Por que migrar de plataforma de monitoramento de mídia?

Por que migrar de plataforma de monitoramento de mídia?

Se você trabalha com relações públicas, marketing ou comunicação e usa uma plataforma de monitoramento de mídia, pode estar familiarizado com a síndrome do “está bom por enquanto”. Para ter certeza, vamos considerar as seguintes situações:

  • Você está usando uma plataforma de inteligência de mídia que não está cumprindo as promessas feitas quando a comprou, mas faz o mínimo necessário para realizar seu trabalho.
  • Talvez tenha comprado o que deveria ser uma solução “all in one” e ainda requer que você saia da plataforma para rastrear tipos de mídia específicos, ou
  • Talvez você tenha problemas para entrar em contato com o suporte ao cliente quando tem uma dúvida. 

Se você está passando por algo que mencionamos acima, provavelmente já considerou a ideia de mudar para uma nova plataforma, mas ainda tem receio de se deparar com uma série de razões pelas quais a mudança é tão difícil. 

A síndrome do “está bom por enquanto” é mais comum do que imagina.

Veja abaixo alguns dos sintomas comuns:

  • Você acha que aprender a usar uma nova ferramenta levará muito tempo;
  • Você acredita que não será possível monitorar todos os tipos de mídia em uma única plataforma;
  • Você se preocupa em receber as mesmas promessas vazias sobre suporte que recebeu da última vez;
  • Você se preocupa que, no final, a troca de soluções não valerá a pena.

Embora todas essas preocupações sejam legítimas, manter uma plataforma com resultados razoáveis pode lhe trazer desvantagens significativas a longo prazo.

Por exemplo, se o serviço de monitoramento de mídia que você usa atualmente está perdendo menções cruciais de notícias online ou de transmissão (rádio e tv), você pode estar tentando preencher essas lacunas fazendo buscas manuais fora da plataforma. O tempo que você gasta nessas pesquisas pode ser investido em planejando para aumentar sua exposição na mídia

Você também pode não estar obtendo a qualidade de suporte de plataforma de que precisa, o que pode impactar negativamente de várias maneiras. Por exemplo, o tempo que você gasta tentando descobrir como usar a ferramenta da maneira que você precisa está impedindo você de ser produtivo em outras áreas do seu trabalho. Além disso, se você não conseguir encontrar um especialista pelo telefone – ou via chat / e-mail – quando precisar de um, pode ser pego se precipitando tentando obter uma resposta simples.

Mas como se libertar desses sintomas?

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais mudar de plataforma pode ser mais fácil do que parece:

  1. Invista em uma plataforma que forneça um gestor de conteúdo dedicado e integração robusta – você ficará surpreso com a rapidez com que se sentirá confortável com a ferramenta
  2. Durante o processo de verificação, peça aos fornecedores em potencial para mostrar a você como rastrear TV, rádio, notícias online, mídia impressa licenciada e mídia social em uma ferramenta. Aproveite e solicite uma demonstração do WorkNews agora mesmo!
  3. Pergunte a outros profissionais de relações públicas e comunicações que você conhece sobre quais empresas de monitoramento de mídia têm uma reputação de fornecer serviços excelentes
  4. Avalie a pequena quantidade de tempo que levará para começar a funcionar em uma nova plataforma em comparação com o tempo que sua plataforma “boa o suficiente” está custando a cada semana.

Ainda não está convencido? Separamos 4 razões para você se convencer em migrar de plataforma de monitoramento de mídia

Ampla cobertura

Alguns serviços têm cobertura mais ampla em algumas áreas, mas na maioria das vezes, todos estão acessando os mesmos feeds de origem. Embora seja certamente importante verificar e certificar-se de que todos os pontos críticos de que você precisa estão cobertos, a amplitude é muito menos importante do que deveria ser. Se todos tiverem acesso aos mesmos feeds de origem, o mais importante é como é fácil encontrar artigos e histórias relevantes.

Fácil de usar

O maior custo de implementar um novo serviço de monitoramento de mídia é aprender a usá-lo. É por isso que a facilidade de uso é um fator tão crítico. Se você conseguir descobrir como usar a maioria dos recursos sozinho sem nenhum treinamento, essa é uma boa interface. Mas se os recursos ou configurações não estiverem claros e você precisar de muitas instruções para descobri-los, pense duas vezes antes de adotar essa plataforma.

Olhe além da Inteligência Artificial

Hoje, a IA pode detectar padrões e correlações em dados, mas ainda não consegue realizar tarefas intelectuais tão bem quanto nós. Rastrear a passagem de mensagens com base em conceitos e ideias, em vez de nomes de marcas e palavras-chave, requer compreensão de linguagem natural, e isso está além do que a IA pode fazer hoje.

A inteligência artificial oferece uma promessa tremenda, mas ainda é muito melhor no processamento de sinistros de seguros do que analisar uma opinião editorial e postagens de mídia social, que são ainda mais complicadas por gíria, emoção e sarcasmo. Conte com nossos Gestores de Conteúdo para receber o que realmente interessa!

Percepções estratégicas

A tecnologia de monitoramento de mídia social e tradicional está avançando em um ritmo alucinante. Já se foi o tempo em que o monitoramento de mídia tratava de coletar suas colocações e menções para um simples clipping. 

A capacidade de monitorar, importar dados de terceiros e executar comparações é onde estão os insights estratégicos, na interseção de vários conjuntos de dados. Ao fazer comparações entre a cobertura da mídia e as métricas internas, é possível traçar a relação entre relações públicas e métricas de resultados financeiros.

Portanto, se está procurando uma maneira melhor de monitorar, analisar e compartilhar sua cobertura de TV, rádio, notícias online e fontes de mídia social, fale com a gente! 😉

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