Pode ser confuso e frustrante: você precisa de insights e dados para ter uma vantagem competitiva, então você procura por uma boa inteligência. O que você descobre é que inteligência de negócios (BI), inteligência competitiva (CI) e inteligência de mercado (MI) estão disputando sua atenção e, em alguns casos, as pessoas as usam de forma intercambiável ou não entendem bem o que cada uma representa.
Conhecer essas diferenças tornará seus esforços de pesquisa, juntamente com suas decisões sobre as ferramentas e serviços necessários para cada um, mais fáceis e eficientes. Vamos lá?!
Tópicos deste artigo:
Inteligência de Negócios: sobre o seu negócio
A inteligência de negócios (BI) é geralmente vista como o meio pelo qual uma organização obtém suas próprias informações operacionais e de desempenho — vendas, acessos ao site, clientes recorrentes, novos clientes, custos, cronogramas, etc. — e converte os números em métricas. Você pode usar as métricas de BI para garantir que sua empresa tenha um desempenho eficiente comparando suas métricas com os benchmarks do setor e as metas internas. Depende muito da tecnologia, usando processos e aplicativos para extrair e analisar os dados. Para alguns, BI se tornou sinônimo de tecnologia e soluções tecnológicas de grandes empresas de TI como a IBM.
Inteligência Competitiva: sobre seus concorrentes e um ambiente de negócios externo mais tático
Inteligência competitiva (CI) é focar em seu ambiente competitivo imediato: começando com seus concorrentes, mas geralmente incluindo fornecedores, consumidores, potenciais disruptores e novos participantes. A inteligência competitiva está usando pesquisas para acompanhar os desenvolvimentos que podem ter um impacto direto em sua posição competitiva. Um exemplo disso pode ser o que seus concorrentes estão fazendo, e não apenas lançamentos de novos produtos, mas campanhas de marketing, contratações e demissões, relatórios financeiros, notícias etc. Um analista de inteligência competitiva treinado pode ajudá-lo a conectar os pontos em seu setor para descobrir novas oportunidades e identificar potenciais riscos e ameaças.
Uma estratégia mais tática e de curto prazo
A inteligência competitiva é muitas vezes tratada para o exterior, pois os projetos de inteligência competitiva geralmente são iniciados para identificar ameaças e oportunidades existentes, observando como os consumidores estão falando sobre sua marca em relação a seus concorrentes. É aqui que conversas, opiniões e fóruns são citados como fontes valiosas de dados qualitativos. Por coletar dados no momento atual, as empresas tendem a confiar na inteligência competitiva para o futuro de curto a médio prazo, com o provável objetivo de recuperar a participação de mercado ou aumentar os resultados finais.
Inteligência de Mercado: sobre o mercado maior, incluindo ameaças indiretas e não convencionais
A inteligência de mercado (MI) pode ser descrita como uma visão mais global do seu setor e seu lugar nele. São informações atualizadas sobre o que está acontecendo com você e seus clientes, bem como seus concorrentes e seus clientes. A inteligência de mercado abrange uma gama mais ampla de questões, forças e tendências e as analisa para descrever o estado geral do(s) seu(s) mercado(s).
Outra prática que pode aumentar a confusão é a pesquisa de mercado, que difere principalmente por se concentrar mais especificamente em uma empresa e seus produtos ou serviços. A pesquisa de mercado é, na maioria das vezes, pesquisa primária, reunida por meio de grupos focais ou pesquisas com clientes/consumidores. A inteligência de mercado é frequentemente coletada por meio de pesquisas secundárias, incluindo a internet, revistas especializadas e notícias. Ambas as visões são valiosas para avaliar as condições e oportunidades do mercado e desenvolver estratégias de marketing bem-sucedidas.
Uma estratégia de longo prazo em vigor
Inteligência de mercado é a chave para construir um nível mais preciso de compreensão de suas estratégias no pipeline. Ele coleta dados sobre determinantes externos em sua empresa para orientar o planejamento de longo prazo. Ao descobrir as preferências dos consumidores, você pode adotar uma abordagem perspicaz, alinhando suas mensagens e esforços de marketing ao grupo de público-alvo desejado.
Dito isto, o uso eficaz da inteligência de mercado também ajuda a gerar vendas internas, pois a retenção de clientes pode se tornar a principal métrica para o crescimento das vendas. Ao aumentar o foco no cliente, é mais provável que sua empresa economize custos na retenção de clientes existentes em vez de adquirir novos. Entender quem são seus consumidores e trabalhar com eles para melhorar suas próprias ofertas é uma estratégia comprovada para aumentar as taxas de retenção.
Colocando a inteligência para funcionar
A inteligência, independentemente de como você a coleta e categoriza, é a chave para informar uma boa tomada de decisão.
E é claro que outros “tipos” de inteligência estão recebendo sua própria parcela de cobertura, incluindo, é claro, inteligência artificial (IA), que é o próximo nível de tecnologia, incorporando bots, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e outras ferramentas usadas para simplificar e automatizar a análise de informações. A IA pode aumentar seus recursos de BI, CI ou MI, mas o toque humano continua sendo a chave para encontrar as informações mais significativas, bem como fazer conexões, gerar ideias e agir.
Os dois elementos da inteligência externa, MI e CI podem ser tarefas demoradas. Mas tudo bem, porque eles são as peças mais fáceis do quebra-cabeça de inteligência para terceirizar para um parceiro estratégico. Um provedor objetivo e experiente pode fazer as varreduras diárias de notícias, filtrar todos os comunicados de imprensa da concorrência e realizar a análise básica de MI e CI para garantir que você leia as informações relevantes para o seu setor específico da indústria. Isso liberará seu tempo para se concentrar nas questões mais complexas e se concentrar em alcançar seus objetivos.
Não subestime o poder de MI e CI como ferramentas estratégicas. CI e MI capacitam os tomadores de decisão com informações perspicazes, que desempenham um grande papel no avanço, para ficar à frente da curva e alcançar objetivos táticos e estratégicos.