Entenda o que é Dark Social

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O que é Dark Social

O termo Dark Social pode soar um tanto sombrio e misterioso, mas é menos assustador do que você possa imaginar. Você já compartilhou um link usando o WhatsApp? Parabéns! Isso significa que você teve um contato com o ‘lado negro’ da mídia social.

Dark Social é o tráfego social por meio de canais privados que são difíceis de rastrear ou identificar. WhatsApp, Telegram, Signal, e-mail e mensagens de texto são alguns exemplos disso. Mecanismos de busca como Google e Bing são públicos, então eles não se enquadram na categoria Dark Social .

O que você deve saber sobre o Dark Social

Como o Dark Social ocorre na esfera pessoal, é extremamente difícil medir qual porcentagem de todo o tráfego chega a um site por meio desses canais. A RhythmOne investigou esse fenômeno e identificou uma série de tendências:

  1. 84% dos links compartilhados são repassados ​​por canais privados. Além disso, esse número ainda está aumentando.
  2. Quase metade dos consumidores com 55 anos ou mais compartilham seus links exclusivamente por meio do Dark Social.
  3. A comunicação por meio do Dark Social ocorre principalmente em dispositivos móveis.

Se o Dark Social é algo que preocupa sua marca, veja algumas dessas ferramentas para ajudá-lo a rastrear o tráfego do dark social: 

  1. Tags UTM: torne o link do conteúdo para o qual você deseja direcionar as pessoas identificáveis ​​adicionando tags UTM usando o criador de links do Google . Isso leva apenas alguns minutos e evita muitos arranhões de cabeça mais tarde. Agora que o link tem as características corretas e, portanto, é identificável, você pode identificar facilmente o tráfego que chega por meio do dark social na análise do seu site.
  2. Encurtador de URL: URLs mais curtas têm melhor aparência nas mídias sociais e são mais fáceis de compartilhar. Os URLs são simples de encurtar com a ajuda de uma das seguintes ferramentas: bit.ly ou ow.ly. Mas por que isso é importante para suas análises? Se as pessoas quiserem compartilhar um link longo, elas mesmas o encurtarão. Eles geralmente não usam uma ferramenta para isso, mas simplesmente removem todos os dados UTM. Ao fornecer uma versão abreviada de seu link UTM, você evita que as pessoas mexam com seu link e, assim, evita o desperdício de dados valiosos.
  3. Botões de compartilhamento social: adicionando botões de compartilhamento social ao seu conteúdo, você pode descobrir rapidamente qual mídia social seu público usa com mais frequência para compartilhar esse conteúdo. Certifique-se de adicionar e-mail e WhatsApp à lista. E certifique-se de que os botões estão claramente posicionados em seu site. Isso torna o compartilhamento mais fácil para o seu público e, portanto, aumenta o número de compartilhamentos.

O que é marcação UTM? A codificação UTM (Módulo de rastreamento do Urchin) é uma forma de codificação de URL para o Google Analytics na qual um código UTM pode ser adicionado a um link. Os resultados das campanhas de marketing podem ser medidos e analisados ​​por meio dele. Você pode usar tags UTM separadas para cada meio e canal.

 Alguns parâmetros que você deve incorporar em sua medição:

  • Tipo de conteúdo: qual conteúdo está sendo compartilhado? Um texto, um vídeo ‘como fazer’, uma página de produto?
  • O alcance do conteúdo: quantas pessoas estão se conectando ao conteúdo?
  • As impressões: com que frequência o conteúdo está sendo visualizado?

Por que vale a pena medir o Dark Social?

Ao medir o Dark Social, você descobre mais sobre os interesses do seu público. Posteriormente, você pode usar essas informações para atender melhor às necessidades deles.

Como você identifica o Dark Social na análise de sites?

O Dark Social muitas vezes pode ser identificado com base no tráfego direto. O tráfego direto nem sempre é o que parece. Ao analisar o seu site, você provavelmente já deve ter percebido que um grande número de visitantes chega a uma página “diretamente”. Isso nem sempre significa que as pessoas estão digitando algo como “ http://topclip.com.br/importancia-da-inteligencia-competitiva-para-empresas-farmaceuticas/” em seus navegadores. Em vez disso, é provável que o tráfego esteja chegando à página por meio de redes sociais obscuras.

Tráfego direto é todo o tráfego que o Google não consegue categorizar em títulos como social, orgânico, pesquisa paga, etc. Cliques de aplicativos, documentos PDF e códigos QR também são classificados como tráfego direto.

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