O que é um Programa de Marketing?

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O que é um Programa de Marketing?

Um programa de marketing é todas as pessoas, processos, tecnologias e atividades envolvidas em fazer conexões e construir relacionamentos para atingir um objetivo final. Nos mercados business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C), esse objetivo final é engajar clientes em potencial e melhorar as vendas de produtos e serviços. Mas isso não é tudo. Tecnicamente, um programa de marketing pode e deve ser maior que as vendas. 

Mas você precisa de um programa de marketing?

Você provavelmente já tem um programa de marketing. Tecnicamente, qualquer tentativa de construir um relacionamento com o objetivo final de vender algo é marketing – seja uma ideologia política ou um sapato. Na verdade, não vemos como você poderia vender algo sem marketing e comunicação. No entanto, alguns programas de marketing são melhores que outros. E alguns são tão ruins e desorganizados que se torna injusto com a palavra “programa”.

Os profissionais de marketing devem se esforçar coletivamente para criar programas bem estruturados e orientados a objetivos que aproveitem ao máximo os recursos disponíveis para nós. 

Claro, hoje em dia, esses recursos são amplos, complexos e incrivelmente variados – o que significa que qualquer estratégia de marketing que se preze precisa ser omnichannel. Isso significa que você não pode simplesmente criar um roteiro de marketing por e-mail e encerrar o dia; você precisa de um plano sólido que englobe todos os canais e inclua considerações para o ecossistema único de cada um. 

Talvez mais importante, essa estratégia de marketing precisa ser capaz de se adaptar aos novos canais à medida que eles aparecem, ajudando a guiá-lo pelos mundos em constante mudança das mídias sociais, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor. 

Em outras palavras, sim, você precisa de um programa de marketing. Mas, sendo mais específico, você precisa de um programa de marketing eficaz.

O que é um Programa de Marketing?

O que faz um programa de marketing eficaz?

Um programa de marketing eficaz é aquele que atinge seus objetivos de negócios com a melhor relação custo-benefício possível. Os programas de marketing mais bem-sucedidos têm duas coisas em comum:

1. Profissionais de marketing talentosos

Profissionais de marketing são a base. Eles lidam com pesquisas de marketing, aprendem sobre o comportamento do consumidor, aprimoram tópicos de ciências sociais e geralmente ajudam você a navegar no mundo em rápida mudança da narrativa da marca. É claro que nenhum especialista em marketing pode fazer tudo isso sozinho. Em vez disso, eles confiam uns nos outros para criar uma equipe interligada de profissionais criativos e com visão estratégica, incluindo:

Gerente de marketing

Você também pode chamá-los de diretor de marketing, ou, se estiver em uma empresa realmente pequena, CEO. Esta pessoa é responsável pela coordenação das atividades de marketing ao mais alto nível. Em outras palavras, eles desenvolvem o plano de marketing abrangente.

Eles precisam entender as metas de negócios e as barreiras para alcançá-las. Isso inclui ter uma noção sólida do cenário político, econômico, social e tecnológico. Chamamos isso de PEST. Eles também precisam entender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua marca (SWOT). Além disso, seu gerente de marketing defende um orçamento. Isso pode ser fácil ou muito difícil, dependendo da estrutura organizacional.

Estrategista de marketing

Um estrategista de marketing trabalha com diretores de marketing ou gerentes para desenvolver uma estratégia que atinja as metas de negócios. Eles são responsáveis ​​por trazer propostas de marketing orientadas por dados.

Os estrategistas de marketing estão muito próximos do topo da cadeia alimentar de marketing, por assim dizer. E embora eles não queiram se envolver muito, eles precisam ser bem versados ​​nas melhores práticas de marketing e ter um dedo no pulso de todas as tecnologias de marketing. Como tal, esses especialistas geralmente têm um MBA, uma especialização em marketing de uma faculdade ou universidade respeitável ou muita experiência. 

Os estrategistas de marketing também devem colaborar com os gerentes de vendas. Os insights fornecidos pelas equipes de vendas aos profissionais de marketing podem ajudar muito a refinar a abordagem que os profissionais de marketing adotam ao tentar criar mensagens relacionadas ao seu público-alvo e gerar os resultados de negócios desejados.

Por fim, os estrategistas de marketing estão empenhados em acompanhar o sucesso de suas campanhas e demonstrar o ROI para seus superiores (ou para o cliente, se você for um estrategista de uma agência).

Gerentes de projeto

Os gerentes de projeto estão principalmente preocupados em supervisionar a execução de campanhas de marketing. Isso inclui colaborar com estrategistas e gerentes de marketing sobre quais recursos podem ser necessários para realmente produzir o conteúdo de uma campanha de marketing.

Eles precisam ser capazes de transmitir claramente a estratégia aos criadores de conteúdo, anunciantes, escritores, designers, consultores e desenvolvedores que realmente farão a maior parte do trabalho. Eles também precisam coordenar essas atividades e, idealmente, garantir que estejam dentro do orçamento, no prazo e no ponto.

Equipe de produção

Uma equipe de produção normalmente inclui escritores, designers, cinegrafistas, consultores e desenvolvedores.

Os programas de marketing podem usar alguma combinação de talentos internos, freelancers, contratados e ajuda de agências. Dessas opções, os modelos internos e de agência tendem a ser preferíveis do ponto de vista do controle de qualidade. Embora freelancers e contratados possam ter um preço mais baixo, é mais desafiador realmente incorporá-los à equipe.

Dito isto, a opção que você escolher se resumirá à natureza do projeto, seu orçamento e quanto tempo seus profissionais de marketing internos realmente têm. Trabalhar com uma agência, por exemplo, é bom porque – além do talento criativo e técnico – você tem acesso aos seus estrategistas, que podem ajudar a desenvolver estratégias de marketing orientadas por dados.

2 – Algum tipo de estrutura de marketing

A segunda coisa que todo programa de marketing precisa é de uma estrutura de marketing sólida que os ajude a executar seu plano de marketing. Primeiro, vamos esclarecer algo:

  • Seu plano de marketing é sua estratégia de marketing maior, conforme determinado por seus gerentes de marketing de alto nível.
  • Sua estrutura de marketing é sua representação estrutural de como esse plano é implementado.

Muito disso é semântica. Mas o ponto é que você precisa de uma abordagem estruturada para executar seu plano de marketing, e nós temos uma sugestão:

O que é um Programa de Marketing?

A estrutura do Inbound Marketing

Também conhecido como funil de vendas e marketing, a estrutura de inbound marketing é um modelo de marketing digital que automatiza o fluxo de leads para sua equipe de vendas. Ele depende muito do marketing de conteúdo e da otimização de mecanismos de pesquisa para obter sucesso na movimentação de leads e clientes em potencial na jornada do cliente. A estrutura pode ser dividida em algumas fases principais:

Geração de Leads

Você também pode chamar essa fase de reconhecimento da marca. A conscientização é basicamente apenas gerar tráfego para o seu site, enquanto a geração de leads é gerar um relacionamento com esse tráfego, capturando um endereço de e-mail.

A tática é basicamente a mesma para ambos: você está usando postagens de blog, vídeos, infográficos, dicas e truques e outros conteúdos que são realmente úteis para seu público-alvo e agregam valor ao dia deles.

Se o seu público gosta do que vê, eles podem ser atraídos a se inscrever em seu boletim informativo ou talvez baixar um recurso que pertença ao que quer que esteja lendo. A outra parte da geração de leads é garantir que seu site seja otimizado para funcionar na pesquisa. Isso requer recrutar consultores e desenvolvedores para obter elementos técnicos de SEO como:

  • Velocidade da página.
  • Metadados.
  • Marcação de esquema.
  • Saúde do site.
  • Experiência do usuário (UX).

Também envolve a otimização de conteúdo, como postagens de blog, páginas de destino, etc., para que tudo seja descoberto por meio de pesquisa. 

Nutrição de Leads

Nesta fase, você tem um lead e agora precisa de uma maneira de conduzi-lo ainda mais fundo no funil. Como? Ao promover conteúdo útil diretamente em sua caixa de entrada de e-mail e nas mídias sociais. Outras táticas viáveis ​​de nutrição de leads incluem white papers, infográficos, animações de vídeo e outros conteúdos que demonstrarão o valor da sua marca e, finalmente, converterão um lead em um cliente potencial.

Ativação de vendas

Por habilitação de vendas, queremos dizer conteúdo de fundo de funil que ajuda a impulsionar as vendas. Isso pode incluir:

Fidelização do cliente e defesa da marca

Existem dois objetivos principais deste estágio final da estrutura de inbound marketing:

  1. Melhore a fidelidade do cliente com páginas de perguntas frequentes, tutoriais de produtos e outros conteúdos que melhorarão a experiência deles com sua marca.
  2. Transforme clientes fiéis em defensores da marca, recrutando-os para depoimentos em vídeo e estudos de caso e incentivando-os a fornecer feedback positivo nas mídias sociais, diretórios de negócios on-line e sites de avaliação.

O que é um Programa de Marketing?

Concluindo sobre o programa de marketing

As pessoas estão no centro do marketing de várias maneiras. Eles são os criadores e também os que se beneficiam da criação; são as equipes que constroem sua estratégia de marketing e os clientes potenciais ou atuais que a veem em ação e, como resultado, decidem se envolver com sua marca. É por isso que as pessoas são a primeira coisa que você precisa para qualquer estratégia de marketing digital ou marketing de conteúdo.

Todo programa de marketing começa com pessoas experientes que podem ajudá-lo a acompanhar o ROI, implementar uma estrutura mais adequada ao seu plano de marketing , desenvolver estratégias vencedoras e fornecer conteúdo que atinja seus objetivos.

A segunda coisa que você precisa é de uma base sólida. Isso significa que você precisa ter o comportamento do consumidor e os dados de pesquisa de marketing para orientar suas decisões. Nós podemos te ajudar com isso. Solicite uma demonstração do monitoramento de notícias e redes sociais.

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