No ambiente de hoje em que estamos sofrendo com sobrecarga de dados, as empresas podem ter uma enxurrada de feedback coletados de clientes . No entanto, para meros humanos, ainda é impossível analisá-lo manualmente sem qualquer tipo de erro ou preconceito.
Tópicos deste artigo:
Muitas vezes, as empresas com as melhores intenções se encontram em um vácuo de insights. Você sabe que precisa de insights para ajudar sua tomada de decisão. E você sabe que está faltando dados. Mas você não sabe a melhor forma de obtê-los.
A análise de sentimento fornece respostas sobre quais são as questões mais importantes. Como uma análise de sentimento automatizada, as decisões podem ser tomadas com base em uma quantidade significativa de dados, em vez da simples intuição que nem sempre está certa.
Benefícios da análise de sentimentos
1 – Acompanhe os principais tópicos relacionados ao seu negócio
Em primeiro lugar, é importante realmente focar nos tópicos relevantes. Não há absolutamente nenhuma necessidade em rastrear toneladas de áreas que não darão uma visão sobre o que você realmente deseja entender.
Também é importante se concentrar em áreas ou tópicos que são permanentes para o seu negócio, ao invés de gastar muito tempo rastreando micro campanhas ou publicações sociais.
2 – Obtenha uma visão profunda da voz do cliente
Um grande benefício de usar a análise de sentimento estrategicamente é usá-la para entender o que seus clientes estão dizendo sobre você – e, ainda mais importante, o que eles mudariam em seus produtos ou serviços.
Saber que 1000 pessoas adoram sua marca é ótimo. Saber que 1000 pessoas odeiam sua marca ou produto pode não parecer tão bom. Mas o feedback negativo é uma dádiva, e ouvi-lo significa que você pode absorvê-lo, iterar e melhorar em áreas que você pode ter deixado escapar anteriormente.
Obter uma visão mais profunda da voz do cliente é um dos principais casos de uso da análise de sentimento. Além de compreender a opinião do cliente em relação a você ao longo do tempo, é uma ótima maneira de descobrir problemas que podem ser corrigidos rapidamente. Permitindo que você os direcione para as equipes certas.
Aprender o que as pessoas realmente pensam sobre seus produtos ou serviços, ouvindo e melhorando seus pontos fracos, é benéfico para melhorar o desempenho do negócio.
3 – Aumente o feedback positivo com influenciadores
Alinhar sua marca com influenciadores do seu segmento que possuem muitos seguidores pode ajudar a expô-lo ao público pelo qual você deseja ser visto e, se eles já forem de confiança, isso pode definitivamente afetar sua marca de uma forma positiva!
Para que sua marca seja mencionado nos lugares certos, você pode realizar uma análise de sentimento sobre os influenciadores no segmento e ver com quem você se relaciona melhor. O influenciador certo com o público certo pode impulsionar sua marca – então certifique-se de associar sua marca com as pessoas certas!
4 – Acompanhe suas campanhas e esforços de RP
A análise de sentimento é uma maneira realmente simples e rápida de rastrear e medir como suas campanhas estão sendo percebidas.
Como comentamos antes, benchmarking e medição são muito, muito importantes. Como você saberá se sua marca está sendo percebida positivamente ou negativamente sem mensuração?
Não adianta criar um trabalho excelente, gastando um orçamento amplo em campanhas, se você não acompanhar como esse trabalho está afetando a forma como o mercado vê sua marca.
Com alguns cliques em uma ferramenta de análise de sentimento, você pode avaliar a opinião pública sobre se o seu investimento está sendo bem gasto ou onde você pode precisar repensar sua estratégia.
Se você está vendo que está recebendo mais menções negativas do que positivas, é uma boa indicação de que você precisará descobrir o porquê.
Resumindo
A análise de sentimento deve ser parte integrante de qualquer software de monitoramento de mídia. As principais vantagens para o uso da análise de sentimento incluem:
- Garantir que você esteja atualizado com os sentimentos expressos em torno de tópicos-chave, como sua marca, uma iniciativa específica ou campanha de relações públicas e o clima geral em seu segmento para ajudar a moldar campanhas futuras, avaliar a eficácia de campanhas anteriores ou em execução e informar as respostas.
- Destacando feedback negativo sobre sua marca, campanha de relações públicas, produtos, serviços ou práticas para ajudar o negócio e decisões sobre campanhas futuras.
- Ajudando a descobrir influenciadores, repórteres e publicações que têm um público que você pode procurar para falar com suas mensagens.