Sei que o monitorar mídia é importante, mas por onde começar?
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Se você tem essa dúvida, vamos te ajudar a encontrar a resposta!
Lembra daquela avalanche de informações que você deseja evitar e da qual simultaneamente deseja fazer parte? Existe uma maneira de navegar por tudo e ouvir apenas o que interessa. Uma boa ferramenta de monitoramento de mídia o ajudará a fazer isso.
A maioria das ferramentas de monitoramento de mídia funciona com palavras-chave. Você compila uma lista de palavras-chave que acha que vale a pena monitorar. Então você monitora. Mas isso pode rapidamente sair do controle. É por isso que é importante que você se lembre de uma coisa, que se tornará seu novo mantra de monitoramento: “Não preciso monitorar tudo”. Mas … você deve absolutamente monitorar estas quatro coisas:
1. Sua empresa ou marca
Este provavelmente é um pouco óbvio, mas vale a pena dizer: você precisa monitorar a mídia para obter menções sobre sua própria empresa. Isso inclui todas as grafias e apelidos conhecidos e versões curtas; se o McDonald’s ignorou as menções de Méqui, ah! eles perderam muito.
Basicamente, monitorar a si mesmo permite que você saiba – e prove – que está recebendo cobertura da mídia merecida. Também permite que você saiba quem está falando sobre você e o que eles estão dizendo.
Monitorar a si mesmo também abre a porta para o maravilhoso – e necessário – mundo do benchmarking.
Quando você começa a ouvir, é capaz de rastrear a cobertura que está recebendo. Com o passar dos meses, trimestres e anos, você pode comparar seus níveis atuais com o desempenho anterior. É assim que você sabe se está melhorando, se está avançando nos objetivos de sua marca e se está evoluindo como profissional de comunicação.
O benchmarking pode ser aplicado a muitos aspectos diferentes de monitoramento:
- Cobertura geral ao longo do tempo
- Compartilhamento de voz
- Citações de porta-vozes
- Principais mensagens transmitidas
- Instância de menções favoráveis vs. desfavoráveis
É tudo uma questão de estar no controle. Ao monitorar a si mesmo, você adquire o conhecimento de que precisa para fazer melhor seu trabalho. Que citação é essa? Primeiro você obtém o conhecimento, depois o poder e, a seguir, o controle sobre sua marca e posicionamento. Definitivamente é isso.
Mas e quanto às organizações que sentem que não recebem cobertura suficiente da mídia para justificar o monitoramento de si mesmas? Para eles, dizemos, o monitoramento de mídia tem muito mais utilidades do que apenas rastrear sua própria cobertura; existe um mundo inteiro lá fora, no qual você precisa estar sintonizado.
2. Sua concorrência
Quer você seja um novato ou um líder do setor, você não está sozinho em seu espaço. Monitorar a si mesmo e a sua concorrência ajudará você a determinar sua parcela de voz – a parte da atenção da mídia que destaca você na cobertura total de um produto, problema, indústria etc.
Se você é um novato, sabe que até o menor peixe do tanque tem competidores, e a melhor maneira de crescer como eles é ficar por dentro de seus movimentos e aproveitar as vantagens que puder.
Se você é esse líder, como vai garantir que continuará no topo? Acompanhando os movimentos de quem quer te derrubar, é assim.
A análise competitiva é um pilar de qualquer organização de sucesso. Se você não sabe o que seus rivais do setor estão fazendo – quais produtos estão lançando, quais executivos estão contratando, o que seus porta-vozes estão dizendo – você está operando no escuro. O monitoramento de mídia acende a luz.
3. Seu segmento
Se você é muito humilde para monitorar a si mesmo e muito tímido para monitorar sua concorrência, por favor, pelo menos monitore seu setor. Como disse o grande Mark Cuban, “O primeiro passo (para o sucesso nos negócios) é aprender mais sobre o seu setor do que qualquer pessoa no mundo”. O resultado final é que seu setor é onde você vive.
4. Seus fornecedores e vendedores
Aqui está um que você pode não ter pensado: que tal manter o controle das empresas com as quais você tem parceria? Nenhuma organização está imune a riscos. E quanto mais parceiros você tem, mais exposto você fica. Quando um de seus fornecedores ou vendedores é considerado culpado no tribunal da opinião pública, é provável que sua organização seja considerada culpada por associação. O monitoramento de mídia pode salvá-lo desse destino.
Antes de entrar em uma parceria com um novo fornecedor ou vendedor, use sua ferramenta de monitoramento de mídia para investigar sua cobertura anterior. Você pode se surpreender!
Trata-se de proteger o valor da sua marca. Você trabalhou excepcionalmente duro para construir e manter sua boa reputação; não arrisque manchá-la por negligenciar a análise de um parceiro antes de fazer negócios com ele.
O mesmo vale para os parceiros atuais. Ao monitorar sua cobertura, você se coloca em posição de anunciar qualquer notícia que possa prejudicar sua própria marca.
Sabemos que o risco é um fato de fazer negócios, mas com o monitoramento de mídia você reduz e retoma parte do controle.