O monitoramento de mídia, além de ser essencial na gestão de reputação da marca e medição de resultados de RP, rastreia dados que podem ter um impacto no gerenciamento de eventos também. Os eventos geralmente contam com a criação de entusiasmo e expectativa para a venda de ingressos, ambos predominantemente feitos on-line por meio de meios de comunicação tradicionais e mídias sociais. Portanto, é de grande importância implementar o monitoramento no planejamento de eventos. Isso pode afetar diretamente o desempenho do seu evento e aumentar a probabilidade de um resultado bem-sucedido.
Tópicos deste artigo:
Independente do tipo de evento que você está organizando, aqui estão algumas dicas para utilizar como gerente de eventos:
1. Monitoramento de mídia antes do evento
Use o monitoramento nas redes sociais para descobrir oportunidades ou identificar possíveis problemas antes do evento. Esteja você apenas começando a reunir ideias para o seu evento futuro ou no processo de planejá-lo, fazer sua pesquisa com antecedência significa ter um envolvimento mais eficaz no futuro e criar um evento de melhor qualidade em geral.
Verifique a popularidade do tema do seu evento
Se você não souber por onde começar ao escolher um tema para o seu evento, ouvir as mídias sociais pode ser uma ótima maneira de fazer pesquisas de mercado. Você pode usar o WorkNews para rastrear alguns tópicos que deseja cobrir em seu evento. Além disso, você pode ver se as pessoas estão interessadas nele ou descobrir novas oportunidades.
Escolha os canais de mídia social certos para promover seu evento
Ter uma visão de quais canais ou plataformas as pessoas já falam mais sobre determinados assuntos significa uma oportunidade de identificar o canal certo para promover seu evento a fim de atingir seu público-alvo.
Avalie a percepção do público sobre o local do seu evento e os principais palestrantes
Além de identificar tópicos interessantes, o monitoramento nas redes sociais também pode ser utilizado para descobrir novos palestrantes para o seu evento ou descobrir como o seu público se sente sobre a formação que você já escolheu.
Encontrar o local certo para o seu evento é muito importante. Rastreie menções ao local onde seu evento está acontecendo para descobrir experiências anteriores de seus visitantes e possíveis oportunidades ou problemas que possam ocorrer. Faça todas as pesquisas necessárias para garantir que as pessoas encontrem seu evento com facilidade e tenham uma experiência agradável ao visitar um determinado local.
Promova e encontre influenciadores
Quando todo o planejamento estiver definido e feito, é hora de divulgar o evento. O Facebook Events é uma ferramenta gratuita para compartilhar e anunciar seu evento na plataforma. Ter tags de localização significa que os usuários podem encontrar facilmente as direções para o seu evento. A data e a hora fornecem informações que também são usadas pelo algoritmo do Facebook. Ele coloca seu evento no feed das pessoas na hora certa. Além disso, é uma ótima maneira de alcançar ainda mais pessoas. Cada vez que uma pessoa clica em “Interessado” ou “Vou”, isso será compartilhado nos feeds de notícias de seus amigos.
Se você investiu em publicidade e promoção de seu evento, verificar o desempenho de seus esforços é fundamental para poder ajustar sua estratégia no prazo. Use o WorkNews para ver se a mídia está reportando sobre o seu evento. Além disso, descubra como as pessoas nas redes sociais estão reagindo a isso.
Você também pode encontrar as pessoas certas para promover seu evento. Descubra influenciadores por meio do WorkNews para aumentar seu ROI e alcançar novos públicos. Como as pessoas tendem a acreditar mais nas recomendações dos influenciadores do que nos anúncios de marca, essa é uma ótima ferramenta de marketing para implementar em sua estratégia.
O WorkNews mostrará os principais influenciadores classificados por alcance, fonte, número de menções e sentimento. Dessa forma, você pode tomar decisões com base em dados relevantes.
Monitore conversas online para ajudar seus visitantes
Ouvir nas redes sociais também pode ser uma ótima maneira de prever o quão interessadas as pessoas podem estar no evento em si e no resultado. Monitore a conversa online para descobrir quais recursos do evento as pessoas estão mais entusiasmadas.
Rastreie a hashtag oficial para também fazer o atendimento ao cliente
É fundamental criar uma hashtag que as pessoas possam usar para falar sobre o seu evento. Dessa forma, não apenas a conversa online fica mais estruturada, mas também é mais fácil para seus (potenciais) visitantes verem o que os outros estão dizendo sobre ela e sintonizarem a conversa ou encontrarem informações relevantes postadas sob essa hashtag. Além disso, você pode ver todas as fotos postadas por seus visitantes no Instagram sob a hashtag oficial ou a localização.
Se as pessoas tiverem perguntas adicionais sobre o evento, elas podem abordá-las nas redes sociais. Esta é uma ótima maneira de prestar serviço ao cliente, já que suas respostas (úteis) podem ser vistas por uma infinidade de outros usuários.
Você pode acompanhar as menções ao seu evento ou a hashtag oficial para ver se há pessoas que precisam de sua ajuda ou orientação. Por exemplo, pode haver pessoas querendo encontrar o melhor caminho para o seu evento. Outros podem estar curiosos sobre o número de vagas de estacionamento disponíveis. Alguns estão procurando mais informações sobre o procedimento de check-in. Sintonize a conversa e responda diretamente. Como o WorkNews rastreia as menções, ele permite que você seja diligente e responda aos seus clientes, mesmo que eles não entrem em contato diretamente com você. Quanto mais rápido, melhor!
2. Monitoramento de mídia durante o evento
Ouvir o que seus clientes e visitantes estão dizendo durante o evento significa que você pode melhorar ainda mais sua qualidade.
Previna a desinformação
Use a mídia social para ouvir para ver se as pessoas estão compartilhando suas opiniões sobre o seu evento. Talvez seus palestrantes também estejam postando sobre suas palestras. Esse tipo de conteúdo é ótimo para repostagem ou compartilhamento pela conta oficial do evento.
Se os comentários forem positivos e você se esforçar para garantir que todos tenham uma experiência positiva, isso atrairá muitas pessoas e ajudará a construir uma imagem positiva para sua marca ou causa. Por outro lado, se você encontrar alguma crítica, responda rapidamente e tente resolver o problema na hora. As coisas nem sempre saem conforme o planejado e situações ruins podem acontecer, mas é tudo uma questão de como você lida com elas.
3. Monitoramento de mídia após o evento
Depois que o evento terminar, o feedback mais importante acontecerá. Continue monitorando hashtags e menções pós-evento. É quando as pessoas certamente compartilharão suas opiniões sobre os tópicos, apresentadores ou palestrantes e a experiência geral. A maior parte disso ocorrerá nas redes sociais ou em postagens de blogs e fóruns dedicados.
Por meio do WorkNews, todas essas menções podem ser convertidas em dados relevantes adaptados para medir o sucesso de seus esforços. Você pode acompanhar o desempenho de suas consultas em um determinado período e como esses dados se comparam ao período anterior. Antes do evento, claro.
Use essas informações para relatar aos patrocinadores do evento, melhorar sua estratégia de mídia social, encontrar futuros embaixadores da marca, medir seu ROI e planejar seus próximos eventos ainda melhor.