Você acha que seus esforços de RP são bons? Se você não tem certeza, então pare e leia estes seis sinais que identificamos para as equipes que precisam de monitoramento de mídia!
Sumário
Sinal 1 – Sua marca não está recebendo cobertura de mídia ou promovendo discussões online
Não é que as pessoas não gostem da sua marca. É que eles nem sabem que existe. Não ser falado é o pior pesadelo de todo profissional de comunicação. Mesmo a publicidade negativa é melhor do que nenhuma publicidade.
Você acaba de lançar o melhor produto do mundo que toda a sua equipe passou 5 meses desenvolvendo?
Ninguém comentou. Será culpa sua?
Você está fazendo tudo. Lançamentos de produtos, webinars, campanhas de mídia social e muitas postagens em blogs – mas as pessoas simplesmente não parecem se importar. Os jornalistas não estão escrevendo sobre você, e aquela hashtag dedicada que você criou para sua campanha foi usada apenas por você e seus colegas de trabalho.
Quando você não está recebendo nenhuma menção à sua marca, alguns possíveis erros podem ser:
- Não direcionar ao público certo;
- Não promover nos canais certos;
- Não alcançar os influenciadores certos;
Se sua marca não está recebendo a cobertura que você deseja, mesmo que sua equipe esteja trabalhando demais, esse é o maior sinal de que você precisa controlar melhor seu ROI.
Sinal 2 – Você não sabe o que estão falando sobre sua marca
Supondo que você obtenha alguma cobertura e retorno online para sua marca ou campanha. Você foi destaque em algumas publicações importantes e a hashtag de sua campanha está em alta no Twitter.
Será que foi sorte? Você sabe o que ou quem está falando sobre você? Pode reproduzir ou amplificar os efeitos?
Os grandes profissionais de comunicação sabem que empresas de sucesso constroem marcas a longo prazo. E você não pode confiar na sorte para sempre. Portanto, se você conseguiu cobertura online, precisa saber se isso é motivado por:
- Clientes atuais que amam seus produtos ou serviços?
- Influenciadores ou jornalistas com quem você está trabalhando?
- Influenciadores ou jornalistas que você não conhecia?
- Pessoas aleatórias?
Simplificando, você não pode repetir a receita, se não sabe de onde vem o resultado.
Sinal 3 – Você não sabe o grau de sucesso das suas campanhas
Você pode ter uma equipe incrível e extremamente trabalhadora que passa dias e noites lançando campanhas e alcançando influenciadores em diferentes canais para obter mais atenção para sua marca. Mas você não pode dizer quanto esses esforços estão valendo a pena. Ou você pode conseguir muitas menções online, mas não sabe se essas discussões estão trazendo mais tráfego, mais inscrições de e-mail, mais vendas ou quaisquer ações que você deseja que as pessoas realizem.
Sem métricas ou dados claros para analisar o antes e o depois, muitas dessas perguntas ficam sem resposta:
- Quantas discussões online são impulsionadas por seus esforços de comunicação?
- Você está alcançando o público certo?
- Como as pessoas se sentem em relação à sua marca?
- Quantas dessas discussões geram vendas?
Você pode estar desperdiçando todo o seu orçamento em canais e pessoas que não fazem nada pela sua marca.
Sinal 4 – Você está perdendo menções de marca
É preciso construir muito a reputação de uma marca para obter cobertura de mídia e discussões online. Mas o que é pior do que não ser mencionado, é ser mencionado, mas não saber que foi.
Quantas vezes você já ouviu de outra pessoa que ela leu sobre sua marca em um artigo que você não sabia que existia?
- Você perde oportunidades de expandir o alcance de sua marca. Depois de descobrir que alguém mencionou sua marca, você pode ajudar a compartilhá-la e divulgá-la. Se for um influenciador ou marca que você não conhece, você também pode entrar em contato e construir uma parceria de longo prazo.
- Você não pode verificar os fatos. Na era do jornalismo popular, qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa. Se você não sabe quando é falado, não pode verificar se há informações incorretas ou proteger sua marca contra fake news.
- Você não poderá provar o seu ROI se não estiver acompanhando.
Sinal 5 – Relatórios superficiais
Você leva muito tempo para gerar seus relatórios em planilhas e tem problemas ao reportar os resultados ao seu cliente e compartilhar com sua equipe. E pior… não tem certeza se os dados que possui são confiáveis. Você precisa de um dashboard integrado ao seu clipping de notícias!
Sinal 6 – Você confia em sentimentos e intuição
Então, em vez de olhar para os “números concretos”, você confia em seu instinto. Você faz o que parece certo. Lança campanhas no Facebook confiando no seu feeling. E o que acontece quando você não tem uma estratégia real ou define métricas para medir seu sucesso? Adivinhou. Você não consegue.
Só pode ser gerenciado aquilo que é medido!
Medir é realmente apenas uma maneira sofisticada de dizer “saber”. Você não pode gerenciar ou melhorar o que não conhece. Se você se identifica com algumas afirmações acima, que tal usar uma ferramenta poderosa de monitoramento de mídia?