Nos últimos anos o uso das redes sociais pelas empresas disponíveis no mercado só fez crescer. No entanto, não basta apenas estar presente, é necessário também fazer um monitoramento de redes sociais.
Tópicos deste artigo:
É praticamente impossível vermos empresas de sucesso que não possuam ao menos uma rede social. Esse tipo de marketing já se tornou uma tradição no mercado e ajuda a formar estratégias cada vez mais assertivas.
Dentre as estratégias de marketing digital primeiramente veio o uso das mídias sociais, mas com o tempo foi possível perceber que apenas produzir conteúdo digital não era o suficiente, era necessário monitorar os resultados do conteúdo produzido.
As empresas, seja de qualquer porte, estão cada vez mais presentes e ativas nesse mundo virtual e isso ajuda a marca em diversos sentidos como ganhar autoridade digital, popularidade, credibilidade e aproximação com seus clientes.
O que é monitoramento de redes sociais?
O monitoramento de redes sociais consiste em analisar e monitorar os resultados obtidos nas redes sociais com um objeto específico. E não se aplica exclusivamente a marcas de produtos e serviços. No marketing político, por exemplo, o monitoramento das mídias sociais é essencial para compreender a tendência do eleitorado.
Diversos canais podem ser monitorados como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e YouTube e isso aumenta as chances de relatórios serem feitos de forma mais precisa. Exemplo: a empresa X pode monitorar seus perfis nas redes sociais e monitorar o que as pessoas falam espontaneamente da sua marca. Assim, ela terá uma análise completa: tanto dos seus perfis próprios quanto do que é espontâneo. Porém, é necessário entender que cada rede social tem as suas especificações de monitoramento.
Qual é a importância de fazer esse monitoramento?
Há um tempo, se um cliente desejasse realizar algum tipo de reclamação, ele teria que ir diretamente ao site da empresa e fazer esse registro. Isso tornava a reclamação privada e outras pessoas não poderiam ver.
Com as redes sociais isso se tornou aberto, onde pessoas podem fazer reclamações públicas e compartilhar dos mesmos sentimentos.
Esses registros públicos, quando monitorados, podem ajudar a preservar a imagem da empresa e encontrar uma rápida solução para o problema.
Essa é uma das principais importâncias do monitoramento de redes sociais, mas além dessa, com certeza é importante citar que ao monitorar as mídias sociais o setor de marketing consegue visualizar de modo mais detalhado as estratégias que estão dando certo.
O que conseguimos com o monitoramento de redes sociais?
Evitar crises de imagem
Se lembra do exemplo da reclamação aberta nas redes sociais?! Bom, isso pode gerar um problemão para a imagem da empresa. Quanto mais reclamações, pior a imagem fica.
Isso de certa forma força a empresa a prestar os melhores serviços e produtos possíveis e quando surge uma reclamação na rede social, por meio de um comentário, a empresa consegue rapidamente resolver o problema.
Tudo isso fortalece a marca e aumenta a sua credibilidade, evitando assim as crises de imagem.
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Tendências de mercado
Com os dados obtidos através do monitoramento de redes sociais é possível fazer uma análise e previsão das tendências de mercado. Isso garante que a sua empresa esteja sempre atualizada.
Conhecer o público alvo
Conhecer o seu cliente é uma das coisas mais triviais para garantir o sucesso da sua empresa. Quando você conhece a sua audiência é possível criar conteúdos e campanhas de marketing que gerem um grande impacto positivo.
Não tem como agradar nosso cliente se não sabemos o seu perfil e nem temos ideia do que ele gosta.
Direcionamento na produção de conteúdo
Esse direcionamento na produção de conteúdo é justamente pelo fato de conhecermos a nossa audiência. Quando conhecemos o nosso público alvo de forma profunda conseguimos criar conteúdos que realmente sejam relevantes para eles.
E o que conseguimos com tudo isso? Com certeza é a redução de custos com conteúdos que não são relevantes para a sua empresa.
Aumento da inteligência competitiva
Com o monitoramento de redes sociais você consegue também fazer o monitoramento da concorrência, sendo possível assim fazer um benchmark.
Ao analisar como seus maiores concorrentes se comportam no mercado e nas mídias sociais, como se relacionam com o público e o que de fato dá certo em seu negócio, você consegue fazer uma comparação dos indicadores.
Outros Benefícios
O monitoramento permite ter acesso não somente a um compilado de dados em relatórios e gráficos. Esses dados falam muito mais do que podemos imaginar e através deles conseguimos conquistar e fidelizar clientes. Conseguimos também utilizar linguagens mais próximas do nosso público alvo, persuadir sem tom invasivo e prever possíveis crises.
Conclusão
Quando uma empresa passa a fazer o monitoramento de redes sociais ela consegue visualizar de forma mais concreta os seus resultados. Com esse monitoramento ela identifica quais estratégias do marketing digital dão certo para ela e assim focar nisso.
O problema as vezes é que as empresas não possuem tempo de fazer todo esse monitoramento. Mas o interessante é saber que já existem empresas de clipping, como a Top Clip, que faz esse serviço de monitorar as mídias sociais de uma empresa.