Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Microsoft indica que, atualmente, as redes sociais são a principal fonte de informação em países emergentes, como o Brasil. Outro levantamento mostra que a população brasileira está em segundo lugar no ranking das que ficam mais tempo conectadas no mundo, com, aproximadamente, 225 minutos por dia.
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Tais resultados comprovam que os brasileiros passam boa parte do tempo consumindo — e, também, produzindo — conteúdo na internet.
Por isso, além de um bom monitoramento das mídias tradicionais (rádio, jornal, TV), é necessário saber, também, o que as pessoas falam sobre sua empresa nas redes sociais.
O relatório de análise de sentimentos nas mídias sociais é o instrumento perfeito para isso. Ele tem a função de mostrar não só o que está sendo dito, mas também o que seus clientes sentem em relação à sua marca ou produto.
Você não pode deixar de conhecer essa ferramenta, que fará com que as suas ações de marketing e comunicação sejam muito mais efetivas. Continue a leitura e saiba como funciona.
O que é a análise de sentimentos nas redes sociais?
A análise de sentimentos consiste em coletar, interpretar e classificar as menções publicadas nas plataformas digitais sobre sua empresa.
A partir dessas informações, é possível ter uma visão geral de como está a reputação nos canais digitais, e isso é importante para:
- Saber se a sua estratégia de comunicação está correta;
- Identificar quem são seus consumidores fiéis ou insatisfeitos;
- Avaliar como um produto novo está sendo recebido no mercado;
- Verificar se as principais mensagens de marca ou institucionais estão sendo percebidas e valorizadas pelo seu público-alvo;
- Aprimorar a qualidade do atendimento nas redes sociais;
- Prevenir ou gerenciar crises de imagem com mais agilidade.
Como é feita a análise de sentimentos nas mídias sociais?
O monitoramento de redes sociais traz informações quantitativas, ou seja, quantas curtidas, compartilhamentos ou quantas vezes o nome da sua empresa foi mencionado no Facebook, por exemplo.
Já a análise de sentimentos apresenta um relatório qualitativo, que avalia o conteúdo e o sentimento expresso na frase, podendo ser positivo, negativo ou neutro. Veja os exemplos abaixo:
- “Adorei o produto X, é muito bom!” = reação positiva
- “O produto X não serve pra nada!” = reação negativa
- “Não vi diferença no lançamento do produto X” = reação neutra
Por que incluir a análise de sentimentos nos relatórios de assessoria de imprensa?
A análise de sentimentos fornece um embasamento fundamental para planejar suas ações de marketing. Além disso, serve para analisar resultados de vendas — mais citações positivas do que negativas indicam bom retorno do público —, apontar sugestões de melhoria nos produtos e gerenciar crises de imagem.
Vale lembrar que a interação do público nas mídias sociais é algo totalmente espontâneo e que expressa a opinião real dos usuários.