Para encontrar sucesso no segmento de relações públicas, é preciso saber como usar a coleta de dados de forma eficaz. A metodologia, o uso de dados brutos e a interpretação de questionamentos dos usuários são essenciais. Porque sem dados, seus argumentos, histórias e materiais não serão tão sólidos e críveis. Portanto, abaixo, vamos sugerir como usar os dados de forma eficiente.
Tópicos deste artigo:
1. Use como prova
É difícil convencer o público com declarações sem respaldo ou dados concretos. Portanto, uma maneira de fortalecer seus argumentos e alegações seria incluir estatísticas relevantes a partir de sua fonte de dados.
Agora você deve questionar onde obter os números para sustentar seus argumentos? É exatamente aí que entra a coleta de dados. Você pode obter informações significativas de seu público-alvo de pessoas por meio da coleta de dados. Você pode determinar dados específicos que podem complementar seus argumentos em seus materiais de marketing.
Você ficará mais confiante ao divulgar declarações com números, informando os problemas comuns de certos grupos focais, os problemas enfrentados pelas pessoas, etc. Isso aumenta sua confiança porque você obteve isso de sua coleta de dados.
Portanto, se alguém questionar suas alegações, você pode facilmente apontá-las para o estudo que você fez.
Isso não apenas fortalece suas declarações, mas também oferece várias vantagens para você. Adicionar estatísticas faz você mais inteligente e confiável – mostrar números significa que você fez sua pesquisa e mostra seu profundo conhecimento sobre o assunto.
2. Relatórios com qualidade
Os relatórios geralmente desempenham um papel significativo nas relações públicas – apresentando-se tanto aos clientes quanto ao seu público.
No ambiente de hoje, um alto volume de desinformação, também conhecido como ‘fake news‘, está sendo espalhado nas mídias sociais. Por outro lado, você pode fornecer relatórios precisos retirados de sua coleta de dados. Você pode aproveitar esses dados e criar conteúdo informativo para ajudar seu público.
Também atua como uma contramedida às notícias falsas em seu nicho. Se você for bem-sucedido ao fazê-lo, seu mercado poderá percebê-lo como um grande fornecedor de informações confiáveis.
Ter a confiança do público que você atende pode levar a melhores negócios, como fidelidade à marca, menor abandono de carrinho, crescimento do cliente, satisfação do cliente, escalabilidade, retenção de clientes e muito mais.
Melhores relatórios devido à coleta de dados também podem ser usados ao apresentar aos seus clientes. Você não pode simplesmente lançar números e dados para seus clientes sem verificá-los, não se quiser ser visto como confiável. Para garantir que isso não aconteça, mostre os detalhes da sua coleta de dados. Mencione que os números que você está usando são legítimos.
3. Insights diretamente da fonte
A coleta de dados feita corretamente fornece insights sobre várias informações sobre seu mercado. Esta iniciativa permite que você aprenda sobre seus interesses, concorrentes, os tópicos de tendência, crises de imagem, e muito mais.
Para coletar dados de seu público, você pode utilizar esses diferentes métodos de coleta de dados sem grandes custos. Use perguntas de pesquisa no site, testes de usabilidade, formulários de feedback, questionários de aplicativos e outros para obter tipos de dados e pontos adicionais.
Estes são essenciais se você deseja converter ou persuadir seu mercado. Você nunca pode atrair a atenção do seu público se não mencionar nada que seja interessante para eles.
Isso só mostra o quão importante é a coleta de dados. Isso ajudará você a saber em quais tópicos ou questões seu mercado está interessado.
Com as perguntas e os instrumentos certos, você pode descobrir quais questões ou tópicos chamarão a atenção do seu mercado. Isso ajudará a obter melhores engajamentos e aumento do seu público-alvo.
Depois de obter esses dados valiosos, você pode aproveitá-los destacando-os em seus materiais de relações públicas. Você provavelmente vai se deparar com questões negativas e positivas durante a coleta de dados. Se você estiver lidando com questões negativas, tenha cuidado ao trazê-las à tona – o mesmo vale para tópicos delicados.
Certifique-se de que você pode combater as respostas negativas profissionalmente. Quando você apresentar esses tipos de problemas, esteja pronto para fornecer soluções positivas também.
4. Insight comportamental
O processo de coleta de dados também lhe dará uma visão comportamental em relação ao seu mercado. Com as perguntas certas e usando diferentes tipos de coleta de dados, você saberá como seu mercado reagirá a tópicos específicos e materiais de relações públicas.
Os melhores profissionais de relações públicas sabem como tirar vantagem dos dados de alta qualidade. E esta é uma das maneiras que eles fazem isso. Mesmo grandes empresas usam big data da mesma maneira.
Eles descobrem o que aciona seu mercado de uma maneira positiva e criam materiais de marketing em torno disso. Alguns também encontram as questões e problemas que seu mercado está enfrentando para que possam fornecer soluções para eles.
Como um excelente profissional de relações públicas, você pode aproveitar esse fato se estiver procurando por respostas específicas do seu segmento.
Quando feito corretamente, você pode abordar um tópico específico de maneira envolvente para obter uma resposta positiva que melhorará a imagem da marca de seus clientes.
5. Refinando materiais de RP
Não existem profissionais de relações públicas perfeitos. Todas as pessoas neste campo experimentaram acertos e erros com suas iniciativas. Existem materiais de relações públicas que se tornaram virais; há também aqueles que têm menos compromissos do que o habitual. Seja qual for o resultado, observar os dados por trás dessas iniciativas ajudará a melhorar suas estratégias.
Lembre-se, esses profissionais de RP de destaque são aqueles que voltam ao plano e verificam onde podem melhorar seus materiais ou até mesmo seu método de coleta de dados. Esses profissionais não estão satisfeitos com resultados medíocres e estão dispostos a tentar métodos diferentes para atingir seus objetivos. Se eles tornaram uma determinada campanha viral, eles não descansam. Eles se aprofundam no que o tornou viral e veem se podem imitar os mesmos resultados ou superá-los.
Uma maneira de obter números melhores com suas iniciativas seria usar os dados a seu favor. Verifique como seus materiais anteriores foram recebidos. Monitore se você teve um alto engajamento, o sentimento da maioria e se obteve os resultados desejados.
Somente seu conjunto de dados dirá por que você não atingiu suas metas, se for esse o caso. Ele mostrará onde você faltou, onde deveria ter dobrado e o que deveria ter incluído.
Observar as métricas de seus materiais também é uma forma de coleta de dados. Essa é uma ótima maneira de alavancar esse ato para apresentar e publicar melhor conteúdo para o seu mercado.
6. Escolhendo a melhor plataforma de mídia
Com uma boa pesquisa de mercado, você entenderá a melhor plataforma para sua mensagem de PR. Você saberá onde obtém mais atenção, engajamento e tração do seu mercado. Você só saberá em qual plataforma seu público mais frequenta por meio do monitoramento e coleta de informações.
A coleta de dados também pode indicar qual é o melhor meio para seu público. Você terá uma ideia se eles gostam mais de ler postagens de blog ou preferem áudio como podcast e vídeos interativos.
Essas informações são essenciais para um profissional de relações públicas porque seus conteúdos nunca chegarão ao seu público-alvo se eles não estiverem de acordo com esses aspectos. Eles não alcançarão as metas que estabeleceram se não apresentarem seu conteúdo para as pessoas certas.
Quase todas as empresas usam essa estratégia específica. Para que seus esforços e investimentos tenham um alto ROI, eles precisam colocar seus materiais ou mensagens na frente das pessoas certas. Essas pessoas são as pessoas interessadas que vão gostar do tópico ou tipo de conteúdo que seu material de relações públicas traz.
Esse aspecto é muito importante, pois você deseja que suas publicações sejam vistas pelo seu mercado, principalmente pelas pessoas que você segmenta. E uma maneira de aumentar as chances disso é obter dados sobre em qual plataforma seu mercado passa a maior parte do tempo.
7. Elementos de viralidade
Tornar o conteúdo viral é o sonho de um profissional de relações públicas, especialmente se destacar o cliente de forma positiva. É difícil conseguir postagens virais consistentes, mas você aumenta suas chances de fazê-lo analisando os dados coletados.
Como mencionado anteriormente, você pode analisar as métricas de suas campanhas anteriores. Confira o que funcionou e o tornou viral. Faça perguntas e pense em diferentes ângulos do motivo pelo qual esse conteúdo foi tão bem recebido.
Depois de coletar dados e fazer um brainstorming com sua equipe, é hora de testá-los novamente em uma nova campanha. Integre todos os elementos que você acha que fazem uma campanha viralizar. As coisas que você usou antes devem ser aprimoradas em sua campanha atual para obter melhores resultados do que as anteriores.
Todos os seus conteúdos de relações públicas de alto engajamento têm algo em comum. Estudar o fator comum entre eles pode aumentar suas chances de viralidade. Você pode então aproveitar esses elementos ao criar futuros materiais de relações públicas.
8. Formule mais perguntas
Quando você tem os dados certos para trabalhar, não se contenta com essas informações; sempre tente ir mais longe no que você está tentando procurar. Uma ótima maneira de fazer isso seria formular mais perguntas de pesquisa e buscar a garantia de qualidade na coleta de dados. Essa iniciativa geralmente apresentará outra ideia ou ângulo em que você pode querer trabalhar.
Inicie uma sessão de brainstorming com sua equipe de relações públicas, na qual eles possam contribuir com sugestão ou ideia. Anote as ideias porque você as reavaliará se elas se encaixam no que está tentando alcançar para seu cliente ou empresa. Para ser mais eficiente nisso, convide sua equipe para participar.
Lembre-se de que as relações públicas também tratam da construção de relacionamentos. Pense em quais campanhas ou pequenas iniciativas podem fortalecer ou iniciar um relacionamento com seu mercado-alvo. Pergunte à equipe como você pode produzir algo que possa deixar essas pessoas curiosas sobre seu conteúdo.
É por meio dessas ações que você consegue inovar suas estratégias. Ao fazer mais perguntas, você também obtém ideias que podem ser novas para o seu nicho.
9. Automação de software
Os profissionais de relações públicas querem ser eficientes com seu tempo. Eles querem que suas horas de trabalho sejam produtivas e contribuam para seus objetivos. Uma maneira de agilizar a coleta e a análise de dados seria integrar a tecnologia. Isso não apenas o tornará mais eficiente, mas também o ajudará a criar materiais melhores.
Vimos o sucesso da automação em postagens de mídia social e atividades de marketing digital. O mesmo sucesso pode ser visto nas relações públicas. A IA no setor de relações públicas pode ajudar na coleta de dados agregando todas as informações retiradas do seu mercado e enviando-as para você em qualquer arquivo que desejar.
A análise de mídia da Top Clip pode mostrar de forma abrangente os dados coletados. Ele pode mostrar vários gráficos e compará-los com qualquer informação anterior. Isso torna a análise de dados mais fácil e simples de entender. Fale com nossos consultores sobre a análise de mídia!
A automação no setor de relações públicas – especialmente monitoramento de mídia, de rede social e marketing por e-mail – é difundida por vários motivos. Independentemente disso, uma coisa é certa, você economiza tempo e esforço, o que o ajuda a ser mais eficiente.
10. Previsão de tendências
As previsões de tendências são benéficas, especialmente se ocorrerem. Por quê? Porque coloca sua empresa ou clientes na liderança. Você pode ser o primeiro na próxima tendência de campanha, tendência de preços, tendência de design, tendência de marketing etc.
Estar na moda é possível quando você tem um rico conjunto de dados. Isso permitirá que você veja uma mudança em uma tendência ou até mesmo preveja uma antes que ela se desenrole completamente. Lembre-se de que os comportamentos humanos tendem a se repetir várias vezes.
Dados avançados podem ajudar os profissionais de relações públicas a ver um padrão no qual podem capitalizar e estar à frente dos concorrentes. Com ótimas ferramentas de coleta de dados e excelente gerenciamento de dados, você pode prever as tendências futuras.
O uso de software e automação ajuda você a analisar e apresentar suas ideias visualmente; você pode fazer um brainstorming sobre a próxima tendência possível com sua equipe.
Conclusão
A coleta de dados tem sido parte de muitos segmentos por vários motivos. Para o setor de relações públicas, em particular, ajuda a obter melhores conteúdos e compreensão do mercado.
Aproveitar isso em seu negócio aumenta suas chances de obter ótimos resultados em qualquer iniciativa que você faça. Portanto, certifique-se de fazer a coleta de dados corretamente e você estará no caminho de se tornar um profissional de relações públicas melhor.