5 dicas de monitoramento competitivo para ficar à frente da concorrência

5 dicas de monitoramento competitivo para ficar à frente de sua concorrência

A análise competitiva consiste basicamente em rastrear e pesquisar seus concorrentes e reunir informações que podem ajudá-lo a tomar decisões mais fundamentadas para sua própria marca.

Isso pode ser olhar para suas campanhas de marketing e relações públicas, seguindo seus lançamentos de produtos e rastreando com quais influenciadores eles são melhores amigos. Há um milhão de razões para espionar seus concorrentes e, agora que tudo está online e público, a análise competitiva nunca foi tão fácil.

Com uma ferramenta de monitoramento poderosa, você pode coletar as informações que precisa sobre seus concorrentes e melhorar suas próprias estratégias de negócios.

1. Identifique seus concorrentes

Antes de descobrir o que seus concorrentes estão fazendo, você precisa saber quem eles são. Você pode achar que isso é bastante óbvio, mas se quiser se tornar o líder do setor, você precisa ir além dos maiores e mais diretos concorrentes.

2. Siga sua estratégia de marketing

Uma vez que o marketing online, por definição, coloca todas as informações de que você precisa online – anúncios, conteúdo do site, mídia social – você pode facilmente acompanhar cada movimento do seu concorrente. Dependendo de suas metas de monitoramento competitivo, as coisas exatas que você está rastreando irão variar. Alguns exemplos podem ser:

Campanhas de marketing de seus concorrentes

Esta deve ser uma grande prioridade. Um benefício da análise do concorrente é que você saberá quando eles lançam novas campanhas e produtos. Nem é preciso dizer que, se um concorrente produz algo empolgante ou inovador, você precisa saber imediatamente e ver se ele é bem-sucedido.

Presença de seus concorrentes nas redes sociais

Lembre-se de que você está lutando pela atenção de seus clientes em potencial. Então, onde quer que seus concorrentes estejam, você quer estar lá. Você precisa ver onde eles são mais ativos e em que consiste seu marketing de mídia social. Isso significa rastrear onde eles estão postando, quando estão postando, bem como o conteúdo e os temas de suas postagens.

Influenciadores falando sobre seus concorrentes

Podem ser personalidades, blogueiros, jornalistas ou apenas fãs com contas de mídia social. Ao encontrar essas pessoas influentes que estão falando sobre seus concorrentes, você pode ter certeza de que estão cientes de suas próprias ofertas. Se eles já estiverem interessados ​​em seu setor, provavelmente também estarão dispostos a falar sobre você.

3. Rastreie sua presença de RP

Rastrear as campanhas e a cobertura do seu concorrente basicamente cria uma estratégia de RP para você.

Você pode ver quais ângulos e histórias eles estão lançando e para quais canais. Eles estão destacando a cultura da empresa ou produtos inovadores? Saber como seus concorrentes estão se vendendo pode ajudá-lo a pensar em um ângulo único para diferenciar sua marca.

E rastrear quem cobre o concorrente ajuda a construir uma lista de mídia de jornalistas, influenciadores e blogueiros que escrevem sobre empresas semelhantes à sua e para um público que é o mais relevante.

Perguntas que você precisa fazer:

  • Como a empresa está se destacando? Podemos superar isso ou destacar uma proposta mais valiosa?
  • Podemos começar a construir relacionamentos com jornalistas lá para nossa próxima campanha?

4. Explore novos mercados

Você pode encontrar informações valiosas sobre mercados potenciais, configurando palavras-chave para seus serviços ou produtos.

Ao monitorar, você também identificará os concorrentes existentes nesses mercados, para saber contra quem está lutando antes de expandir seus negócios lá.

Claro, o melhor cenário é você descobrir mercados novos e intocados antes que seu concorrente o faça.

Perguntas que você precisa fazer:

  • Em quais regiões seus concorrentes estão presentes? O que eles estão fazendo para se expandir para esses mercados?
  • Há algum território em que seus concorrentes não se aventuraram que você deva explorar?

5. Receba feedback do produto 

Obviamente, a melhor maneira de vencer a concorrência é oferecer aos clientes o melhor produto ou serviço possível. A única maneira de dar aos clientes o que eles desejam é monitorar o feedback sobre seus produtos.

Sobre quais recursos seus clientes estão falando? Como eles estão usando seu produto? Esta é uma informação útil para produtos nas fases iniciais de desenvolvimento. Ou se sua equipe de produto está procurando cortar ou adicionar recursos. Você pode descobrir a popularidade de algo rastreando o quanto os clientes falam sobre isso online.

Você também pode obter novas ideias rastreando quais recursos seus clientes gostam em seus concorrentes. Eles estão oferecendo algo que você não está? 

Perguntas que você precisa fazer:

  • O que os clientes mais gostam em seus concorrentes?
  • Qual é o principal motivo pelo qual os clientes escolhem seus concorrentes em vez de você?

Agora é com você!

Agora você vê o quanto qualquer marca pode se beneficiar da análise competitiva e quantas oportunidades você perderá  se não estiver rastreando seus concorrentes.

A melhor parte é que nada disso requer processamento pesado de dados ou qualquer habilidade técnica. Com a ferramenta de monitoramento certa, você terá todas as informações de que precisa, entregues a você em um único dashboard. Fale com a gente! Podemos te ajudar nisso!

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