5 principais diferenças entre marketing e relações públicas

5 principais diferenças entre marketing e relações públicas

Embora existam várias diferenças entre marketing e relações públicas (RP), muitas pessoas os consideram iguais. No entanto, colocar um sinal de igual entre eles é um erro.

Você está apenas no início de sua jornada de marketing? Vale a pena entender as diferenças fundamentais entre os dois. PR e marketing não são a mesma coisa. No entanto, ambos são necessários para o sucesso de uma empresa. Portanto, vamos esclarecer de uma vez por todas as dúvidas sobre esse assunto.

As definições 

É fácil ficar confuso sobre as diferenças entre marketing e relações públicas. Não é à toa, já que ambos visam melhorar o desempenho da empresa, mas seguem caminhos diferentes para chegar lá.

Relações Públicas

Relações públicas, conhecidas como RP, é um processo de longo prazo de construção e manutenção de relações positivas entre a empresa e seus ambientes mais próximos, ou seja, clientes, funcionários, investidores, mídia.

A RP concentra-se em atividades estratégicas e voltadas para a imagem, planejadas para o longo prazo. É extremamente importante manter essas atividades alinhadas aos objetivos da empresa, por isso precisam ser reconsideradas e retrabalhadas constantemente.

O maior desafio do RP está em sua imprevisibilidade – resolver os problemas atuais da empresa. Quais? Falsas acusações, falhas de produtos e uma série de outros incêndios inesperados devem ser apagados antes que causem qualquer dano.

Marketing

O marketing é um conceito muito mais amplo do que as relações públicas. Ele se concentra diretamente no mercado, na demanda e no produto. Seu principal objetivo é promover a empresa e, com isso, aumentar as vendas.

Marketing refere-se ao conjunto de ações direcionadas a clientes potenciais e existentes para uma finalidade específica, geralmente ações que levam a uma compra.

O marketing compreende quatro pilares centrais, os chamados “4p”, que significam produto, preço, praça (local) e promoção. Essencialmente, é um conjunto de estratégias que os profissionais de marketing usam, otimizam e adaptam para influenciar o mercado.

A chave para o sucesso de marketing e relações públicas em uma empresa é: primeiro, a habilidade de distinguir entre os objetivos dessas duas áreas e, segundo, cooperar entre elas tanto quanto possível.

As semelhanças e diferenças

Depois de conhecer a definição, é hora de conhecer as semelhanças e diferenças. Existem pontos de contato que tornam os termos semelhantes? RP e marketing têm muito em comum. Ambos:

  • deve ser consistente com a estratégia geral da marca;
  • desejam transmitir uma mensagem de marca positiva e eficaz aos compradores;
  • muitas vezes têm uma abordagem comum e estão indo na mesma direção;
  • fornecer marketing de conteúdo, como depoimentos, blogs, vídeos, podcasts, mas cobrindo outros tópicos.

No entanto, há mais divisão do que unidade entre marketing e RP. Embora não sejam iguais, eles influenciam um ao outro fortemente.

De que maneiras as relações públicas e o marketing são diferentes?

1 – Público-alvo 

As estratégias de relações públicas e marketing tendem a atingir públicos diferentes. O foco principal do profissional de marketing é o cliente, geralmente a pessoa que tomará a decisão de compra. Estabelecer o grupo-alvo certo (aqueles com maior probabilidade de se interessar pelo produto) é vital para atingir os objetivos econômicos da empresa.

O RP concentra-se em um público mais amplo – clientes, a mídia, influenciadores e todas as outras partes interessadas em potencial. Depende das necessidades atuais da empresa, mas às vezes as estratégias de marketing e RP (em uma questão de público-alvo) se sobrepõem. 

A criação de personas geralmente é muito útil em ambos os casos.

O público-alvo deve ser analisado minuciosamente pela compreensão de seus problemas, como se comportam, onde e como buscam informações e qual é o seu processo de tomada de decisão. Isso é útil para direcionar as comunicações com mais precisão e personalizá-las, o que pode levar a melhores resultados.

2 – Áreas de atuação

Geralmente, o marketing está mais envolvido em dar a volta ao mercado e seus requisitos. Isso inclui planejamento, orçamento e gerenciamento de leads, bem como pesquisas de mercado constantes. Os profissionais de marketing utilizam os dados para tomar decisões e, por meio disso, realizam ações que envolvem áreas como publicidade e promoção, o que leva à venda direta.

Relações Públicas refere-se a todas as atividades que uma empresa realiza em relação ao meio ambiente, tanto fora quanto dentro da organização. As atividades de RP de uma empresa são cruciais para alinhar as atividades da empresa com as expectativas das partes interessadas.

Nenhuma atividade de marketing estaria completa sem relações públicas. Alguém que se preocupa com uma estratégia cuidadosamente elaborada que será recebida positivamente deve primeiro cuidar da imagem da marca.

3 – Objetivos

Os profissionais de marketing se esforçam para satisfazer as necessidades de seus clientes. Ao criar uma necessidade em um cliente potencial, os profissionais de marketing podem incentivá-los a comprar o produto. O principal objetivo de uma campanha de marketing é gerar vendas, aumentar receitas e lucros (o mais rápido possível).

A RP não se destina a criar necessidades, mas serve principalmente para construir uma imagem positiva e formar uma percepção positiva das atividades da organização. Nem sempre impacta diretamente as vendas. Você não deve esperar resultados imediatos. Eles não virão imediatamente; leva tempo.

4 – Métricas

Tanto em RP quanto em marketing, o sucesso é medido. E em marketing digital, você pode medir quase tudo. É claro que há uma diferença entre as métricas medidas em RP e as medidas em marketing, mas muitas delas são usadas em ambas.

Então, quais KPIs e métricas você deve definir se quiser medir o desempenho da campanha de RP? 

Em primeiro lugar, as menções da marca – muitas vezes acontece que alguém menciona a sua marca sem criar um link para o seu site. Essas menções podem ajudar a espalhar o conhecimento de sua marca, mas são difíceis de detectar manualmente. Felizmente, existem ferramentas como o WorkNews que irão agilizar seu trabalho nesta área. Além disso, você pode usar essa ferramenta para ver a análise de sentimento de menções específicas automaticamente.

Outras métricas comumente usadas em RP são:

  • Impacto da marca;
  • Cobertura da mídia;
  • Compartilhamento de voz;
  • Tempo de resposta do departamento de vendas;
  • Alcance da mídia social e engajamento do usuário.

Na verdade, as métricas de RP são apenas uma gota no oceano de indicadores que podem ser usados ​​para análise em marketing. Uma análise de marketing completa deve abranger as métricas listadas acima e, adicionalmente:

  • Métricas do site;
  • KPIs de marketing digital (como CTR, CPA, etc.);
  • Métricas de mídia social;
  • Marketing de conteúdo e métricas de SEO;
  • Vendas e métricas de receita;
  • Métricas de marketing por e-mail.

Com certeza, as métricas de marketing são mais expansivas e os profissionais de marketing precisam analisar muito mais do que os gerentes de RP. Comparado às relações públicas, o marketing se concentra mais em dados quantitativos do que em dados qualitativos.

5 – Prazo

Em marketing, seu foco está no aqui e agora. Você deseja melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos rapidamente. É por isso que as metas de marketing tendem a ser de curto prazo e os profissionais de marketing não olham muito para a frente. Uma vez, tendo levado em consideração os resultados atuais, eles podem decidir o que fazer.

Em contraste, RP requer paciência. Ao contrário do marketing, que visa vendas imediatas, a RP pode ser tratada como um investimento de longo prazo, que compensa depois de algum tempo.

Tabela de comparação entre Marketing e Relações Públicas

RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING
Público-alvo Partes interessadas, mídia e o público em geral Clientes atuais e potenciais
Áreas de atuação Gerenciar o ambiente da marca interna e externamente; mantendo a posição da marca Pesquisa de mercado, planejamento, orçamento, desenvolvimento de campanha e gerenciamento de leads
Metas Construir e manter uma imagem de marca positiva Satisfazendo as necessidades dos clientes e gerando receita
Métricas Adquirir cobertura positiva da mídia e influenciar uma mudança na percepção da marca Aumentar a receita e alcançar resultados de curto prazo

Qual a diferença entre o trabalho de um profissional de marketing digital e o de um especialista em RP?

Um especialista em RP é focado em estratégia de comunicação e gerenciamento de crises. É um trabalho difícil e imprevisível, então mesmo um pequeno deslize pode causar muitos danos. Se um gerente de RP não está ocupado salvando toda a empresa, suas responsabilidades diárias incluem lidar com os contatos da mídia, criar eventos e redigir comunicados à imprensa.

Por outro lado, um profissional de marketing digital é responsável por grande parte da presença online da empresa. Se eles estão focados em mídia social ou desenvolvimento de sites, depende da empresa. Os profissionais de marketing digital conduzem pesquisas de mercado, criam e gerenciam campanhas publicitárias e gerenciam perfis de mídia social. Na maioria dos casos, eles coordenam suas atividades com a equipe de vendas.

O que sua empresa precisa: marketing ou relações públicas?

Como saber se sua empresa precisa de um gerente de RP ou de um profissional de marketing? Muitas empresas não têm uma pessoa separada responsável por suas relações públicas. Muitas vezes, essas responsabilidades recaem sobre a equipe de marketing. Isso é bom?

Não cabe a nós julgar, mas os profissionais de marketing geralmente têm tanto trabalho que as atividades de RP costumam ser deixadas de lado. Se o seu orçamento permitir, definitivamente vale a pena contratar alguém que cuide da imagem positiva da sua marca. Vai valer a pena no longo prazo.

Suponha que seu problema seja falta de comunicação com a mídia, pouco reconhecimento no setor ou qualquer outro problema relacionado à imagem da marca. Nesse caso, você deve procurar um gerente de RP. Mas se você deseja aumentar as vendas, fazer pesquisas de mercado ou promover seu novo produto, você precisa de um profissional de marketing digital.

A gama de tarefas neste espaço é tão ampla que muitas empresas (geralmente as maiores) acham útil ter especialistas em cada uma dessas áreas separadamente. E é assim que encontramos gerentes de RP, ninjas de mídia social, designers de conteúdo, analistas e especialistas do Google Ads em uma equipe. A cooperação eficaz de todas essas pessoas pode ter um impacto enorme no sucesso de uma marca.

Resumindo Marketing x Relações Públicas

As pessoas são seres emocionais e, para obter os melhores resultados possíveis, você precisa combinar os esforços de RP e marketing de maneira eficaz.  Contanto que você possa construir um vínculo entre o cliente e a marca (por meio de RP), há uma boa chance de que os clientes participem ativamente de suas atividades de marketing.

Como resultado, você alcançará os resultados desejados; aumentando a reputação da marca e criando uma imagem de marca mais positiva.

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