Na era dos dados digitais em que a velocidade da informação é incrivelmente veloz, monitorar notícias ou a repercussão de sua marca pode ser uma tarefa bem desafiadora. Para ajudar com isso surgiram os serviços de Clipping Digital, descubra abaixo.
Tópicos deste artigo:
Qual a diferença do serviço de Clipping para o Google Alerta?
A necessidade de monitorar informações é real. Uma empresa que não sabe qual o posicionamento de sua marca ou o que os clientes estão pensando dela, tem grande probabilidade de perder os seus lucros.
O Clipping realiza isso, procura notícias e comentários em que a sua marca, ou concorrentes, ou até seus produtos aparecem, analisa e armazena esses dados. Todo esse “feedback” indireto pode ser utilizado para melhorar o seu relacionamento com o público e até ajudar a definir as próximas campanhas de marketing.
O Google Alerta é uma ferramenta de pesquisa em que você cadastra uma lista de palavras que quer monitorar e recebe um relatório com as notícias mais relevantes sobre aquelas palavras.
Um pensamento óbvio é que para realizar o Clipping Digital basta cadastrar a marca no Google Alerta e esperar que a ferramenta faça o trabalho.
Entretanto isso não funciona, e nem substitui o serviço profissional.
Confira algumas diferenças entre a ferramenta do Google e o serviço de Clipping.
Quantidade de notícias
Para você conseguir identificar padrões nos comentários, reconhecer oportunidades em notícias e descobrir quais os pontos positivos e negativos da sua marca na internet é necessário o máximo de dados possível.
Quanto mais informação você obter, mais precisa será a sua leitura sobre como a sua empresa está sendo vista pelos clientes.
O serviço de Clipping armazena tudo, todos os dados disponíveis ficam organizados para serem analisados. Já o Google Alerta não, ele seleciona apenas os mais recentes e os que a ferramenta julga relevante.
Resultados personalizados
Outra diferença é que o Google utiliza os dados do usuário para mostrar os resultados da pesquisa. Isso ajuda a conectar empresas com o público alvo, mas não é nada bom na hora de coletar notícias.
Essa personalização acaba mascarando os resultados generalizados, que são os mais importantes na hora de você realizar o Clipping.
Relatório unificado
O Clipping Digital profissional coleta todas as informações e envia um relatório unificado, oferecendo uma visualização organizada e fácil de entender.
O Google Alerta não, ele envia tudo para o seu e-mail de forma individual, enchendo a sua caixa de entrada e misturando com as outras mensagens.
Isso ocorre, justamente, porque o objetivo do Google não é monitorar uma marca, mas apenas avisar uma notícia sobre algo que você cadastrou como interessante.
Quais as desvantagens dos alertas gratuitos?
Na tentativa de economizar, muitas pessoas acabam procurando o Google alertas ou alertas gratuitos, porém muitas vezes o barato sai caro.
A clipagem é algo fundamental para você acompanhar a sua marca e entender como suas ações de marketing estão influenciando o seu público. Os alertas gratuitos podem ser muito superficiais, mostrando resultados pouco relevantes.
Confira algumas desvantagens de utilizar os alertas gratuitos ao invés do serviço de Clipping Digital.
Pouca confiança
Os dados coletados dos alertas serão utilizados para compor novas campanhas de marketing a avaliar o sucesso das campanhas em andamento. Isso significa que você precisa confiar muito nessa ferramenta, já que um passo em falso pode acabar com a sua marca na internet.
Entretanto, no geral, a confiabilidade desses alertas gratuitos é baixa, já que são ferramentas automatizadas que analisam um volume muito pequeno de dados e não aprofunda a sua pesquisa.
É pouco relevante
Outra característica importante na hora de coletar informações sobre a sua marca é saber selecionar conteúdos com relevância real. Isso não ocorre com as ferramentas gratuitas, que utilizarão os mesmos algoritmos de posicionamento das ferramentas de busca para buscar os conteúdos. Isso significa que você pode estar baseando o seu marketing em um dado que não representa a realidade do seu público.
É superficial
Outra desvantagem das ferramentas de alerta gratuito é a superficialidade, já que esses alertas procuram apenas conteúdos que aparecem como os primeiros resultados e ignoram vários conteúdos importantes em outras páginas. Ou seja, apenas o Clipping profissional é capaz de se aprofundar e retirar informações de qualidade sobre a sua marca.
Como utilizar o Clipping com eficiência?
Coletar uma infinidade de dados sem se preocupar com a eficiência e eficácia dessas informações pode ajudar muito pouco no objetivo da sua empresa.
Para aumentar a eficiência da clipagem você deve definir objetivos claros, para filtrar os resultados em conteúdos realmente relevantes.
Quando você define objetivos claros sobre o que você quer observar com o Clipping Digital você acaba direcionando toda a sua análise para esses objetivos.
Isso faz com que os dados que você obtém sejam mais diretos e mais claros, proporcionando um Clipping mais eficiente.
Com esse filtro qualitativo, você também consegue diminuir um pouco o volume de dados que serão analisados, já que a internet oferece uma quantidade gigantesca de informação.
Analisar todos os dados custaria muito tempo e recursos, com um benefício muito baixo, já que é possível conseguir os mesmos resultados com uma quantidade menor de análise.
E quais as vantagens de um serviço profissional de Clipping Digital?
As ferramentas gratuitas para alertas automatizados não são muito úteis se a sua empresa realmente quer realizar um serviço de clippagem eficiente. Para aliar eficiência, confiabilidade e relevância é necessário contratar um serviço profissional, que vai saber como e o que buscar sobre a sua marca.
Com um serviço profissional você garante que os resultados são analisados por uma equipe técnica qualificada, o que evita que problemas como a superficialidade aconteçam.
Confira outras vantagens do serviço profissional.
Melhora o seu marketing
O objetivo da clipagem é identificar com precisão qual é o seu posicionamento no ambiente digital. Ao fazer isso com um serviço profissional você recebe um relatório unificado apontando todo o feedback de sua marca.
Esses dados podem ser utilizados pela equipe de marketing para definir novas campanhas e o serviço de Clipping Digital vai monitorar o resultado dessa campanha.
Com esse resultado você identifica os pontos que funcionaram e o que foi mal recebido. Essas novas informações são utilizadas para melhorar ainda mais o marketing e conquistar cada vez mais clientes.
Identifica crises com antecedência
Um problema que muitas empresas enfrentam são as crises em seus nichos de mercado. O Clipping pode ajudar nisso identificando alguns comportamentos padrões que indicam que alguma crise está se aproximando.
Esse período de antecedência já é o suficiente para você se preparar e criar estratégias que irão minimizar o impacto da crise e permitir que você se recupere mais facilmente.
Melhora a comunicação com os clientes
Independente do seu nicho de mercado, tratar bem os clientes e ser altamente comunicativo são características essenciais para se manter em alta no mercado competitivo.
Porém para conseguir se comunicar com eficiência é necessário entender e saber como o seu público pensa e age.
Desse modo, o Clipping Digital ajuda você a traçar comportamentos do seu público alvo e compreender melhor a sua linguagem. Isso faz com que você se comunique de forma mais direta com os clientes e melhore a sua imagem.
Realiza uma pesquisa qualificada
Outra enorme vantagem do serviço profissional é que ele realiza uma pesquisa com um objetivo pré definido pela empresa.
Isso significa que quando estiver sendo realizada a clipagem, os dados coletados e analisados serão escolhidos de acordo com uma estratégia inicial, por exemplo, descobrir os pontos negativos de uma campanha de marketing.
Com essa personalização e qualificação dos resultados, é muito mais fácil para você definir uma estratégia e descobrir como e onde aplicar os seus esforços.
É multifuncional
Os dados obtidos com o Clipping Digital possuem várias informações valiosas para diferentes setores de sua empresa. Isso significa que você pode utilizar esses dados em diferentes objetivos.
Por exemplo, você pode monitorar as notícias sobre um novo produto que sua empresa lançou para identificar quais pontos devem ser revisados e quais características podem ser reaproveitadas em outros produtos.
Ou seja, o Clipping pode ter a função que seja mais relevante para o seu caso naquele momento.
Porque investir em uma ferramenta de monitoramento de notícias?
O monitoramento de notícias é uma forma eficiente e confiável de ter um feedback do seu público alvo sobre diversos fatores da sua marca. Esse já é um motivo enorme pelo qual investir em monitoramento de notícias.
Mas além disso, toda marca precisa saber exatamente qual a sua posição no mercado e como está a sua imagem pública com os clientes.
O Clipping é essencial para você saber quais os próximos passos do marketing da sua empresa e em que pontos focar para melhorar.
Conheça mais sobre o Clipping Digital para a sua empresa
O Clipping é uma ferramenta valiosa e pode ser utilizada para várias aplicações distintas, coletando informações qualitativas sobre a sua marca e ajudando a definir novas estratégias.