Produtos e serviços não são as únicas coisas valiosas que sua empresa possui. Ao compreender e otimizar o valor de marca, você pode investir em uma estratégia poderosa para ganhos a longo prazo.
Tópicos deste artigo:
O poder da marca
O reconhecimento de uma marca como um ativo valioso é relativamente recente. Na década de 1950, o sucesso dos negócios e a escolha do consumidor eram definidos apenas pela qualidade e valor do produto, não pelo nome na lata. O boom publicitário da década de 1960 transformou as identidades das empresas em nomes familiares, trazendo-as à consciência pública por meio do marketing. Os nomes das marcas tornaram-se representantes de características desejáveis, como design elegante, durabilidade, refinamento, serviço e inovação.
Hoje em dia, é difícil imaginar a tomada de decisões de compra sem a marca entrando em jogo, tão imersos estamos na cultura da identidade e do significado da marca. Analisamos reflexivamente o nome da marca de um item para ajudar a determinar seu valor. Não é de admirar, então, que as marcas de hoje sejam mercadorias valiosas que são construídas, cultivadas e até mesmo compradas e vendidas entre empresas.
Qual é o valor da marca?
O valor de marca é o valor monetário dela, se você a vender.
Se sua empresa fosse se fundir ou ser comprada por outra empresa e ela quisesse usar seu nome, logotipo e identidade de marca para vender produtos ou serviços, o valor da sua marca seria a quantia que pagariam por esse direito. Este é o valor da marca com base no mercado.
Outra forma de pensar no valor da marca é em termos de custo de reposição (valor da marca baseado no custo). Nesse sentido, o valor da marca é a quantia que você precisaria gastar para projetar, executar, promover e ampliar uma marca totalmente nova no mesmo nível da antiga. Esse valor pode incluir o custo de contratação de uma agência de design, o tempo e o esforço gastos em marketing e estratégia de mídia social, o custo de publicidade, divulgação e patrocínio de relações públicas, e assim por diante.
Valor da marca X Equidade da marca
Enquanto o valor da marca é um indicador financeiro, a equidade da marca tem a ver com as percepções do cliente e como eles são positivos. Os clientes que preferem sua marca a outros e demonstram lealdade a ela ao longo do tempo estão contribuindo para a reputação de sua marca.
A equidade da marca pode ser vista http://topclip.com.br/monitoramento-de-midia-tudo-o-que-voce-precisa-saber/como um fator que influencia, pois ao construir o valor da marca, você está contribuindo para as qualidades que a tornarão valiosa – coisas como o reconhecimento da marca, associações positivas com qualidade e serviço ou valor aspiracional. Todos esses fatores promovem a receita ao impulsionar os gastos e a fidelidade do cliente.
No entanto, uma marca também pode ter valor sem ter patrimônio. Por exemplo, na fase de pré-lançamento de um produto, uma empresa gastaria dinheiro e investiria valor no desenvolvimento de uma marca antes que seus futuros clientes a vissem. A equidade da marca está vinculada à reputação e ao propósito da marca, uma vez que se relacionam a como os valores pessoais do cliente se alinham aos da marca e ao vínculo resultante que se forma entre eles.
Comparado com o valor da marca, a equidade da marca é um conceito mais difícil de medir, pois está relacionado à motivação, opinião e comportamento do consumidor, e não aos números financeiros.
Como medir o valor da marca
A apreciação atual do poder das marcas significa que há um pensamento profundo e, como resultado, uma ampla gama de perspectivas sobre o que torna uma marca bem-sucedida, como as marcas interagem com a psicologia do consumidor e até mesmo qual deve ser a verdadeira definição de marca. Portanto, não é novidade que medir o valor da marca pode ser complexo e confuso sem uma estratégia clara em mente.
Dito isso, as maneiras mais fundamentais de medir o valor da marca ainda são bastante simples. Um dos métodos mais simples é perguntar a outras empresas quanto elas pagariam pelos direitos de sua marca. Ao fazer isso, você obteria uma série de números que poderia calcular para chegar a um valor de mercado justo.
Da mesma forma, você pode coletar orçamentos de fornecedores ou fazer projeções internas para saber quanto custaria desenvolver uma marca equivalente à sua atual.
A cadeia de valor da marca
Um marco importante no desenvolvimento da estratégia de construção da marca é o modelo da cadeia de valor da marca. É um esquema de 4 etapas desenvolvido pelos especialistas em marketing Keller e Lehman em 2003. Ele descreve como o valor da marca pode ser construído por meio do marketing e as variáveis que afetam o progresso ao longo da jornada.
Existem 4 estágios da cadeia de valor da marca:
- investimento no programa de marketing;
- mentalidade do cliente;
- desempenho de mercado;
- valor para o acionista.
Esses estágios são moderados por três “multiplicadores”:
- Multiplicador do programa (marketing): Clareza, Relevância, Distinção e coerência.
- Multiplicador do cliente: reações competitivas, suporte de canal, número e perfil de cliente.
- Multiplicador de mercado: dinâmica de mercado, potencial de crescimento, perfil de risco, contribuição de marca.
Conforme foi desenvolvida em 2003, a cadeia de valor da marca não leva em consideração especificamente o marketing digital e como o valor e a reputação da marca são construídos online e, em particular, como a cultura digital mudou o comportamento do consumidor. No entanto, pode fornecer uma estrutura útil para construir e quantificar o valor da marca.
Construindo o valor da sua marca
Aqui estão algumas maneiras de aumentar o patrimônio de sua marca e, por fim, o valor de sua marca:
1. Marketing e publicidade
O marketing ajuda você a passar da percepção e reconhecimento da marca para a compreensão, alinhamento e fidelidade de seus clientes. De acordo com a definição original, as cadeias de valor da marca começam com o marketing é o primeiro passo para perceber o valor da marca, uma vez que estabelece a marca na mente do cliente .
2. Embaixador e patrocínio
Quer se trate de estrelas do esporte, influenciadores de mídia social ou músicos, o alinhamento com um indivíduo ou grupo conhecido é uma forma bem estabelecida de construção de marca. Além de aumentar a conscientização e o reconhecimento da sua marca, também pode estar vinculada ao propósito da marca, onde os valores éticos e sociais de sua empresa são aprimorados e ampliados pela escolha do embaixador.
3. Experiência do cliente
Fornecer ótimas experiências ao cliente é uma maneira poderosa de aumentar o valor da marca. Tanto quanto produtos e serviços de qualidade, os clientes cada vez mais esperam uma boa experiência das marcas, e pesquisas mostram que muitos estão dispostos a pagar mais e escolher marcas antes de seus concorrentes quando tiveram uma experiência positiva.
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