O monitoramento de mídia é uma ferramenta valiosa, permitindo que você interprete e entenda o impacto da sua cobertura. Também ajuda a demonstrar o verdadeiro valor de suas comunicações e esforços de relações públicas. Portanto, faz sentido que o monitoramento seja muitas vezes pensado no contexto de relações públicas quando, na realidade, é muito mais robusto do que isso.
Tópicos deste artigo:
Profissionais em quase todos os setores dependem de informações de fontes locais e nacionais de mídia impressa, TV, rádio, online e de mídia social de uma forma ou de outra. Não são apenas os profissionais de comunicação e relações públicas que se beneficiam.
9 motivos pelos quais seus concorrentes estão usando o monitoramento de mídia
Muitos profissionais de relações públicas, marketing e comunicação já fazem algum tipo de monitoramento. Pode ser por meio de Alertas do Google, feeds RSS, ferramentas de rastreamento gratuitas, notificações de plataformas sociais, ferramentas e serviços de monitoramento pagos ou alguma combinação. Independentemente do setor, existem inúmeras maneiras de usar o monitoramento para outros fins além do rastreamento de mídia orgânica.
1 – Descubra as tendências que afetam o seu segmento
Identificar tendências é fundamentalmente sobre o reconhecimento de padrões. O monitoramento, combinado com camadas de análise, é necessário antes de declarar as implicações de uma tendência para o seu setor de negócios. É fácil afirmar que algo é uma tendência. Outra coisa é ter os dados para respaldar sua reivindicação. A detecção de tendências ajuda a esclarecer a visão da sua organização e a criar ou ajustar estratégias acionáveis. A mudança é constante e os líderes empresariais inteligentes entendem que este é um exercício contínuo e necessário.
2 – Obtenha insights competitivos, incluindo share of voice (SOV)
O share of voice é um indicador chave de desempenho (KPI) de marketing essencial. O SOV era tradicionalmente uma medida de publicidade em comparação com os concorrentes. Agora, no ambiente omnichannel, a definição é mais ampla e indica a visibilidade da sua marca no mercado geral. O monitoramento dos lançamentos de novos produtos ou serviços dos concorrentes e os comunicados à imprensa alertam você sobre o que está acontecendo no cenário competitivo.
3 – Encontre uma possível apropriação indevida de marca registrada ou violação de direitos autorais
O roubo e o uso indevido de propriedade intelectual (PI) são desenfreados. O uso indevido de sua marca registrada pode custar a receita da sua empresa, especialmente se produtos ou serviços defeituosos estiverem aparentemente vinculados à ela. Se você deixar de proteger sua marca registrada contra violação, isso pode levar à perda de valor e ser considerado um termo genérico, ponto em que qualquer proteção não seria aplicável. Monitoramento de texto e imagens é essencial para encontrar menções ou usos ocultos.
4 – Descubra novas oportunidades de negócios
Quase todas as empresas estão à procura de novos negócios. O monitoramento de mídia pode ajudá-lo a obter acesso a novos mercados e oportunidades de negócios. Observar os dados demográficos, regiões e outras informações do monitoramento de mídia pode ajudá-lo a direcionar a expansão do seu negócio. Também pode ajudá-lo a identificar populações ou regiões futuras que possam querer os produtos ou serviços da sua empresa mais tarde e ajudá-lo a planejar o crescimento a longo prazo.
5 – Realizar pesquisas de mercado
O tipo de dados que você precisa e quanto dinheiro você está gastando influenciarão os métodos que você escolher. Tradicionalmente, a pesquisa de mercado emprega técnicas como pesquisas on-line, por telefone e por correio, entrevistas pessoais, grupos focais, testes de campo e observação de clientes. No entanto, todos os métodos de pesquisa podem ser caros, demorados e tendenciosos. Tudo isso faz parte do motivo pelo qual a observação ‘remota’ por meio do monitoramento de mídia social é ideal. Você tem a chance de ver e analisar o que seu público-alvo está falando e compartilhando em várias plataformas.
6 – Acompanhe o conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
Como o conteúdo (imagens, hashtags, vídeos, texto) vem de outros humanos, o UGC é visto como mais autêntico do que o conteúdo produzido pela empresa. Não, não estamos falando de marketing de influenciadores – estamos falando de pessoas reais não remuneradas, sejam elas devotas entusiasmadas ou haters (odiadores). O conteúdo deles amplifica a sua marca ou a mensagem dos seus concorrentes, e você precisa saber o que eles estão dizendo. Quando você ouve, pode alinhar melhor suas ofertas com as necessidades e desejos do seu público-alvo.
7 – Entenda os problemas de atendimento ao cliente
Este é semelhante ao nº 4 e ao nº 6 . O monitoramento de mídia pode ajudá-lo a entender os pontos problemáticos e as reclamações de seus concorrentes. Isso pode levar a um novo cliente, ou não. De qualquer forma, você pode descobrir erros cometidos por outros antes de cometer o(s) mesmo(s) erro(s). 😉
8 – Obtenha ideias por meio de uma análise de lacunas de conteúdo
A análise de lacunas de conteúdo refere-se a tópicos aos quais seu público está reagindo e se engajando que não são abordados atualmente em seu próprio conteúdo. Ao monitorar e analisar o conteúdo que seus adversários estão criando e quem está interagindo com ele, você pode encontrar uma lacuna de conteúdo.
9 – Corrija ou combata a desinformação
Informações incorretas ou fake news podem causar danos à reputação e representar uma ameaça real aos resultados de uma marca ou empresa. A reputação depende da confiança, um elemento significativo do crescimento das vendas, da retenção de clientes e do valor geral desse negócio. Reconstruir a confiança após uma crise é incrivelmente mais difícil do que conquistá-la e mantê-la, portanto, cortar informações ruins pela raiz é essencial.
Além dessas nove maneiras pelas quais seus concorrentes estão usando o monitoramento social e de mídia, há mais. Para profissionais de comunicação e relações públicas, geralmente está relacionado à mídia orgânica, reconhecimento da marca, relações com a mídia, comunicações de crise, benchmarking de lançamento de campanha ou avaliação e medição no final da campanha.
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