35 métricas de marketing para o sucesso das suas campanhas

Marketing
853
35 métricas de marketing para o sucesso da sua campanha

As métricas de marketing ajudam as equipes a comprovar a eficácia de suas campanhas. Ao conectar métricas de marketing relevantes a vários objetivos e KPIs, suas iniciativas serão claramente orientadas para objetivos valiosos e bem definidos. Dependendo das métricas de marketing escolhidas, elas podem ajudá-lo a medir sua campanha nos canais usando uma variedade de dimensões diferentes – como valor da marca ou receita geral.

No entanto, existem muitas métricas que os profissionais de marketing precisam rastrear. Encontrar as pessoas certas para se concentrar pode ser um processo árduo. Para tornar sua pesquisa um pouco mais fácil, reunimos uma lista de 35 métricas altamente valiosas para você acompanhar.

Tipos de métricas de marketing

Neste post, vamos detalhar várias métricas de marketing pertencentes a seis canais de mídia principais: métricas Web e SEO, métricas de marca, métricas de email, métricas de mídia social, métricas de pagamento por clique e métricas de marketing de eventos. Vamos olhar mais de perto.

Métricas de SEO

Quando os consumidores procuram produtos, a maioria começa a pesquisar online. Por esse motivo, é vital manter o controle de sua presença na web e nos mecanismos de pesquisa. Aqui estão algumas métricas para você começar:

1. Total de visitas

A métrica de total de visitas ajuda os profissionais de marketing a medir quantos usuários visitaram seu site. Você pode examinar todo o site ou apenas uma única página. Essa métrica o ajudará a obter uma visão sobre a popularidade do ativo da web escolhido.

2. Visitas únicas

Visitas únicas funcionam de forma semelhante ao total de visitas, mas só conta cada visitante uma vez. Portanto, se um único usuário visitar seu site em cinco ocasiões diferentes durante um período de tempo específico, isso contará como uma visita única. Isso permite que você acompanhe a atividade de um visitante em seu site, em vez de olhar para todos os visitantes de forma geral.

3. Visitantes recorrentes

As visitas recorrentes o ajudarão a descobrir quantos usuários voltaram ao seu site após uma visita inicial. Essa métrica pode ajudá-lo a ver a eficácia do seu conteúdo da web ao construir públicos e é essencial para monitorar a saúde da marca.

4. Visualizações de página

Essa métrica rastreia o número total de visualizações que uma página específica obteve. Isso pode ser usado para medir o sucesso de seus ativos voltados para o cliente, especialmente quando é reaproveitado em uma métrica como a taxa de conversão.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão descreve a porcentagem de usuários que realizaram uma ação específica após entrar em seu site. Por exemplo, se 100 usuários lerem uma postagem de blog e 5 deles solicitarem ser contatados por sua equipe de vendas, sua taxa de conversão para o blog será de 5%.

6. Duração da sessão

Esta métrica calcula quanto tempo um usuário passa em seu site durante uma única sessão de navegação. Conforme eles pulam de uma página para outra, você pode estimar quanto tempo eles passaram lendo e / ou interagindo com a página. O cronômetro irá parar quando um usuário sair da página ou ficar inativo por um período de tempo predeterminado.

7. Classificação de palavras-chave

Os profissionais de marketing devem prestar muita atenção em como as páginas-chave são classificadas para determinadas palavras-chave em seu mecanismo de pesquisa preferido. Muitas pessoas não vão além da primeira página ao fazer uma pesquisa no Google, portanto, ficar de olho nas classificações é essencial para gerar tráfego contínuo.

Métricas de marca

As métricas da marca podem ser difíceis de rastrear e ainda mais difíceis de vincular à receita. Na verdade, provar que as campanhas de sua marca geram valor geralmente requer uma solução construída com um propósito. Independentemente de sua equipe de marketing possuir tecnologia de otimização de marca, é importante ficar de olho nas seguintes métricas para rastrear o valor de sua marca:

8. Conscientização da marca

Conduzindo pesquisas e extrapolando informações como engajamento na mídia social, os profissionais de marketing podem acompanhar o conhecimento geral da marca. Compreender e maximizar o reconhecimento da sua marca é essencial para aumentar o valor do marketing de longo prazo .

9. Relação de recompra

Sua taxa de recompra responde a duas perguntas importantes: Quantos clientes compram de você apenas uma vez e quantos clientes compram novamente e novamente? Como reter clientes costuma ser mais proveitoso do que contar com vendas esporádicas, os profissionais de marketing devem tentar manter essa proporção o mais alta possível.

10. Destaque da marca

O destaque da marca é uma forma qualitativa de medir se os clientes se lembram de sua marca. Por exemplo, uma marca automotiva gostaria de pedir aos clientes que mencionassem o maior número possível de fabricantes e, em seguida, ver se o nome deles está na lista – e quanto tempo leva para o cliente se lembrar deles.

11. Sentimento da marca

Acompanhar o sentimento de sua marca ao longo do tempo ajudará você a entender se sua marca tem uma reputação positiva, negativa ou neutra entre determinados grupos. Se os clientes gostam e confiam na sua marca, é mais provável que eles comprem de você continuamente.

12. Compartilhamento de voz

O compartilhamento de voz mostra quanto do mercado sua marca controla em comparação com seus concorrentes. Ele adiciona outra dimensão ao conhecimento geral da marca e ajuda você a encontrar seus maiores concorrentes.

13. Palavras-chave de marca

Palavras-chave de marca ajudam a determinar quantas pessoas estão procurando sua empresa ou produtos diretamente. Por exemplo, em vez de pesquisar “teclados eletrônicos” no Google, um cliente pode pesquisar “teclados eletrônicos Casio” no Google.

Métricas de E-mail

O marketing por e-mail permite que você envie mensagens promocionais a uma ampla variedade de grupos de consumidores. Pesquisas mostram que o e-mail mkt ainda é um excelente canal para gerar vendas. Aqui estão algumas métricas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo este canal.

14. Taxa de abertura

Quando você envia um e-mail para um determinado público, sua taxa de abertura explicará quantos assinantes abriram um determinado e-mail. Isso pode ajudá-lo a descobrir se sua linha de assunto é atraente e pode ser comparada com métricas como a taxa de cliques para medir a eficácia do e-mail.

15. Taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) mede quantas pessoas clicaram em um link em sua mensagem de e-mail depois de receber um e-mail. Isso ajuda a determinar o quão atraente é sua estratégia de e-mail.

16. Hard bounces

Se você enviar um e-mail para um endereço inválido, receberá um erro hard bounce. Esses e-mails devem ser removidos de sua lista o mais rápido possível, pois muitos hard bounces terão um impacto negativo em sua reputação e na taxa geral de entrega entre os provedores de e-mail.

17. Soft bounces

Soft bounces ocorrem quando um e-mail não pode ser entregue a um endereço válido de outra forma. Isso pode ocorrer porque uma caixa de correio está cheia, o servidor de e-mail está offline, sua mensagem foi detectada por uma medida antivírus ou por vários outros motivos. Se um e-mail é devolvido com regularidade, ele deve ser removido de sua lista de e-mail para proteger sua capacidade de entrega.

18. Taxa de cancelamento de assinatura

Essa métrica permite medir o número de usuários que não desejam mais receber comunicações por e-mail de sua empresa. Alguns cancelamentos são inevitáveis, mas um grande aumento nas taxas de cancelamento pode indicar um problema com sua estratégia geral de e-mail.

19. ROI de e-mail

O ROI de e-mail é semelhante ao ROI de marketing . Ele ajuda a determinar a eficácia de sua estratégia de e-mail, monitorando a eficiência e a lucratividade de uma ou mais campanhas. A fórmula para calcular o ROI do e-mail é (Receita – Custo de marketing) x 100 / Custo de marketing.

Métricas de mídia social

A ideia de marcas com presença nas redes sociais era inédita apenas 20 anos atrás – mas agora, participar nas redes sociais é quase uma necessidade para as marcas. Eles fornecem um ótimo veículo para promover o reconhecimento da marca, conectar-se com os clientes e até mesmo incentivar as vendas diretamente. Por causa disso, as marcas devem prestar muita atenção a algumas métricas de mídia social.

20. Alcance

O alcance da mídia social permite que você descubra quantas pessoas viram seu anúncio, independentemente de terem optado por se engajar. Isso é importante para calcular a taxa de engajamento, taxas de conversão e muito mais.

21. Impressões

As impressões informam aos profissionais de marketing com que frequência seu conteúdo é mostrado aos usuários. Isso difere do alcance porque a métrica se concentra no conteúdo – não no usuário. Por exemplo, embora uma postagem possa ter alcançado dez clientes, cada cliente pode ter visto o anúncio duas vezes, resultando em 20 impressões.

22. Taxa de engajamento

A taxa de engajamento de sua postagem detalha quantos usuários interagiram com uma postagem depois de vê-la em seu feed. Medir o envolvimento de seu público é essencial para iniciativas de rastreamento de marca, pois fornece uma dimensão para medir a conexão do consumidor com sua marca.

23. Taxa de crescimento de seguidores

A taxa de crescimento de seguidores é outra métrica de branding importante para os profissionais de marketing, pois detalha quantos consumidores têm uma visão favorável de sua marca. Para calculá-lo, divida quantos seguidores você ganhou em um determinado período de tempo por quantos seguidores existiam no início do período.

24. Menções de marca

Cada vez que sua marca é mencionada, um consumidor ou empresa parceira está tentando iniciar um diálogo com sua marca. Rastrear menções à marca pode ajudá-lo a descobrir o sentimento geral da marca e rastrear sua popularidade ao longo do tempo.

Métricas de pagamento por clique (PPC)

Anúncios de pagamento por clique (PPC) são impulsionadores massivos de receitas para marcas de todos os setores e tamanhos. Essa tática de marketing digital permite que você exiba seus anúncios para um público amplo e só pague se um membro do público clicar no anúncio. Existem algumas métricas cruciais necessárias para rastrear seu sucesso de PPC.

25. Taxa de cliques

Quando você lança uma campanha PPC, sua taxa de cliques (CTR) está vinculada ao seu sucesso e às despesas gerais da campanha. Dependendo da plataforma escolhida, uma CTR alta pode ter uma variedade de benefícios, incluindo menor custo por clique e uma melhor posição para seu anúncio.

26. Custo por clique

O custo por clique (CPC) detalha o valor que você gastará para cada clique em um anúncio PPC. Seu custo por clique pode ser variável e determinado por meio de um processo de licitação para uma determinada palavra-chave, ou acordos podem ser feitos para obter um CPC de taxa fixa. Independentemente disso, é melhor minimizar o CPC e, ao mesmo tempo, manter alta a qualidade do lead .

27. Custo por lead

Se você está medindo o sucesso de uma iniciativa de PPC, não pode contar apenas com os cliques – você precisa medir como esses cliques se transformam em leads. Se um cliente clicar em um anúncio, ele só será considerado um cliente potencial se realizar uma ação de conversão específica – normalmente, fornecer um método de contato.

28. Total de leads qualificados de marketing

Com base nos dados demográficos e psicográficos de um consumidor, você pode prever se ele provavelmente comprará seu produto ou não. Por exemplo, se um lead corresponde ao seu público-alvo, provavelmente é um lead qualificado de marketing (MQL). Depois de identificar o que envolve um MQL, você pode calcular quanto custa para obter um.

29. Total de vendas qualificadas de leads

Leads qualificados de vendas (SQLs) têm ainda mais qualificações do que um lead qualificado de marketing. Muitas vezes, esses clientes estão prontos para marcar uma reunião com sua equipe de vendas ou estão altamente motivados para comprar. Esses clientes estão muito próximos da conversão, portanto, vale a pena identificar e medir quantos SQLs você recebe.

30. Retorno sobre gastos com publicidade

O retorno sobre o gasto com publicidade (ROAS) informa a quantidade de receita que você recebeu para cada real gasto em suas campanhas de PPC. Essa métrica é crucial para medir o sucesso geral das campanhas de PPC e é considerada uma das métricas de PPC mais importantes.

Métricas de marketing de eventos

Os eventos fornecem uma maneira excelente de se conectar diretamente com seus clientes. No entanto, seu impacto geral na lealdade à marca, receita e muito mais pode ser um pouco um enigma. Felizmente, existem algumas métricas que podem ajudá-lo a entender melhor o impacto do seu evento.

31. Total de inscritos

Rastrear o número total de inscritos que prometeram comparecer ao seu evento é uma métrica de linha de base importante para qualquer evento. Depois de obter esse número, você pode prever melhor quantos inscritos se transformam em participantes reais, fornecendo um indicador importante para KPIs de eventos futuros.

32. Presença total

A participação total se refere a quantas pessoas realmente foram ao seu evento. Como o total de inscritos, esse número significa muito pouco por si só, mas é uma entrada fundamental para cálculos mais avançados. Por exemplo, determinar quais ativos promocionais transformaram a maioria dos inscritos em participantes.

33. Pontuação do promotor líquido

Net promoter score (NPS) descreve a satisfação geral de um participante com seu evento, geralmente definida em uma escala de um a dez. Normalmente, qualquer coisa de 1 a 6 é vista como feedback negativo, 7 e 8 são ignorados e apenas 9 ou 10 são considerados positivos. O cálculo do NPS exigirá que você subtraia a porcentagem total de respostas positivas da porcentagem total de respostas negativas.

34. Leads qualificados

Independentemente de você ter organizado um evento ou um painel em um evento, é importante examinar todas as suas oportunidades para determinar quais valem a pena perseguir. Tente se concentrar em leads que correspondem ao seu público-alvo, ou que ativamente solicitou uma reunião com vendas.

35. Total de clientes adquiridos

Depois de dar a si mesmo tempo suficiente para acompanhar todos os seus leads, examine quantos de seus participantes ou leads se tornaram clientes. Depois de obter esse número, você pode compará-lo com os custos totais do evento para determinar o custo por aquisição do seu evento.

Conclusão

Existem muitas métricas que os profissionais de marketing precisam rastrear, tornando a medição do desempenho de marketing uma tarefa bastante difícil. Nem todas as métricas podem receber o mesmo peso, e o impacto de cada métrica depende das metas e prioridades da organização. Isso é extremamente problemático – os profissionais de marketing precisam de uma fonte confiável da verdade para confiar nos resultados de suas campanhas.

Se você precisa de ajuda na medição do impacto das suas campanhas, uma solução de monitoramento de marca e análise de mídia pode ser o que você está procurando. Fale com a gente! 😉

analise de mídia, análise de sentimentos, marketing

Veja também:

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux