Se você trabalha para uma organização que interage com o público (talvez como clientes, investidores, doadores, funcionários, constituintes, voluntários, vizinhos, qualquer coisa) e se preocupa com a reputação e a percepção do público, então precisa de uma ferramenta de monitoramento de notícias.
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Da mesma forma, se você tem visão de futuro e deseja identificar as oportunidades e riscos que podem mudar tudo para a sua organização, rastrear o que está sendo dito sobre o seu setor, seus concorrentes e os problemas com os quais sua organização se preocupa é uma obrigação – e um serviço de monitoramento de mídia pode ajudar.
Vamos considerar alguns cenários.
Startups e pequenas e médias empresas (PMEs)
Mesmo hoje, a cobertura positiva da mídia ainda é o marcador de credibilidade final e pode ser um poderoso hack de crescimento para o seu negócio, se devidamente aproveitado. A mídia conquistada pode chamar muita atenção para uma empresa, ajudando a atrair novos clientes, investidores e talentos.
A fonte de informação mais confiável sobre sua empresa não vem das informações que você divulga ao público, mas de fontes de terceiros, como a mídia ou clientes altamente satisfeitos. As pessoas são muito mais propensas a confiar nas mensagens sobre sua marca quando leem ou ouvem sobre ela na mídia do que por meio de uma mensagem de vendas concreta.
Mas como você vai coletar e alavancar essa credibilidade incrível se não estiver acompanhando regularmente todas as publicações online, jornais, revistas e blogs que possam mencioná-lo?
Startups e PMEs trabalham duro para promover suas marcas – às vezes com orçamentos muito limitados. Acompanhar a cobertura da mídia que eles ganham pode ajudar a provar o valor do tempo e do dinheiro gasto em relações públicas e marketing.
Eles também precisam ser receptivos ao seu público e desempenhar um papel na formação da percepção pública para crescer.
Grandes empresas
Grandes empresas geram muita cobertura na mídia e menções online, mas muito desse conteúdo não é relevante para seu sucesso geral ou operações do dia-a-dia. Eles precisam de ajuda para separar o barulho das notícias importantes. As grandes empresas também precisam demonstrar o ROI de seus esforços de RP, avaliar seu desempenho e comunicar essas informações claramente aos principais interessados.
Enquanto uma pequena empresa pode ser capaz de configurar um serviço de monitoramento automatizado e separar as menções relevantes do ruído por conta própria, as grandes empresas geralmente preferem receber relatórios de monitoramento de mídia com curadoria (gestores de conteúdo) que se concentram apenas nas partes mais relevantes.
Alguns motivos para as grandes empresas investirem em um serviço de monitoramento de notícias robusto:
- Relações públicas
- Gerenciamento de riscos
- Gerenciamento de crise
- Marketing
- Vendas
Vamos analisar alguns exemplos:
Relações públicas
As grandes empresas investem muito dinheiro em relações públicas. Seja com escritórios de RP ou construindo suas próprias equipes de comunicação internas, eles estão cada vez mais procurando provas de que seu dinheiro está sendo bem gasto. O monitoramento e a análise de mídia podem ajudar a responder a essa pergunta – e ver o que funciona pode ajudar a direcionar esforços e investimentos futuros em RP.
Gerenciamento de riscos
Quando uma empresa atinge um determinado tamanho, há quase inevitavelmente algum grau de risco de relações públicas embutido no modelo de negócios. Imagine o incorporador imobiliário cuja construção de cem milhões de dólares está ameaçada pela reação da comunidade em relação à gentrificação – mas opta por não prestar atenção a blogs influentes e publicações da comunidade na área.
Gerenciamento de crise
Como uma empresa responde a uma crise pode ser a diferença entre A) um golpe desastroso em sua reputação (vendas, preço das ações, capacidade de atrair talentos, etc.) e B) cimentar seu papel como um líder responsável em seu setor. Mas essa capacidade de responder com eficácia depende de vários fatores: a resposta deve ser oportuna; deve abordar as preocupações do público; e deve corrigir qualquer desinformação prejudicial que tenha começado a circular na esteira da crise. Adivinha? Todos esses fatores começam com o monitoramento da mídia e do discurso público em torno do evento em questão.
O monitoramento pode ajudá-lo a avaliar qual era a imagem pública de sua empresa antes de uma crise, para que você possa avaliar como concentrar seus esforços de reabilitação de crise e saber quando está voltando aos trilhos.
Grupos de defesa, associações e o setor sem fins lucrativos
As organizações nesta categoria são impulsionadas principalmente por questões específicas que são importantes para elas e seus membros, constituintes ou voluntários. Embora organizações sem fins lucrativos menores possam não ter os recursos para pagar por um serviço profissional de monitoramento de notícias, elas ainda podem utilizar opções gratuitas.
Da mesma forma, grupos de defesa de direitos e associações podem monitorar a cobertura de questões que lhes interessam para estar mais preparados e eficazes na realização de suas missões.
Considere, por exemplo, uma organização cuja missão é proteger o meio ambiente em uma região específica. Além de monitorar sua própria cobertura, eles deveriam prestar atenção às notícias sobre uma operação industrial próxima? Sobre negócios e desenvolvimento imobiliário na região? Sobre a legislação de proteção ambiental em seu país, região ou município? Sim!!!
O monitoramento de notícias pode alertar uma organização sobre oportunidades, riscos e ameaças externas. Eles não apenas podem usar o monitoramento de notícias para se manter informados, mas também podem aproveitar notícias de risco iminente para angariar apoio, doações e mobilizar sua comunidade com notícias sobre a urgência da causa. Por sua vez, a cobertura monitorada do clamor público em apoio a uma causa pode fornecer a essas organizações uma influência política muito necessária.
Governo e administração pública
As organizações nesta categoria tendem a ser financiadas publicamente. Para os órgãos governamentais e da administração pública, ter a confiança ou o desprezo do público faz toda a diferença. Essas organizações devem estar absolutamente atentas ao sentimento público e à forma como estão sendo retratadas na imprensa.
Como na categoria anterior, as organizações governamentais e de administração pública podem aproveitar o monitoramento e a análise da mídia para:
- Gerenciamento de problemas
- Gestão de reputação
- Gerenciamento de riscos
- Planejamento futuro
PR e agências de comunicação
Este é um grupo que pode realmente aproveitar o monitoramento de notícias a seu favor. Em muitos casos, essas agências são contratadas para aumentar o perfil de uma marca ou gerenciar percepções.
Não deveria ser surpresa, então, que uma agência de relações públicas ou marketing integrado e comunicação precisaria monitorar a cobertura da mídia de seus clientes. O monitoramento da cobertura de seus clientes permite que essas agências avaliem a mídia conquistada, acompanhem o sucesso de suas campanhas e fiquem atentas a qualquer publicidade negativa que precise de uma resposta.
As crescentes comunicações e agências de RP também precisam adquirir novos clientes, e parte de como podem demonstrar seu valor é mostrando exemplos de cobertura positiva que conquistaram para seus outros clientes. Monitorar e coletar esses clippings pode ajudar a trazer algumas provas muito persuasivas para um argumento de venda.
As agências também podem usar o monitoramento para buscar clientes em potencial que estão recebendo alguma cobertura, mas que poderiam estar se saindo melhor.