Podcast é uma forma de conteúdo de mídia que foi desenvolvida em 2004, quando o apresentador da MTV Adam Curry e o desenvolvedor de software Dave Winer codificaram o “iPodder”. O iPodder era um programa que permitia ao usuário baixar transmissões de rádio da Internet para seu Apple iPod.
Hoje, são uma forma extremamente popular de entretenimento de áudio. Cada programa é uma série criada por um apresentador e depois publicada episódio por episódio online, onde os assinantes podem baixar e ouvir cada episódio quando for lançado.
Ao contrário dos métodos tradicionais, como programas de TV e rádio, os podcasts são uma maneira acessível para os criadores de conteúdo se conectarem com o público. Eles não são regulamentados atualmente, o que significa que você não precisa de uma licença de transmissão para publicar conteúdo.
Qualquer pessoa com equipamento básico como um microfone, um software de gravação e uma associação a uma plataforma de hospedagem podem criar seu próprio programa.
Mas, podcast é áudio ou vídeo?
Esse novo formato começou como um meio totalmente de áudio. No entanto, com a crescente popularidade, muitos criadores de conteúdo adotaram o formato de vídeo como forma de se destacar e atingir um público ainda maior.
Qual é o objetivo de um podcast?
Um podcast pode ter muitas finalidades, mas a principal delas é entreter seu público. Os ouvintes podem ter um dos vários motivos para se inscrever, como:
- Ouvir atualizações e detalhamentos de eventos atuais;
- Ficar informado sobre um novo tópico ou setor;
- Ouvir entrevistas com convidados populares ou famosos;
Mas, por trás de cada uma dessas razões está o desejo de se divertir. Se os ouvintes querem aprender algo novo ou simplesmente querem tirar suas mentes de um problema, eles querem aproveitar a experiência de ouvir um podcast. Se eles não gostarem, provavelmente não voltarão mais.
Como funcionam os podcasts e como ouvi-los
O processo de criar e publicar é relativamente fácil. Depois de gravar e editar alguns episódios, eles precisam ser carregados em servidores específicos. Em seguida, deve-se enviar o feed RSS de seu programa para diretórios como Spotify e Apple Podcasts. Esses diretórios são o local onde podcasts e ouvintes se conectam; os usuários podem encontrar, assinar e ouvir os programas usando seu diretório favorito. Se você quiser ter esse experiência, precisará primeiro escolher um diretório. Existem muitas opções disponíveis, mas algumas das mais populares incluem:
- Podcasts da Apple
- Google Podcasts
- Spotify
Alguns diretórios têm funções avançadas de personalização, como várias listas de reprodução, temporizadores de suspensão, listas de reprodução inteligentes e sugestões para novos programas com base em seus interesses.
Seja qual for o diretório que você escolher, comece baixando o aplicativo do Loja de aplicativos da Apple ou Google Play. Use a função de pesquisa do aplicativo para procurar programas de seu interesse. Você pode ouvir um único episódio imediatamente, baixá-lo para mais tarde ou assinar programas para que cada novo episódio seja adicionado à sua lista de reprodução.