Os desafios da análise de mídia

Análise de Mídia
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Os desafios da análise de mídia e como superá-los

A análise de mídia apresenta muitos desafios, mas eles podem ser superados com a ferramenta certa. Superá-los pode tornar a tarefa mais significativa e contribuir para o desejo comum da equipe de RP de ser mais estratégico. 

Veja abaixo os desafios que destacamos e como podem ser superados:

1 – Como lidar com o grande volume de produção de mídia

A produção de mídia impressa, online e transmitida é implacável – e acompanhar o monitoramento desse volume de cobertura é um grande desafio.

Não se trata apenas de buscar menções à sua própria marca. Monitoramento de mídia eficaz significa ficar de olho em todas as coisas que podem ter um impacto na organização ou organizações com as quais você trabalha. Isso pode incluir eventos mundiais, mudanças regulamentares, notícias do setor e análises da concorrência.

Não há como uma pessoa acompanhar pesquisando, analisando e avaliando manualmente toda a produção de mídia que existe. Os alertas do Google ajudam, mas as soluções de inteligência artificial combinadas com a habilidade e compreensão dos profissionais de RP são a verdadeira resposta. Uma análise completa da mídia requer olhar para todo o conjunto de dados.

As ferramentas de IA podem classificar e fornecer insights sobre a cobertura da mídia e apresentar as informações em um formato imediato e fácil de entender, permitindo que as equipes de comunicação vejam exatamente o que está acontecendo e gastem seu tempo analisando dados e decidindo o que precisa ser feito.

2 – Como mostrar o valor da análise de mídia

É uma preocupação comum nas equipes de RP que sua própria organização não entenda realmente o que eles fazem ou como contribuem para o crescimento e os objetivos do negócio.

Há uma necessidade real das equipes de RP se responsabilizarem pelo estabelecimento de uma estrutura de medição de RP que não domine seus recursos já esgotados e se alinhe aos objetivos gerais.

Sem os parâmetros certos para o sucesso, medições arbitrárias de valores são frequentemente impostas e podem atrapalhar o progresso real. As equipes de RP podem acabar perseguindo metas que marcam as caixas dos indicadores de desempenho e não contribuem com um valor real. 

As equipes de RP precisam encontrar maneiras de demonstrar o impacto da RP, em vez de apenas contar a cobertura da mídia alcançada. O sucesso de RP precisa estar alinhado com o sucesso do negócio e os relatórios devem mostrar como as atividades ajudaram a cumprir as metas organizacionais.

3 – Como evitar a perda de menções importantes na mídia

Perder uma menção importante na mídia ou uma história de última hora relevante é o pesadelo de todos.

Há o medo de que você seja pego de surpresa por algo que cause o surgimento de uma crise, bem como a preocupação de que um membro sênior da organização detecte algo primeiro e pergunte por que não foi informado. 

As equipes de RP precisam de ferramentas de monitoramento de mídia que forneçam informações precisas, completas e em tempo real sobre todos os termos de pesquisa que são relevantes para sua organização e setor. Boas ferramentas permitem que você concentre sua atenção na interpretação dos dados e na decisão sobre o que deve ser feito e de que maneira.

4 – Como ganhar tempo com análise de mídia automatizada

A análise de mídia pode facilmente consumir tempo e recursos e não é incomum que aprendizes e profissionais de comunicação de nível inferior se dediquem quase inteiramente a ela. Como todas as organizações precisam que seus funcionários sejam mais eficientes e eficazes do que nunca, as técnicas de gerenciamento de tempo são essenciais.

Portanto, encontrar a ferramenta certa para automatizar partes do processo é a única solução real para acelerar a análise de mídia. O monitoramento de mídia alimentado por IA permite que as equipes de RP encontrem mídia relevante, obtenham uma visão rápida e útil sobre ela e redirecionem seu tempo para fazer uso dessa visão para desenvolver oportunidades e suprimir crises de comunicação.

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