5 motivos para construir uma presença online forte

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5 motivos para construir uma presença online forte

A presença online é um critério muito importante para construir a reputação de uma marca, aumentando o reconhecimento e a visibilidade em torno dos produtos, serviços e tudo o que ela tem a oferecer. Por isso criamos esta lista de 5 motivos e dicas para te ajudar na hora de começar a ser mais ativo e presente nas plataformas online.

Definição de presença online

O que exatamente é uma presença online? A definição de presença online em termos simples é a existência coletiva de uma empresa ou pessoa que pode ser identificada através de buscadores. Tecnicamente falando, ter um site é equivalente a ter uma presença online. 

Na era digital, ter representação online como empresa ou indivíduo é um passo importante para fortalecer o reconhecimento da sua marca na web, redes sociais e segmentos. 

DICA EXTRA: Para começar, crie o seu Perfil da sua empresa no Google Business (antigo Google Meus Negócios)

Mas por que construir uma presença online é tão crucial? Nunca antes foi tão importante para as empresas se conectarem e interagirem com seguidores existentes e potenciais, especificamente online.

5 motivos para construir uma presença online forte

Motivo 1: Aumentar o reconhecimento da sua marca

Uma presença digital permite que sua marca interaja com seus seguidores, pois você pode definir a narrativa do que sua marca representa e se diferenciar de seus concorrentes. Uma presença online diz respeito a todos os pontos de contato que seu público pode ter com sua marca online, incluindo muitas áreas, como conversas em redes sociais e avaliações online. Ter uma presença online consistente e uma estratégia online eficaz é fundamental para aumentar a conscientização e o crescimento da sua marca.

Motivo 2: Estabeleça confiança e credibilidade

Aumentar a credibilidade e ser visto como um negócio legítimo é um ponto de referência para todas as marcas. Estar presente digitalmente pode, além de aumentar a conscientização do consumidor, também tornar sua marca mais forte, aumentando sua credibilidade. Um fato interessante sobre os consumidores é que eles provavelmente pesquisam sobre sua marca antes de interagir e se envolver como parte de sua base de público. Eles esperam encontrar sua empresa em suas pesquisas on-line e, claro, sua marca deve ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa do google e do bing. Em geral, os consumidores contam com uma infinidade de informações de diferentes fontes antes de tomar uma decisão. Assim, ao construir sua presença online em todas as fontes de informação, você será visto tanto pelos clientes quanto pelos mecanismos de busca.

Motivo 3: Aumentar sua base de seguidores

Sua presença online é uma ferramenta que permite que você seja descoberto e aumente seu público. Normalmente, os consumidores verificam online produtos e empresas locais através dos buscadores. Uma forte presença online é ideal para que os clientes, que ainda não estão familiarizados com sua marca, o descubram, mesmo que estejam ou não procurando o que você oferece. Quando chega a hora de escolher uma empresa local, as opiniões dos consumidores são o ponto de referência para tomar tal decisão. Os clientes estão usando a Internet para tomar decisões cotidianas, por exemplo, decidir onde comer ou encontrar um encanador para consertar um vazamento.

Motivo 4: Melhorar a jornada do seu cliente

Ter uma forte presença online significa que você está disponível para seu público em diferentes pontos durante sua jornada como cliente, o que também inclui uma variedade de dispositivos. Quer alguém acabe comprando em uma loja de comércio eletrônico ou física, a maioria das pesquisas começa no ambiente digital. Portanto, os proprietários de empresas devem ter em mente que, ao avançar a experiência do cliente desde o início, é mais provável que os clientes os escolham.

Motivo 5: Medir o retorno do investimento (ROI)

Ao usar uma variedade de canais, você deve reservar um tempo para medir a eficácia e o ROI, para que possa criar uma estratégia que funcione melhor para sua marca. Muitas ferramentas digitais podem fornecer dados e análises, ajudando você a entender seus clientes, seu comportamento, preferências e a maneira como eles experimentam o que você oferece durante cada etapa da jornada do cliente. Relacionado a isso, você pode identificar quais são os caminhos online que funcionam melhor para sua marca, permitindo identificar orçamentos e recursos de forma focada. Um dos principais benefícios do ambiente digital é a enorme quantidade de dados que você pode gerar. O algoritmo pode ajudá-lo a obter uma visão abrangente de seus clientes, integrar sua prestação de serviços e criar campanhas de marketing digital direcionadas e eficazes.

Crie uma presença online em 5 etapas 

A verdadeira questão é como construir uma presença de mídia social online. É por isso que reduzimos o processo em 5 etapas fáceis de seguir para que você possa começar a ser mais ativo. 

5 motivos para construir uma presença online forte

Passo 1: Construa um site atraente

A primeira coisa em que você deve se concentrar é no seu site, especialmente se você tiver um negócio de comércio eletrônico. Um site compartilhável e atraente atrai imediatamente a atenção do seu público. Se você estiver familiarizado com a criação de um design cativante, conseguirá manter as pessoas em seu site; eles virão, ficarão, descobrirão, se conectarão, se envolverão e comprarão regularmente em seu site. 

Algumas dicas que você pode seguir:

  • Escolha um modelo simples para sua página inicial
  • Aplique as cores da sua identidade visual
  • Prefira fontes fáceis de ler
  • Torne seu site compatível com dispositivos móveis e fácil de navegar
  • Suas informações de contato devem ser fáceis de encontrar
  • Defina plugins para seus perfis de mídia social
  • Adicionar call to action (CTA)
  • Use chats ao vivo para atendimento ao cliente
  • Inclua links internos para seu conteúdo
  • Usar vídeos

Passo 2: Estabeleça uma estratégia de mídia social eficaz

Uma estratégia de mídia social resume tudo o que você deseja alcançar. Ele serve como um planejador e um guia que permite saber se suas ações são bem-sucedidas ou não. Quanto mais específica for sua estratégia de marketing, mais eficiente ela será, portanto, mantenha-a consistente. 

Como criar uma estratégia de mídia social.

Em primeiro lugar, você deve definir suas metas de marketing de mídia social que melhor representem os objetivos da sua empresa; ter metas claras permite acompanhar o progresso e o retorno do investimento (ROI). Suas metas devem ser definitivas, mensuráveis, alcançáveis, compatíveis e com prazo determinado. O segundo passo que você deve seguir é conhecer seu público-alvo, pois são eles com quem você está se dirigindo e se comunicando. Isso inclui conhecer seus concorrentes também. A concorrência é uma grande parte da sua estratégia, pois pode ajudá-lo a descobrir as tendências do setor. Então você pode criar suas plataformas e um calendário de mídia social; consistência é fundamental. Nesse sentido, preste atenção em encontrar inspiração, pois isso o ajudará a criar conteúdo atraente e, por último, mas não menos importante, não se esqueça de acompanhar seu desempenho e fazer as alterações necessárias.

Passo 3: Crie conteúdo de alta qualidade

O conteúdo é o rei da sua estratégia. O conceito em primeiro lugar é manter seu conteúdo coordenado com o propósito de cada meio, seus objetivos, seguidores e identidade da marca. Você também pode mostrar a outras partes interessadas, se possível, a variedade de conteúdo que eles esperam ver em cada mídia social. Lembre-se de seguir temas de conteúdo específicos, mostrar seu lado humano e interagir com seu público. Talvez alguns testes sejam necessários ao longo do tempo para entender o tipo de conteúdo que funciona melhor em diferentes redes, portanto, esteja preparado para atualizar seu conteúdo regularmente.

Algumas ideias de conteúdo para postagem nas redes sociais:

  • Histórias e postagens sensíveis ao tempo
  • Vídeos curtos
  • Posts que apontam seu lado humano
  • Crie uma análise competitiva para destacar seu conteúdo
  • Publique postagens que façam seus seguidores quererem participar
  • Estabeleça a combinação certa de conteúdo

Outra dica que você pode seguir é a regra dos terços:

  • O primeiro terço do seu conteúdo endossa sua empresa, converte seguidores e obtém receita
  • O segundo terço se concentra em compartilhar tópicos e notícias de empreendedores em sua área de negócios ou empresas similares
  • E o último diz respeito ao engajamento com seus seguidores

Passo 4: Distribua e promova seu conteúdo

Seu conteúdo está pronto, então é hora de começar a promover. Como mencionamos anteriormente, um calendário de conteúdo é uma ferramenta extremamente útil, pois você tem um plano que ajuda a publicar seu conteúdo nos melhores momentos para interagir com seu público e obter o máximo impacto.

Definir seu cronograma de postagem é essencial, pois indica as datas e horários em que você postará em cada rede. É o cantinho ideal para organizar toda a atividade nas redes sociais, como imagens, backlinks, compartilhamentos e re-compartilhamentos, postagens em blogs e vídeos . Você pode planejar suas postagens diárias e conteúdo de campanha de mídia social. Sua estratégia e cronograma de conteúdo devem exibir a missão e a visão que você designou para cada rede social, para que todas as suas postagens apoiem seus objetivos.

Promover seu conteúdo também significa que você está disponível para seu público. Você deve estar lá para responder às perguntas deles e, em geral, interagir com eles. Certifique-se de estar ativo, se comunicar e não perder nenhuma oportunidade de engajamento .

Passo 5: Monitore e analise seu desempenho e reputação de marca online

Uma estratégia de mídia social é algo que tem seus altos e baixos. À medida que você começa a realizar seus objetivos e mantém um registro dos resultados, você deve ficar atento às métricas de desempenho de mídia social e estar pronto para reavaliar, testar e repetir esse processo. Algumas estratégias não funcionarão tão eficientemente quanto você pensava, mas outras podem gerar resultados melhores do que o esperado, por isso é importante reavaliar regularmente, pois testes constantes ajudam a entender o que funciona melhor para sua marca e o que não funciona. Redefinir sua estratégia de mídia social em tempo real é crucial.

9 dicas para construir e manter uma forte presença online

Você está procurando maneiras de construir e manter uma forte presença na web? Confira essas dicas que reunimos para ajudar você a começar.

5 motivos para construir uma presença online forte

Dica 1: Melhore e mantenha os rankings do seu site 

Uma das coisas mais importantes que você deve ficar de olho é a otimização de mecanismos de busca (SEO). Conteúdo relevante e autoritário com as palavras-chave e frases-chave corretas ajudarão você a direcionar o tráfego para seu site, o que aumentará a experiência e a relevância do seu site. Além disso, você deve atualizar seu conteúdo com frequência, pois é um dos sinais da relevância de um site, prestar atenção aos metadados, incluindo links externos, e usar alt tags . Todas essas ações ajudarão você a melhorar seu SEO local, enquanto o site da sua empresa sobe nas classificações para o ponto mais alto das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Dica 2: colabore com influenciadores e criadores em seu nicho

Os influenciadores têm um público enorme que confia muito neles. Assim, você pode se beneficiar disso, pois pode ajudá-lo a transformar pessoas em clientes fiéis e abordar um novo público em potencial. Mas primeiro, você precisa encontrar os influenciadores e blogueiros certos, aqueles que combinam com a identidade da sua marca, para que a colaboração pareça autêntica. Como você pode ver, o marketing de influenciadores é uma parte importante de uma estratégia de mídia social; os seguidores costumam usar as recomendações dos influenciadores e é isso que faz a diferença Os influenciadores são clientes que têm expertise em determinados assuntos. Isso lhes dá uma vantagem e lhes concede o poder de motivar seus seguidores a agir. Portanto, colaborar com influenciadores relevantes para o seu setor aumentará o reconhecimento e a receita da sua marca.

Dica 3: Invista em marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento visa a fidelização do cliente e o engajamento de longo prazo do cliente. O objetivo do marketing de relacionamento é construir relações fortes com os clientes, para que a promoção boca a boca deles possa criar leads. A importância do marketing de relacionamento está na conversão de pessoas em clientes fiéis, o que melhora imediatamente a experiência do cliente, garante o recebimento de feedback dos clientes, aumenta suas indicações e mantém você atualizado sobre as necessidades do seu público. Simultaneamente, gera ideias, especialmente para pequenas empresas, destaca sua singularidade e aumenta a fidelidade.

Dica 4: Incentive avaliações e depoimentos de clientes 

Avaliações e depoimentos de clientes são muito importantes para uma marca entender seu público e melhorar a experiência do cliente. O uso de insights do cliente como entrada também o ajudará a melhorar sua credibilidade e prova social, permitindo que seus clientes compartilhem suas vozes. Nesse sentido, isso pode ajudá-lo a melhorar os rankings e a fidelidade do cliente. As avaliações geralmente geram mais avaliações e isso incentiva a interação e o engajamento; o feedback deve ser sempre bem-vindo, pois ajuda uma marca a evoluir e se tornar melhor.

Dica 5: experimente a publicidade online

A publicidade online permite que você entregue mensagens de marketing online para um grande público, direcionando o tráfego para seu site. A publicidade online é projetada de forma a atrair clientes e persuadi-los a agir – e a ser mais específico para tomar uma decisão de compra. Existem muitos tipos de publicidade online, como publicidade em plataformas de mídia social, publicidade gráfica, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEM e muito mais. Escolha estrategicamente aquela que melhor se adapta às suas necessidades, principalmente se você for uma empresa iniciante. Além disso, lembre-se de que existem muitos modelos disponíveis on-line para você verificar e comparar.

Dica 6: Seja ativo e consistente com sua presença online 

Ser ativo nas mídias sociais também é uma grande parte de uma forte presença online; mostrando quando seu público precisa de você e você se preocupa com os pedidos deles. Ser ativo significa publicar posts de qualidade com frequência, curtir, deixar comentários, responder mensagens de seus seguidores e compartilhar conteúdo mesmo quando vier de outros perfis. E, claro, a consistência é fundamental, você tem que estar atento o tempo todo a tudo que pode surgir e reconhecer oportunidades para sua marca se tornar viral.

Dica 7: Crie uma lista de e-mail

Pode integrar um call to action (CTA) que incentive os seus seguidores a subscreverem a sua newsletter; Ao criar uma lista de e-mail com sua base de público, você poderá criar conteúdos mais personalizados , mantendo-os atualizados e engajados com cada novo recurso ou tendência em relação à sua marca e setor. O marketing por e-mail pode aumentar sua visibilidade.

Dica 8: Crie um programa de indicação 

Um programa de referência incentiva seus clientes a divulgar sua marca para amigos, familiares e colegas em troca de um desconto, vale-presente ou algo que os recompense. Um programa de indicação atrai clientes em potencial. Os programas de referência podem criar um ciclo de boca-a-boca interminável. Uma referência pode levar a duas, três e assim por diante.

Dica 9: Crie conteúdo visual atraente

Seu conteúdo é o que mantém os usuários em seu site e contas de mídia social. Portanto, é crucial postar conteúdo envolvente para mantê-los atentos, eles devem sempre querer lê-lo, interagir com ele e compartilhá-lo novamente. Tudo o que você precisa fazer é ser conciso, usar gráficos, listas, calls to action, storytelling, as palavras-chave certas, incorporar links internos, gravar um podcast, escrever artigos no WordPress, entre outros. Seu conteúdo deve atrair os usuários e incentivá-los a interagir com a marca.

Concluindo

Gerenciar sua presença on-line estrategicamente significa aumentar a exposição da marca e o reconhecimento da marca, ao mesmo tempo em que constrói uma forte reputação em torno do seu negócio. Embora construir uma presença online exija esforço e persistência, começará a valer a pena com o passar do tempo.

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