O monitoramento de notícias é crucial para o sucesso de RP e campanhas de marketing. A razão é que, quando se trata de relações públicas, você não pode ficar no escuro sobre nada. É absolutamente necessário saber o que está acontecendo com a imagem da sua organização ou marca.
Tópicos deste artigo:
Você precisa saber o que sua concorrência está fazendo e para onde sua empresa está indo. E o monitoramento de mídia fornece esse conhecimento.
Aqui estão alguns motivos específicos para monitorar:
1 – Compreender o seu público-alvo
Quando você monitora seu mercado, passa a entender seu público-alvo. E ao entender seu público-alvo, você pode se relacionar e se comunicar melhor com eles … o que é basicamente o ponto principal.
É sobre saber como eles falam e compreender a linguagem que usam quando falam sobre coisas que são importantes para a sua marca. Ao monitorar seu mercado, você aprende o que eles fazem e o que não se importam, o que pensam sobre seus concorrentes e o que amam ou odeiam em seu produto.
Tudo isso para dizer que, ao monitorar seu mercado, você pode desenvolver com mais eficácia suas comunicações, de modo que esteja falando diretamente com as pessoas que são importantes para você.
2 – Reputação e percepção da marca
O monitoramento de notícias pode ajudá-lo a identificar crises em potencial e atenuar danos por meio de uma resposta rápida e inteligente. Também é essencial para criar um plano de gerenciamento de reputação eficaz, permitindo que você seja proativo em vez de apenas reativo.
Quando você sabe o que as pessoas estão falando sobre você, pode responder com atenção, aumentando assim sua transparência, sua autenticidade e seus relacionamentos positivos. Resultado: uma reputação melhor.
3 – Controle de crises de imagem
Nenhuma organização está imune a crises de imagem. Mas, embora a compreensão e a mitigação de riscos potenciais sejam geralmente responsabilidade de vários departamentos internos, a contratação do monitoramento de notícias pode centralizar a carga de trabalho:
- Identificar o risco relacionado ao fornecedor por meio do monitoramento de menções à mídia de fornecedores novos / existentes
- Monitorar o risco potencial de mudanças no cenário em que você opera
- Ficar de olho no que os concorrentes estão dizendo ao mercado e, por sua vez, qual é a percepção do mercado deles
4 – Avaliando seus esforços
Chega um momento na vida de todos os profissionais em que eles precisam dar uma boa olhada no trabalho que fazem e avaliar objetivamente seu desempenho. Para um profissional de RP, esse dia acaba chegando no final de cada campanha, se não com mais frequência.
O monitoramento de mídia permite que você saiba se seus esforços estão se transformando em resultados. Somente monitorando a mídia você saberá se está indo na direção certa.
5 – Identificar formadores de opinião e influenciadores para divulgação
Ao monitorar, você aprende quais influenciadores você deve almejar.
Se você encontrar alguém que fala muito sobre seus concorrentes, pode entrar em contato e mostrar a eles o que você faz de maneira diferente. Se você encontrar alguém que não esteja totalmente do seu lado, você pode estender a mão e mudar de ideia; a ideia é que, por sua vez, eles mudem a opinião de seus leitores.
O monitoramento pode identificar:
- Jornalistas que costumam escrever sobre seu mercado ou setor e cujas opiniões têm influência sobre seu público-alvo
- Influenciadores com grandes seguidores nas redes sociais que você pode aproveitar para coletar feedback sobre o produto. Não se esqueça de incluir microinfluenciadores em seus cálculos
- Detratores que podem espalhar informações negativas ou enganosas sobre você
É fundamental saber quem está dizendo, o que e quem está ouvindo antes de chegar com a sua opinião para a conversa. Fale com nossos consultores e solicite uma demonstração do monitoramento de notícias da Top Clip.
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