O clipping é um conjunto de atividades que visa acompanhar a veiculação de um determinado conteúdo na imprensa, indexando cada publicação. Refere-se ao processo continuado de monitoramento, arquivo, análise e organização das citações que a personalidade, produto ou marca recebem na mídia.
Além de monitorar e arquivar as citações e veiculações impressas e digitais também pode registrar e arquivar os verbetes e demais nomes utilizados no decorrer de um intenso trabalho de publicidade que visa tornar público determinado produto ou evento sem a utilização de mídia paga.
Sumário
Definição técnica: O que é clipping?
Como já mencionamos, ele está ligado a um contínuo processo de monitoramento, análise e arquivamento de menções realizadas na mídia impressa e digital.
Essa atividade já existia antes do surgimento da internet e do marketing digital. Tradicionalmente, essa área de atividade já era realizada por jornalistas e assessores de imprensa vinculados às agências de publicidade ou agências de assessoria de imprensa.
O monitoramento sempre foi realizado através de jornais, revistas, televisão, rádio e, nos últimos anos, através de mídias digitais como sites, blogs, e-mails informativos, YouTube e demais plataformas digitais.
A palavra “clipping” tem origem do idioma inglês e significa “recorte”. Porém, em países de língua inglesa esse ramo de atividade recebe as nomeações de “news monitoring” (monitoramento de notícia) ou “media monitoring” (monitoramento de mídia).
Entretanto, o uso do termo “clipping” se tornou mais usual em diferentes países do mundo, pois ainda no século XX a atividade era limitada à mídia impressa.
Nos tempos da alta abrangência da mídia impressa e eletrônica, principalmente, a partir dos anos 1950, os trechos e citações em que uma marca era mencionada eram recortados e arquivados de forma organizada em pastas impressas e manuais.
No Brasil
A partir dos anos 1970 e 1980, essa atividade ganhou muito destaque com o amadurecimento do mercado de comunicação do Brasil e com a reabertura política que diminuiu a vigilância dos órgãos de imprensa.
Essa área de atividade ganhou o termo aportuguesado “clipagem” para definir essa atuação na área da comunicação social.
Como funciona?
Geralmente, o cliente pode ser uma empresa, marca ou personalidade que precisa indexar e identificar as vezes nas quais foi mencionado ou mencionada nos veículos de imprensa e nas demais plataformas de conteúdo.
A agência de comunicação que oferece esse serviço precisa estar antenada para acompanhar o nível de popularidade do cliente na imprensa e na internet o que pode variar conforme o grau de popularidade do cliente.
Pois, quanto maior é a popularidade do cliente, mais árdua será a tarefa do jornalista ao monitorar e arquivar as veiculações e citações geradas na mídia.
Conclusão
Um dos principais trabalhos nas agências de publicidade, de comunicação e de assessoria de imprensa, o clipping se tornou mais forte com a consolidação das mídias eletrônicas (rádio e TV) e das mídias digitais (internet, sites e aplicativos informacionais).
Empresas de diferentes abrangências e portes precisam acompanhar as citações de suas marcas e produtos para monitorar a qualidade de seu posicionamento e capacidade de resposta junto ao público e ao mercado.