Melhores práticas para monitoramento de notícias durante uma crise

Gestão de Crise
446
Melhores práticas para monitoramento de notícias durante uma crise

A pandemia COVID-19 está desenvolvendo um novo normal. Muitas organizações mudaram para o modelo de trabalho em home office e lutam para enfrentar outros desafios. Ao mesmo tempo, as empresas enfrentam cortes de receita, perda de clientes e decisões difíceis sobre a folha de pagamento ou orçamentos operacionais. No “modo crise”, o monitoramento de notícias se torna mais importante do que nunca. É fundamental saber como é a reputação de sua empresa na imprensa e nas redes sociais para que você possa tomar as medidas necessárias. Nestes tempos sem precedentes, considere o seguinte:

Sua mensagem está sendo devidamente divulgada?

Use suas ferramentas de monitoramento de notícias para garantir que a mensagem sobre sua empresa  ou marca seja transmitida. Faça uma lista dos principais veículos que cobrem sua empresa e, em seguida, descubra o que está sendo dito e o que não está. Se apenas metade da história está sendo relatada, faça uma lista dos repórteres que cobrem sua empresa e dê uma olhada nos materiais de imprensa que você compartilhou com eles. 

Considere a distribuição de um novo comunicado à imprensa que articule melhor sua mensagem ou identifique um executivo de alto perfil para ir à imprensa em tribunal para transmitir, imprimir e mídia online com um conjunto refinado e bem praticado de pontos de discussão.

Monitorar a mídia ajudará a informar sua estratégia geral para preservar ou até mesmo fortalecer sua reputação durante uma crise – mas primeiro, você precisa saber que história está sendo contada e quais partes da história não estão sendo relatadas.

Quem é importante neste momento e pode ajudá-lo?

As ferramentas de monitoramento de notícias podem ajudá-lo a identificar influenciadores em um determinado tópico. Se sua organização está passando por uma crise, você precisa saber quem pode ajudá-lo a distribuir suas mensagens aos clientes e partes interessadas. 

Descubra quem está falando sobre sua empresa e com quem eles estão falando, depois concentre sua estratégia de comunicação em alcançar essas pessoas. Seus influenciadores podem ser jornalistas, indivíduos com muitos seguidores nas redes sociais, analistas de investimentos, se você for uma empresa pública, ou parceiros em potencial que podem emprestar sua reputação para ajudar a sua.

No mundo interconectado de hoje, todos têm uma plataforma para se firmar e falar. Mas quando você está enfrentando uma situação difícil como empresa, precisa das pessoas que possuem o megafone.

Qual o conteúdo da sua mensagem?

Bons comunicados à imprensa, materiais de mídia e entrevistas incluem citações diretas e sucintas que resumem a mensagem de sua empresa para jornalistas usarem em sua cobertura.

O monitoramento da notícias durante um período de crise deve focar em quais citações estão sendo escolhidas e quais não estão. Uma citação ou tweet redigido de forma negativa pode se tornar um título ou, em última análise, a imagem da sua empresa, por isso é importante monitorar seus principais veículos de comunicação para os executivos específicos citados e quais citações são usadas.

Se você notar que uma frase particularmente boa está circulando, considere tweetá-la ou compartilhar no LinkedIn. Por outro lado, se você notar que uma citação não transmite bem a sua imagem, mas é extremamente popular, examine-a para determinar o porquê e veja se você pode aplicar as lições aprendidas às suas mensagens mais impactantes.

Conheça o seu público

Uma das partes mais essenciais do gerenciamento de crises é lembrar com quem você precisa falar e descobrir como fazê-lo. As ferramentas de monitoramento de notícias podem ajudá-lo a entender a demografia das pessoas que estão lendo e os tipos de publicações que elas leem. Quer sejam de natureza geográfica ou demográfica, os dados de inteligência de mídia podem fornecer os insights necessários para identificar os canais corretos a serem direcionados e distingui-los daqueles que não vão ajudá-lo a chegar à frente dos principais interessados. Se seus clientes tendem a ler, ouvir ou assistir a um determinado tipo de notícia, você precisa ter certeza de ter direcionado as publicações certas e os repórteres certos para essas publicações. 

Em resumo, o monitoramento de mídia inteligente dará a você uma vantagem significativa quando você estiver em modo de crise e precisar passar sua mensagem às pessoas certas no momento certo.

DICA! Fique sabendo nas novidades EXCLUSIVAS que postamos em nosso canal no Telegram!  São oportunidades com descontos para assinantes do canal. Participe! Esperamos você por lá! 😉
clipping, gestão de crise

Veja também:

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux