Qual é o objetivo da inteligência competitiva?

Qual é o objetivo da inteligência competitiva

O mercado está repleto de pessoas oferecendo produtos e serviços semelhantes, senão idênticos. Não é à toa que saber a direção certa para o seu negócio pode ser uma tarefa e tanto. Você precisará acompanhar as tendências do mercado, as necessidades dos consumidores, a representação da marca e, o mais importante, seus concorrentes. É aí que  entra a inteligência competitiva.

Muitas informações podem ser descobertas sobre seus concorrentes online. Como proprietário ou executivo, você precisa alinhar sua empresa a determinados padrões se quiser fazer as melhores escolhas e manter seus clientes satisfeitos. Muitas vezes, a maioria das empresas não realiza a devida diligência quando se trata de verificar a concorrência ou o que exatamente está acontecendo no setor. Para dar à sua empresa essa vantagem, você precisa ter os dados certos que o ajudarão a tomar decisões de negócios.

Esses dados podem ser encontrados em seu relatório de inteligência competitiva e contêm todas as métricas necessárias com insights profundos sobre tudo o que há para saber sobre o mercado, seus concorrentes e até consumidores. Primeiro, vamos descobrir exatamente o que significa inteligência competitiva.

 A Inteligência Competitiva pode ser definida como os dados obtidos e analisados de várias fontes legais sobre tendências de mercado, concorrentes e consumidores que podem dar a um negócio uma vantagem competitiva. A inteligência competitiva é necessária para ajudar as empresas a entender seu ambiente de negócios, desafios e oportunidades presentes neste espaço. As informações coletadas podem ser usadas para estabelecer práticas e padrões de negócios eficientes para o seu negócio.

A Inteligência Competitiva, também conhecida como Inteligência Corporativa, é muito diferente da Espionagem Corporativa ou Industrial. Na inteligência competitiva, todos os dados e informações obtidos e utilizados são obtidos de fontes públicas e são legais.

A coleta de informações sobre concorrentes vai além do nível superficial de monitoramento de feeds de mídia social, curtidas, menções e assim por diante. É um processo profundo que envolve o uso de várias ferramentas e abrange diferentes partes de um negócio. A inteligência competitiva apresenta informações acionáveis ​​que podem mudar a esfera de qualquer negócio. Uma simples pesquisa na Internet não será suficiente, pois você precisará procurar em vários bancos de dados para obter informações mais relevantes.

A inteligência competitiva pode ser categorizada em Inteligência Estratégica e Inteligência Tática.

Para objetivos e decisões de curto prazo, a inteligência tática é utilizada. Ele fornece insights sobre acontecimentos recentes e questões como como aumentar a receita no menor período de tempo. A inteligência estratégica, por outro lado, lida com questões de longo prazo que preveem eventos futuros. Essas metas de longo prazo podem incluir avaliação de riscos e oportunidades para o negócio. Ambos os casos envolvem uma análise mais profunda dos dados e métricas que cercam os negócios on-line e off-line.

Qual é o objetivo da inteligência competitiva

Como fazer Inteligência Competitiva

Na fase inicial de um novo negócio, a maioria dos empresários e membros da equipe afirmam realizar inteligência competitiva antes do início das operações completas. Isso geralmente não acontece porque o que é feito muitas vezes é o monitoramento ou simplesmente uma forma superficial de inteligência competitiva.

O erro comum que as empresas cometem é que realizam sua inteligência competitiva apenas por meio de plataformas de mídia social. Agora, embora as informações recebidas por essas plataformas possam ser muito úteis, muitas vezes não são suficientes.

Todo negócio de sucesso envolve o uso de inteligência competitiva por meio da busca de informações através de várias fontes publicadas e não publicadas, de forma ética e legal. Essas informações fornecem às empresas uma boa ideia do escopo do mercado para antecipar adequadamente os desafios e riscos e criar uma resposta adequada antes que eles surjam.

O simples ditado “Mantenha seus amigos por perto, mas seus inimigos mais perto ainda” pode ser usado para descrever o que pode ser a inteligência competitiva.

No entanto, vai além de espionar seus concorrentes, ou devemos dizer “inimigos”, mas envolve descobrir a dinâmica de seus concorrentes, o tipo de cliente que eles atendem, seu modelo de negócios e seu modo de operação. Além de seus concorrentes, a inteligência competitiva também analisa os eventos e como eles atrapalham o mercado, incluindo rivais de negócios. A inteligência competitiva também analisa o impacto de circunstâncias ou eventos sobre os principais interessados ​​e distribuidores no mercado, e como eles usam as tecnologias em um negócio pode mudar toda uma perspectiva e resultado das coisas.

Usando o monitoramento da informação, as marcas rastreiam menções à marca, hashtags relevantes, tendências do setor e menções de concorrentes em plataformas sociais profissionais, como LinkedIn, além de rastrear conversas em fóruns e menções em postagens de notícias e blogs. Isso os ajuda a ficar a par da concorrência, fazer melhorias em seus próprios processos e planos de marketing e criar estratégias para o futuro.

O objetivo da inteligência competitiva

O principal objetivo da realização de inteligência competitiva é garantir que você fique um ou muitos passos à frente da concorrência. Não saber o que fazer com os dados de sua análise competitiva é tão ruim quanto não realizar nenhuma em primeiro lugar.

A análise adequada dos dados é fundamental para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

A análise competitiva ajuda você com o crescimento do produto. Saber quais produtos seus concorrentes estão lançando, como eles resolvem os problemas dos consumidores ou atendem às suas necessidades e como esses produtos se comparam aos seus pode ajudá-lo a preencher as lacunas.

Não se trata apenas de comparar produtos, mas mergulhar profundamente em como seu produto pode ser melhor e estar no mesmo nível de alguns dos melhores por aí. Realizar análises competitivas nesse sentido também ajuda você a saber quando lançar seus produtos, quais dias são melhores, o tipo de mensagem a ser criada em torno dos produtos e como o produto será comercializado para seus consumidores. Todas essas informações podem ser obtidas por meio de análises competitivas, assinando as newsletters de seus concorrentes e acompanhando-os em tempo real.

Para que um negócio prospere, deve haver uma referência padrão para medir o sucesso desse negócio. A realização de análises competitivas ajudará você a definir as referências certas para seus negócios e informará se você está muito confortável com seu estado atual. Você está constantemente alerta para que sua marca atenda aos padrões da indústria. A análise competitiva informa a situação atual das tendências do setor e quaisquer possíveis mudanças que possam causar uma mudança agora ou no futuro.

Qual é o objetivo da inteligência competitiva

Complemente sua inteligência competitiva

Outra coisa essencial que você obtém da análise competitiva é saber onde investir tempo e recursos dentro de sua empresa. Com base nas informações recebidas de seus concorrentes, você pode avaliar se determinados departamentos ou estratégias estão funcionando ou não.

Quando você monitora as taxas de contratação de seus concorrentes, quem eles estão contratando e quais setores da empresa estão fortalecendo, você fica mais bem informado sobre o que pode estar faltando no seu negócio. Isso ajuda na reavaliação e avaliação dos diferentes setores da empresa para que você saiba também em quais áreas investir. Quaisquer que sejam as áreas em que seus concorrentes estão contratando mais, é a seção em que eles estão se concentrando. Isso pode ser mais representantes de vendas para aumentar as vendas ou altos executivos para tomar melhores decisões críticas que podem levar a empresa adiante. Certifique-se de olhar para dentro e ter sua equipe em ordem.

Menções e conversas em torno de seus negócios, produtos, serviços, concorrentes e clientes também valem a pena acompanhar. Agora, como mencionado anteriormente, este não é o único passo na análise competitiva, mas é definitivamente importante. Fazer isso também precisará ir além da superfície das métricas fornecidas pelas plataformas de mídia social e envolver o uso de ferramentas que forneçam mais informações. A plataforma de inteligência competitiva da Top Clip permite que você monitore tudo e qualquer coisa – de blogs a feeds de mídia social, para fornecer insights mais profundos sobre o que a concorrência está fazendo.

Conclusão

O objetivo básico de uma análise competitiva é ser proativo nos negócios. Ele ajuda você a ficar vários passos à frente da concorrência e também oferece a oportunidade de se antecipar a quaisquer problemas antes mesmo que eles surjam. Com a análise competitiva, você pode prever desafios, riscos e oportunidades antes mesmo que eles se apresentem. Agora, você pode tomar decisões bem informadas com base em dados valiosos e pesquisas realizadas que têm um impacto positivo no resultado do seu negócio. Você economiza energia e recursos quando sabe em que investir, onde investir e quando fazer esses investimentos. No mundo dos negócios, o timing é fundamental.

Ferramentas de monitoramento facilitam o acompanhamento das atualizações mais recentes dos concorrentes e das tendências do mercado. Solicite uma demonstração!

Ao tomar as decisões certas, você precisa das informações concretas que uma equipe dedicada pode fornecer para você. Nunca é tarde demais para começar sua inteligência competitiva. Considere dar um passo para trás para avaliar e analisar a situação das coisas que ajudarão seus negócios a longo prazo. Dedicar um tempo para conduzir a inteligência competitiva adequada certamente valerá a pena para o seu negócio no final.

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