7 etapas para criar uma campanha de relações públicas

7 etapas para criar uma campanha de relações públicas

Uma campanha de relações públicas eficaz pode aumentar o conhecimento da marca ou as vendas de sua marca por anos após o término da campanha. Abaixo está um passo a passo sobre como produzir uma campanha de relações públicas com resultados positivos.

O que é uma campanha de relações públicas?

Relações públicas (RP) são uma forma poderosa de se conectar com seu público e criar a campanha ideal e implementá-la de maneira adequada nunca foi tão importante.

O objetivo de uma campanha de relações públicas é criar uma narrativa na mídia ou controlar a disseminação de informações sobre sua empresa para atrair clientes. Também pode ser usado como uma tática para gerar consciência sobre um evento específico ou empreendimento comercial. Muitas vezes, as campanhas de marketing e publicidade se concentram em impulsionar as vendas, enquanto as equipes de relações públicas geralmente definem KPIs de campanha diferentes.

Objetivos comuns da campanha de relações públicas

  • Atrair a atenção da mídia;
  • Gerar conhecimento;
  • Informar o público sobre as últimas notícias da empresa;
  • Melhorar a reputação da sua marca;
  • Construir relações com as partes interessadas.

Como desenvolver campanha de relações públicas

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é uma campanha de RP, vamos discutir como desenvolver uma campanha de RP.

1. Determine o que você deseja realizar

Antes de começar a planejar sua campanha de relações públicas, você precisa decidir qual é o resultado desejado. Você está procurando aumentar as vendas e os leads? Para aumentar o reconhecimento e a valorização da marca? Ou o envolvimento e o recrutamento de parceiros são o seu foco?

Decidir qual objetivo você deseja atingir primeiro ajuda a determinar a estratégia que você deve seguir. 

Muitos especialistas em RP optam por usar o método SMART como modelo

  • Específico: Qual é o resultado desejado?
  • Mensurável: Como o sucesso será medido?
  • Atingível: como a campanha alcançará seus objetivos considerando as influências externas?
  • Realista: a meta de sua campanha é realista para a largura de banda de sua campanha?
  • Baseado no tempo: quanto tempo você tem para cumprir essas metas?

Ao definir suas metas de RP, lembre-se de pensar em como você medirá o sucesso durante o planejamento da campanha. Sua equipe de liderança não quer uma lista de links para clipes de relações públicas e alguns instantâneos de mídia social; eles querem entender como a promoção apoiou os objetivos do negócio.

2. Selecione o seu público-alvo

Se sua meta é aumentar o conhecimento da marca em torno de sua nova linha de produtos de fraldas, provavelmente você não vai vendê-las para homens solteiros na casa dos 20 anos. Alcançar seus objetivos requer alcançar o público correto. Portanto, ao mapear seu plano de mídia e estratégia de relações públicas, pense em quem você deseja atingir. Sua equipe de RP provavelmente terá que ajustar suas táticas com base no público que a equipe decidir atingir.

3. Brainstorming

Depois de saber o que deseja realizar, você pode começar a pensar sobre a melhor maneira de atingir seu conjunto de metas. O brainstorming é uma parte importante do desenvolvimento de uma campanha de relações públicas. Para realizar uma sessão de brainstorming eficaz, traga diferentes pessoas de várias origens e repasse o que você está tentando alcançar. Faça um brainstorm completo, pedindo muitas ideias e vendo como elas se correlacionam. Em seguida, espere um ou dois dias para resolver antes de abordar novamente qualquer coisa que você possa ter perdido.

Considere estas questões

  • Qual é a mensagem?
  • Para quem é a mensagem?
  • Quais plataformas compartilharão a mensagem?
  • Qual é o tópico da mensagem e como você a transmitirá?

Além de realizar uma sessão de brainstorming, você também pode coletar inteligência de mercado sobre seu público-alvo ou concorrentes. Tente usar uma pesquisa para ver como o seu público está se sentindo ou consulte um especialista no assunto.

4. Reúna inteligência de mercado

Durante esses estágios iniciais da campanha, é uma boa ideia coletar pesquisas do setor. Essas informações podem ser usadas para determinar como sua história se encaixa nas tendências mais amplas do setor, quais aspectos da história devem ser adotados ou não e como conter qualquer reação negativa potencial. Também é uma boa ideia anotar no que a mídia está interessada.

Dica: ao redigir um comunicado à imprensa, enquadre o anúncio como uma história. Se você quiser que os jornalistas acompanhem as notícias da sua empresa, ajude-os a entender por que vale a pena criar um título para o seu comunicado à imprensa que seja como uma notícia que seria interessante para o público, não apenas uma postagem no boletim informativo da empresa.

A realização de pesquisas como uma análise de mídia social, análise competitiva ou análise de mídia digital pode ser benéfica para a campanha e os esforços de marketing.

Outros itens para pesquisar

  • Sites de concorrentes;
  • Campanhas da concorrência (SEO, mídia social e PPC);
  • Páginas do concorrente no LinkedIn;
  • Seus concorrentes no Google.

Para coletar todas essas informações, pode ser necessário envolver as partes interessadas de outros departamentos, como Marketing e Vendas. Essas partes interessadas podem ajudar a informar e examinar as mensagens principais e o plano de campanha.

5. Selecione seus canais

Você enviará um comunicado à imprensa ou dará uma entrevista coletiva? Você deseja usar influenciadores para ajudar a espalhar sua mensagem ou apenas os perfis de mídia social da marca da sua empresa? Os canais aos quais seu público-alvo presta mais atenção devem ser uma consideração importante no processo de planejamento da campanha.

Novamente, se você estiver fazendo o marketing da nova linha de fraldas de sua empresa, pode considerar o uso de uma combinação de táticas online e offline para alcançar as pessoas antes de irem às compras e quando estiverem fazendo compras. Ao desenvolver a estratégia, sua equipe de relações públicas pode querer pensar sobre como a campanha se relaciona com a estratégia de SEO da equipe de marketing, estratégia de mídia social e outros canais de marketing digital.

6. Valide sua ideia

Antes de avançar para a execução e lançamento da campanha de relações públicas, apresente as ideias para pessoas não envolvidas no projeto. Quantas vezes você viu um anúncio e pensou “como alguém aprovou isso?” Bem, é provável que não haja muitas pessoas envolvidas no processo de aprovação.

Para evitar uma crise de relações públicas, considere descobrir o que seus amigos jornalistas e influenciadores pensam. Os influenciadores têm grande percepção de como o mundo da mídia social receberá sua mensagem.

Mais importante ainda, obtenha feedback antecipado do cliente para garantir que corresponda a todas as suas preferências de marca. Certifique-se de que cada parte da campanha esteja alinhada com os valores da marca e da empresa.

Pense no seu público-alvo e pergunte:

  • O que é importante para eles?
  • Como essa campanha os fará se sentir?
  • Quais são seus pontos fracos e como você pode resolvê-los?

7. Execução da campanha de relações públicas

Antes que sua equipe de relações públicas pressione “ENTER”, verifique se todos os detalhes estão corretos e se todos os ativos estão perfeitos e dentro da marca. Certifique-se de que todos os dados ou conjunto de fatos incluídos sejam precisos. Este é o momento de fazer qualquer alteração antes do lançamento oficial.

Agora que é hora de uma execução tática, conceda-se um mínimo de 10 dias ou até mais para algumas campanhas de relações públicas. Considere eventos atuais, notícias de concorrentes e até feriados. Espere que as coisas fiquem fora de controle e dê a você algum espaço de manobra. Esse espaço para fazer alterações de última hora é crucial para o sucesso da campanha.

Certifique-se de ter todas as informações adicionais prontas para enviar caso seja solicitado. Tenha todos os canais de comunicação abertos e esteja pronto para responder a todas as perguntas.

8. Acompanhamento

Tenha um plano de acompanhamento para jornalistas. Se você perceber que sua história foi alterada ou ainda não coberta, certifique-se de explicar como o conteúdo ainda é digno de notícia e como continuará a ser nos dias e até nas próximas semanas. É comum que jornalistas tenham suas caixas de entrada cheias de argumentos de venda, então certifique-se de que a sua se destaque.

Planeje enviar um e-mail de acompanhamento de 3 a 4 dias após a comunicação inicial. Inclua um link para a avaliação de um cliente ou um link para dados ou pesquisas que mostrem seu valor contínuo. Ou se for um evento, inclua algumas fotos. Nenhuma campanha é única e concluída, portanto, crie um plano de acompanhamento para cobertura adicional.

9. Medição

Agora é hora de empacotar seu sucesso e essencialmente fazer algumas anotações para sua equipe de Relações Públicas. Escreva uma narrativa do ocorrido e dê uma volta da vitória com um artigo de blog que comemora a cobertura. Escrevendo cada detalhe delineando o sucesso da campanha. Além disso, certifique-se de criar um relatório completo com KPIs, objetivos e oportunidades de melhoria demonstrados. 

Registre informações coisas como:

  • Números de vendas;
  • Perguntas da mídia;
  • Mudanças nas redes sociais;
  • Números de atendimento.

Conclusão

A chave para uma campanha de RP bem-sucedida é não apenas ter um Plano A e um Plano B, mas também um C e um D. A consideração de cada possibilidade irá diferenciá-lo. Obtenha feedback de fontes externas como um jornalista, mas também consulte pessoas que não estão no negócio. Procure por qualquer coisa que possa ser considerada ofensiva ou mortal para a marca.

Os dados também são um elemento extremamente importante e não devem ser apenas egoístas. Use dados convincentes e interessantes para justificar sua história e, acima de tudo, certifique-se de que ela tenha o respaldo de evidências e seja precisa.

No entanto, o mais importante é dar a si mesmo tempo para falhar e ter sucesso. Muitas grandes campanhas de RP falharam por causa de pequenos detalhes e pouco tempo para ajustes. O tempo é a chave para uma campanha de relações públicas eficaz.

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