O que é valor de marca?

Marketing
125
O que é valor de marca?

Produtos e serviços não são as únicas coisas valiosas que sua empresa possui. Ao compreender e otimizar o valor de marca, você pode investir em uma estratégia poderosa para ganhos a longo prazo.

O poder da marca

O reconhecimento de uma marca como um ativo valioso é relativamente recente. Na década de 1950, o sucesso dos negócios e a escolha do consumidor eram definidos apenas pela qualidade e valor do produto, não pelo nome na lata. O boom publicitário da década de 1960 transformou as identidades das empresas em nomes familiares, trazendo-as à consciência pública por meio do marketing. Os nomes das marcas tornaram-se representantes de características desejáveis, como design elegante, durabilidade, refinamento, serviço e inovação.

Hoje em dia, é difícil imaginar a tomada de decisões de compra sem a marca entrando em jogo, tão imersos estamos na cultura da identidade e do significado da marca. Analisamos reflexivamente o nome da marca de um item para ajudar a determinar seu valor. Não é de admirar, então, que as marcas de hoje sejam mercadorias valiosas que são construídas, cultivadas e até mesmo compradas e vendidas entre empresas.

Qual é o valor da marca?

O valor de marca é o valor monetário dela, se você a vender.

Se sua empresa fosse se fundir ou ser comprada por outra empresa e ela quisesse usar seu nome, logotipo e identidade de marca para vender produtos ou serviços, o valor da sua marca seria a quantia que pagariam por esse direito. Este é o valor da marca com base no mercado.

Outra forma de pensar no valor da marca é em termos de custo de reposição (valor da marca baseado no custo). Nesse sentido, o valor da marca é a quantia que você precisaria gastar para projetar, executar, promover e ampliar uma marca totalmente nova no mesmo nível da antiga. Esse valor pode incluir o custo de contratação de uma agência de design, o tempo e o esforço gastos em marketing e estratégia de mídia social, o custo de publicidade, divulgação e patrocínio de relações públicas, e assim por diante.

Valor da marca X Equidade da marca

Enquanto o valor da marca é um indicador financeiro, a equidade da marca tem a ver com as percepções do cliente e como eles são positivos. Os clientes que preferem sua marca a outros e demonstram lealdade a ela ao longo do tempo estão contribuindo para a reputação de sua marca.

A equidade da marca pode ser vista http://topclip.com.br/monitoramento-de-midia-tudo-o-que-voce-precisa-saber/como um fator que influencia, pois ao construir o valor da marca, você está contribuindo para as qualidades que a tornarão valiosa – coisas como o reconhecimento da marca, associações positivas com qualidade e serviço ou valor aspiracional. Todos esses fatores promovem a receita ao impulsionar os gastos e a fidelidade do cliente.

No entanto, uma marca também pode ter valor sem ter patrimônio. Por exemplo, na fase de pré-lançamento de um produto, uma empresa gastaria dinheiro e investiria valor no desenvolvimento de uma marca antes que seus futuros clientes a vissem. A equidade da marca está vinculada à reputação e ao propósito da marca, uma vez que se relacionam a como os valores pessoais do cliente se alinham aos da marca e ao vínculo resultante que se forma entre eles.

Comparado com o valor da marca, a equidade da marca é um conceito mais difícil de medir, pois está relacionado à motivação, opinião e comportamento do consumidor, e não aos números financeiros.

Como medir o valor da marca

A apreciação atual do poder das marcas significa que há um pensamento profundo e, como resultado, uma ampla gama de perspectivas sobre o que torna uma marca bem-sucedida, como as marcas interagem com a psicologia do consumidor e até mesmo qual deve ser a verdadeira definição de marca. Portanto, não é novidade que medir o valor da marca pode ser complexo e confuso sem uma estratégia clara em mente.

Dito isso, as maneiras mais fundamentais de medir o valor da marca ainda são bastante simples. Um dos métodos mais simples é perguntar a outras empresas quanto elas pagariam pelos direitos de sua marca. Ao fazer isso, você obteria uma série de números que poderia calcular para chegar a um valor de mercado justo.

Da mesma forma, você pode coletar orçamentos de fornecedores ou fazer projeções internas para saber quanto custaria desenvolver uma marca equivalente à sua atual.

O que é valor de marca?

A cadeia de valor da marca

Um marco importante no desenvolvimento da estratégia de construção da marca é o modelo da cadeia de valor da marca. É um esquema de 4 etapas desenvolvido pelos especialistas em marketing Keller e Lehman em 2003. Ele descreve como o valor da marca pode ser construído por meio do marketing e as variáveis ​​que afetam o progresso ao longo da jornada.

Existem 4 estágios da cadeia de valor da marca:

  • investimento no programa de marketing;
  • mentalidade do cliente;
  • desempenho de mercado;
  • valor para o acionista.

Esses estágios são moderados por três “multiplicadores”:

  • Multiplicador do programa (marketing): Clareza, Relevância, Distinção e coerência.
  • Multiplicador do cliente: reações competitivas, suporte de canal, número e perfil de cliente.
  • Multiplicador de mercado: dinâmica de mercado, potencial de crescimento, perfil de risco, contribuição de marca.

Conforme foi desenvolvida em 2003, a cadeia de valor da marca não leva em consideração especificamente o marketing digital e como o valor e a reputação da marca são construídos online e, em particular, como a cultura digital mudou o comportamento do consumidor. No entanto, pode fornecer uma estrutura útil para construir e quantificar o valor da marca.

Construindo o valor da sua marca

Aqui estão algumas maneiras de aumentar o patrimônio de sua marca e, por fim, o valor de sua marca:

1. Marketing e publicidade

O marketing ajuda você a passar da percepção e reconhecimento da marca para a compreensão, alinhamento e fidelidade de seus clientes. De acordo com a definição original, as cadeias de valor da marca começam com o marketing é o primeiro passo para perceber o valor da marca, uma vez que estabelece a marca na mente do cliente .

2. Embaixador e patrocínio

Quer se trate de estrelas do esporte, influenciadores de mídia social ou músicos, o alinhamento com um indivíduo ou grupo conhecido é uma forma bem estabelecida de construção de marca. Além de aumentar a conscientização e o reconhecimento da sua marca, também pode estar vinculada ao propósito da marca, onde os valores éticos e sociais de sua empresa são aprimorados e ampliados pela escolha do embaixador.

3. Experiência do cliente

Fornecer ótimas experiências ao cliente é uma maneira poderosa de aumentar o valor da marca. Tanto quanto produtos e serviços de qualidade, os clientes cada vez mais esperam uma boa experiência das marcas, e pesquisas mostram que muitos estão dispostos a pagar mais e escolher marcas antes de seus concorrentes quando tiveram uma experiência positiva.

Proteja a reputação da sua marca! Monitore as menções sobre sua marca, produtos e eventos nas principais mídias: TV, Rádio, Web e Redes Sociais. Nós podemos ajudar com isso! Solicite uma Demonstração do WorkNews, a plataforma de notícias que trabalha para você.

DICA! Fique sabendo nas novidades EXCLUSIVAS que postamos em nosso canal no Telegram!  São oportunidades com descontos para assinantes do canal. Participe! Esperamos você por lá! 😉
análise de sentimentos, monitoramento de notícias, monitoramento de redes sociais, valor de marca

Veja também:

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux