Por que fazer a análise de sentimentos nas mídias sociais?

Análise de Mídia
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Análise de Sentimentos Redes Sociais

Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Microsoft indica que, atualmente, as redes sociais são a principal fonte de informação em países emergentes, como o Brasil. Outro levantamento mostra que a população brasileira está em segundo lugar no ranking das que ficam mais tempo conectadas no mundo, com, aproximadamente, 225 minutos por dia.

Tais resultados comprovam que os brasileiros passam boa parte do tempo consumindo  — e, também, produzindo — conteúdo na internet.

Por isso, além de um bom monitoramento das mídias tradicionais (rádio, jornal, TV), é necessário saber, também, o que as pessoas falam sobre sua empresa nas redes sociais.

O relatório de análise de sentimentos nas mídias sociais é o instrumento perfeito para isso. Ele  tem a função de mostrar não só o que está sendo dito, mas também o que seus clientes sentem em relação à sua marca ou produto.

Você não pode deixar de conhecer essa ferramenta, que fará com que as suas ações de marketing e comunicação sejam muito mais efetivas. Continue a leitura e saiba como funciona.

O que é a análise de sentimentos nas redes sociais?

A análise de sentimentos consiste em coletar, interpretar e classificar as menções publicadas nas plataformas digitais sobre sua empresa.

A partir dessas informações, é possível ter uma visão geral de como está a reputação nos canais digitais, e isso é importante para:

  • Saber se a sua estratégia de comunicação está correta;
  • Identificar quem são seus consumidores fiéis ou insatisfeitos;
  • Avaliar como um produto novo está sendo recebido no mercado;
  • Verificar se as principais mensagens de marca ou institucionais estão sendo percebidas e valorizadas pelo seu público-alvo;
  • Aprimorar a qualidade do atendimento nas redes sociais;
  • Prevenir ou gerenciar crises de imagem com mais agilidade.

Como é feita a análise de sentimentos nas mídias sociais?

O monitoramento de redes sociais traz informações quantitativas, ou seja, quantas curtidas, compartilhamentos ou quantas vezes o nome da sua empresa foi mencionado no Facebook, por exemplo.

Já a análise de sentimentos apresenta um relatório qualitativo, que avalia o conteúdo e o sentimento expresso na frase, podendo ser positivo, negativo ou neutro. Veja os exemplos abaixo:

  • “Adorei o produto X, é muito bom!” = reação positiva
  • “O produto X não serve pra nada!” = reação negativa
  • “Não vi diferença no lançamento do produto X” = reação neutra

Por que incluir a análise de sentimentos nos relatórios de assessoria de imprensa?

A análise de sentimentos fornece um embasamento fundamental para planejar suas ações de marketing. Além disso, serve para analisar resultados de vendas — mais citações positivas do que negativas indicam bom retorno do público —, apontar sugestões de melhoria nos produtos e gerenciar crises de imagem.

Vale lembrar que a interação do público nas mídias sociais é algo totalmente espontâneo e que expressa a opinião real dos usuários.

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