto ou serviço exato, e pessoas chave (não apenas um CEO, mas também aqueles que são ativos no Twitter, etc.).
  • Termos relacionados à marca. Trata-se de seguir frases que alguém usaria ao procurar seu serviço ou produto. Se você não tem ideia do que um usuário em potencial pode digitar em um navegador, pode simplesmente imaginar estar no lugar dele e escrever termos relacionados à sua marca ou nicho. Por exemplo, se você é proprietário de uma rede de restaurantes, pense em “onde se comer em…”, “melhores restaurantes próximos a…”, “restaurantes recomendados em…” etc.
  • Tendências da indústria. Isso pode lhe dar uma perspectiva mais ampla sobre o desenvolvimento do seu nicho. Se você quer que sua empresa seja competitiva e construa estratégias voltadas para o crescimento de sua marca, siga as tendências.
  • Seus parceiros e fornecedores – porque sua reputação tem uma influência direta em seus negócios e pode afetar a percepção de sua empresa. Se algo ruim acontecer a um fornecedor, você pode reagir imediatamente e evitar uma crise, como perder a confiança de seus clientes. Isso também pode ajudar em suas atividades de marketing de referência.
  • #Hashtags Este é um recurso poderoso que você não deve subestimar. Hashtags podem impulsionar seu marketing, aumentando o envolvimento do cliente. Eles também podem ajudar o público-alvo a encontrar sua marca e criar comunidades digitais leais. Simplesmente saber quantas pessoas usaram sua hashtag não é suficiente. Você precisa entender o desempenho geral e o humor da pessoa que o usou. Se for uma menção negativa, a hashtag pode não ser tão bem-sucedida quanto você pode imaginar.

Monitoramento de Midia - Briefing

2 – Mantenha seus amigos por perto, mas seus inimigos mais perto ainda – monitore os concorrentes

Quando você sabe o que as pessoas dizem sobre seus concorrentes, pode ajustar suas próprias ações de acordo para se tornar melhor do que eles. Concentre-se principalmente nos comentários negativos e potencialize esses aspectos em sua marca para que possa atrair aquelas pessoas que tiveram experiências ruins com seus rivais.

  • Olhar para o Share of Voice pode torná-lo consciente de quanta atenção da mídia é atraída por sua marca (e os produtos / serviços) e quanta espaço seus oponentes estão roubando de você.
  • A análise competitiva é outro pilar fundamental. Você pode definir várias consultas para comparar e aprender como seus produtos ou até mesmo campanhas inteiras estão executando em relação aos seus concorrentes. Essas percepções podem trazer benefícios a longo prazo.

Avaliar suas próprias ações e as de seus concorrentes deve ser parte integrante de sua estratégia de crescimento. Graças a isso, você pode oferecer melhores experiências aos clientes, atrair novos clientes e se tornar um líder. Além disso, é sempre melhor aprender com os tropeços de seus concorrentes do que com seus próprios erros. 

3 – Defina as palavras-chave certas 

O monitoramento de mídia pode fornecer uma grande quantidade de informações. Para rastrear apenas aqueles que podem realmente fornecer a você percepções significativas, você precisa restringir o número de palavras e frases que você segue. Do contrário, você pode se afogar em um mar de dados. 

O que pode acontecer se você escolher as palavras-chave erradas? Você não obterá os insights de que precisa porque os dados coletados serão apenas um monte de informações irrelevantes. Por outro lado, se você não rastrear frases suficientes, pode não ser capaz de coletar menções suficientes para analisar corretamente.

4 – Reúna os resultados, analise e reaja ao que você vê

Por último, mas não menos importante, está a avaliação e a análise. Todo o conceito de monitoramento de mídia não faria muito sentido se os dados finais não fossem processados, interpretados e analisados ​​completamente.

Comparar seus resultados com os de seus concorrentes não é tudo. Você também pode ver como sua marca está evoluindo, compilando seu desempenho na mídia ao longo de meses ou anos.

Além disso, você pode realmente entender como os clientes se sentem em relação à sua marca. Já mencionamos o recurso de análise de sentimento, que é uma interpretação automática de se os dados de texto coletados são positivos, neutros ou negativos. Isso fornece uma imagem complexa das atitudes, emoções e opiniões dos usuários que escreveram algo sobre sua marca. São mais do que apenas dados, eles enriquecem as informações brutas com contexto para entender melhor as experiências dos clientes.

Monitoramento de Midia - Analises

Quem pode se beneficiar com o monitoramento de mídia?

O monitoramento de mídia é a solução que quase todas as empresas podem pagar e usar internamente. É para todas as empresas presentes online, não importa o setor. Crucial em todas as fases da jornada porque as pessoas estão falando sobre você ou procurando uma solução que você oferece.

Pequenas e médias empresas

Se você deseja construir uma posição forte no mercado e estabelecer a reputação de sua empresa, o monitoramento de mídia deve se tornar uma parte integrante de sua estratégia de marketing. Pode ajudá-lo a aumentar a notoriedade e o reconhecimento da marca, mostrando-lhe locais onde os seus potenciais clientes estão ativos. Você pode alcançá-los, interagir com eles e começar a construir uma comunidade em torno de sua marca. Ao ganhar a atenção da mídia, você pode trazer novos clientes em potencial para sua empresa, bem como investidores e parceiros. Responder ao feedback de seus clientes também pode alavancar a credibilidade de sua marca.

Além disso, você pode ver o que seus concorrentes estão fazendo e considerar a implementação de estratégias semelhantes para sua empresa. Investir em software robusto para fazer todas essas coisas é mais acessível para startups e PMEs. Ele pode ajudar a analisar o ROI de qualquer projeto digital de marketing, portanto, é um investimento, e não uma despesa.

E-commerce

As compras online são uma das atividades mais populares e tendem a crescer ainda mais. Em 2020, as vendas mundiais de comércio eletrônico totalizaram US $ 4,28 trilhões. Além do mais, as receitas do varejo eletrônico devem chegar a US$ 5,4 trilhões em 2022! 

Se sua empresa faz parte do mercado de comércio eletrônico, provavelmente você já está trabalhando com influenciadores. Não é apenas uma tendência temporária, mas uma nova tática que pode melhorar seus esforços de marketing. O WorkNews permite que você analise com quais celebridades online vale a pena colaborar. 

Agências de Marketing e Relações públicas

Todo profissional de Marketing e RP precisa ter uma visão do desempenho da marca e do que é dito publicamente sobre ela. A automação é a chave para reunir todos os dados relevantes de que você pode precisar para mostrar os bons resultados de suas ações de comunicação no papel ou procurar espaço para melhorar coisas que não estão funcionando bem.

Você pode dedicar menos tempo nas buscas manuais diárias e se concentrar nas estratégias mais importantes. O WorkNews rastreia a cobertura da mídia de uma marca e a compara com os concorrentes enquanto você planeja uma nova campanha. Além disso, como especialista em RP, você pode comparar a mídia conquistada e reagir imediatamente a publicações negativas. 

Monitoramento de Mídia para empresas

Resumindo: O que uma ferramenta poderosa de monitoramento de mídia pode fazer?

  • Você pode monitorar mais de milhares de fontes. 
  • Todos os dados são reunidos no seu feed e você poderá compartilhar com sua equipe.
  • Analisar constantemente como as pessoas percebem sua marca pode ajudá-lo a identificar seus pontos fracos, melhorá-los e manter os clientes atraídos por sua empresa. 
  • Localize onde está seu público-alvo, conheça-o melhor, alcance-os e transforme seu público-alvo em clientes.
  • Encontre influenciadores com quem trabalhar e acompanhe seu desempenho.
  • Saiba quais estratégias seus concorrentes estão implementando e planeje suas ações futuras de acordo.
  • Monitore os resultados de suas atividades de RP (campanhas, gerenciamento de mídia social e muito mais).

Escolha a melhor ferramenta para o seu negócio

O monitoramento de mídia é uma tática usada para rastrear o que os outros dizem sobre você – então, mesmo que sua empresa não tenha um site, pode ser essencial seguir palavras-chave relacionadas. Talvez você não esteja online, mas seus clientes estão. Portanto, se você está pensando no futuro e procurando oportunidades de aproveitar, o monitoramento da mídia pode ser a chave para o sucesso.

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