Mídia ganha ou Earned Media é conteúdo obtido publicamente, escrito sobre você ou sua marca, sem promoção paga ou publicidade. Também pode ser visto como marketing boca a boca ou publicidade gratuita. A earned media é composta por cobertura que vem de uma variedade de fontes e mídias. Alguns deles incluem menções em canais de transmissão, jornais e revistas online, blogs, sites de mídia social e muito mais.
Tópicos deste artigo:
Além disso, a mídia adquirida está entre os tipos de mídia mais confiáveis. Embora você possa influenciar outras pessoas a escreverem algo bom sobre sua marca, elas ainda precisam tomar a decisão final sobre se vão ou não compartilhar sua experiência com sua marca ou mencioná-la em uma notícia. Portanto, se alguém faz uma menção positiva na mídia, isso oferece oportunidades de mostrar ao mercado que seu produto ou serviço tem peso.
Exemplos de Earned Media
A mídia adquirida vem em diferentes formas. De qualquer maneira, é importante aproveitar essas oportunidades. Bom ou ruim, cada menção é uma oportunidade para moldar a reputação da sua marca.
- Comentários em posts patrocinados
- Compartilhamentos de conteúdos
- Backlinks voluntários
- Menções em mídias sociais
- Resenhas espontâneas
Você não deve apenas rastrear a sua marca, mas também deve ser capaz de rastrear qualquer pesquisa salva, incluindo palavras-chave e frases adicionais relacionadas ao seu segmento e organização.
Por que sua marca precisa de monitoramento de mídia ganha
A expansão de diferentes tipos de mídia abre a porta para que mais pessoas escrevam sobre sua marca. A necessidade de cobertura está em alta, porque a comunicação pode se mover rapidamente pela Internet, nas redes sociais ou em canais de transmissão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Além disso, é importante compartilhar a mídia conquistada com a equipe da sua organização para que eles também estejam no topo da reputação da sua marca. Portanto, as marcas devem sempre ter a capacidade de criar e compartilhar relatórios com você e seus colegas.
Saiba sempre quem está falando sobre sua marca com monitoramento de mídia. Aproveite as menções positivas e não perca a oportunidade de interagir com outras pessoas e formar parcerias. E, claro, rastreie as menções negativas para resolver e eliminar os problemas instantaneamente antes que eles aumentem.