O branding é estratégico. O rebranding não deve ser diferente.
A reformulação da marca envolve muito mais coisas do que simplesmente alterar um logotipo ou a fonte do nome de sua empresa. O branding desempenha um papel significativo em ajudar as empresas a se posicionarem de forma mais estratégica e permitir que os consumidores entendam o que você oferece, qual é sua filosofia e o que o diferencia dos concorrentes.
Tópicos deste artigo:
Uma estratégia de branding pode aprimorar todo o seu negócio e exigirá esforços de marketing e RP para dar vida a sua visão.
1. Você superou sua missão
Uma reformulação da marca pode significar a evolução de uma organização e alertar os clientes atuais – e potenciais – sobre as maneiras como você cresceu como empresa e como está atendendo às necessidades dos clientes de maneiras novas e criativas.
2. Você deseja conquistar novas regiões
Para impulsionar seu negócio, é necessário ficar de olho em novos públicos que podem se beneficiar de seus produtos ou serviços. Utilize do Monitoramento de Mídia, pesquisas contínuas e aprenda as melhores práticas no seu segmento, observando as tendências com antecedência, pois elas podem resultar na identificação de outros dados demográficos e levar ao crescimento da empresa.
Obviamente, definir a quem você atende e qual é seu nicho ou especialidade deve estar no centro de sua missão e estratégia de negócios geral.
3. Você precisa se livrar de uma imagem ruim
Erros, insatisfação do cliente, liderança ruim, equipe descontente. A lista continua. Os proprietários de empresas enfrentam esses desafios quase todos os dias, e nenhuma empresa ou setor está imune à crítica.
E, em alguns casos, o impacto da crítica pode ser muito profundo e duradouro, e a única maneira de avançar é reformulando a marca. Se você se encontrar nesta posição, planeje um rebranding que preste atenção conscientemente ao tangível e intangível, sutil e direto, maneiras de permitir que você se refresque e siga em frente.
É aqui que entra uma estratégia sólida de RP. Lidere com transparência e honestidade sobre o porquê de sua reformulação da marca, pegue o que você aprendeu com o processo e siga em frente.
4. Você tem uma crise de identidade
Se você achar que é inconsistente, incorreto ou confuso com a maneira como apresenta sua imagem visual e / ou editorial, o rebranding pode ser necessário.
Considere as seguintes questões:
- É mais fácil e mais econômico polir a identidade de sua marca existente ou começar do zero?
- E quais são as implicações para sua equipe, seus clientes e o mercado?
Este não precisa ser um jogo de tudo ou nada, mas não ir a fundo em qualquer um dos cenários pode adicionar confusão a um estado já frágil. Quer você reconstrua ou atualize sua identidade, certifique-se de ter os parâmetros e práticas corretos em vigor para proteger sua nova identidade no futuro.
5. O mercado está evoluindo rapidamente
Às vezes, uma reformulação da marca é necessária para manter sua empresa competitiva em um mercado dinâmico e em constante mudança.
Esteja você refinando um nicho ou se aventurando em um novo território, lembre-se da citação de George Patton: “Se todos estão pensando da mesma forma, então alguém não está pensando”.
Invista em feedback do cliente, pesquisa e estudos de mercado para mantê-lo informado quando uma reformulação da marca for necessária para mantê-lo relevante e em crescimento.