Garantir a melhor cobertura de mídia, no momento certo, é sempre um desafio. É uma tarefa difícil para qualquer profissional de relações públicas (RP). Mas é inestimável para uma empresa aumentar o reconhecimento da marca e construir reputação.
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Por meio da correta cobertura de mídia, você poderá divulgar a mensagem de sua marca e consolidar seu posicionamento. Além disso, você pode se apresentar como um especialista em seu segmento com liderança inovadora eficaz. Possivelmente, você poderá ganhar exposição a novos públicos.
Abaixo destacamos algumas etapas que você pode seguir para otimizar sua estratégia de RP e obter a melhor cobertura de mídia para sua marca.
Comece criando uma história incrível
Os jornalistas são bombardeados diariamente com muitos comunicados à imprensa. Esteja você apresentando para uma revista B2B de seu setor ou para um jornalista de negócios em um jornal, a história é importante. Não importa o que você está lançando ou para quem, sempre deve haver um ângulo pessoal. Um rosto para acompanhar a história, para adicionar interesse humano. Além disso, a história deve ser convincente.
Como mencionado, os jornalistas recebem inúmeros releases. Para ser notado e considerado para cobertura, você precisa se destacar da multidão. Não pode haver nada geral ou superficial sobre sua história.
Reúna todas as informações necessárias. Isso permite que você forneça ao jornalista um caso de negócios pré-concebido para aceitar seu argumento de venda. Definir sua mensagem principal é fundamental.
Encontre os jornalistas e publicações certas
No entanto, você não pode construir uma história intrigante ou um argumento de venda de sucesso sem primeiro identificar os jornalistas e a publicação certos. Assim como escrever uma apresentação para uma empresa específica, seu argumento de venda precisa ser adaptado. Caso contrário, você não irá muito longe.
Ao pesquisar jornalistas e publicações, você deve procurar aqueles cuja redação esteja de acordo com a mensagem de sua marca. Eles devem escrever sobre a indústria ou segmento específico em que você opera, notícias de negócios em geral ou tópicos relacionados ao seu produto. A criação de um mailing de jornalistas em potencial simplificará quaisquer propostas futuras.
Depois de criar um mailing de jornalistas com quem gostaria de trabalhar, familiarize-se com seus trabalhos anteriores. Relacionar sua empresa a algo que eles escreveram anteriormente ajudará na hora de fazer um argumento de venda.
Lembre-se de que cada publicação tem um estilo de redação diferente. Isso deve ser levado em consideração. Não há tamanho único, quando se trata de argumentos de venda para publicações.
Dedique tempo às relações com a mídia
Reserve um tempo para se conectar com os jornalistas de seu interesse. Siga-os no Twitter e no LinkedIn e interaja com suas postagens e conteúdo. O envolvimento com eles em um fórum público permite que você estabeleça uma conexão pessoal. Isso ajudará quando você decidir fazer uma apresentação para eles e trará autenticidade e validade ao seu interesse por eles como jornalista.
Em paralelo, você pode enviar um e-mail diretamente. Isso pode ser para pedir a opinião deles sobre um tópico específico ou para feedback sobre um conteúdo que você produziu.
No entanto, a tática mais eficaz é encontrá-los pessoalmente. A abordagem poderá ser em um evento do setor ou sugira uma reunião informal para discutir sua redação. Construir um relacionamento pessoal será muito benéfico.
É hora de aperfeiçoar seu argumento de venda
Existem algumas etapas simples que você pode seguir para aperfeiçoar seu argumento de venda e obter a cobertura de mídia.
A principal coisa a lembrar é que o jornalista ou editor conhece seu público melhor do que você. Apesar de todas as suas pesquisas, você precisa confiar em seus conhecimentos e respeitar sua opinião sobre o conteúdo que está propondo. O que é empolgante para você pode não ser empolgante para os leitores. Mas eles podem encontrar um ângulo diferente ou levar a cobertura para uma rota diferente.
No entanto, você pode evitar a incerteza de saber se o seu argumento de venda se manterá. A chave é muita pesquisa. Olhe para a mídia que você está almejando, quais histórias sobre tópicos semelhantes ganham força? O que um público específico geralmente gosta de ler? Quais empresas têm uma publicação apresentada anteriormente? Qual foi o desempenho histórico do conteúdo da marca de um determinado jornalista? As respostas a essas perguntas e muito mais o ajudarão a personalizar ainda mais seu argumento de venda.
Preparando para o disparo
Antes do disparo do release para o mailing, todos os materiais de apoio precisam ser agrupados e prontos para uso, caso você consiga a cobertura. Isso significa que, quando a cobertura da mídia chegar, você estará adequadamente preparado e não perderá tempo em busca de recursos. Isso inclui tudo, desde o seu texto até citações de porta-vozes da marca e fotos de imprensa
Um dos aspectos mais importantes ao fazer o disparo do comunicado à imprensa é escolher o porta-voz da marca. Esta é a pessoa adequada para participar de entrevistas ou falar publicamente sobre o tópico abordado. O ideal é que ele receba um treinamento de mídia sobre como ser um porta-voz eficaz.
O follow up
Conseguir cobertura na mídia e manter um ótimo relacionamento com um jornalista ou editor é um processo contínuo. Portanto, esteja preparado para responder às suas perguntas. Entrar em um cenário de argumento de venda com o máximo de informações possível facilitará esse processo.
O jornalista ou editor geralmente responderá de duas maneiras. Se o autor estiver interessado, você precisa estar disponível para fornecer todos os materiais de que precisam para a história. Também é bom lembrar que eles estão lhe fazendo um favor. Portanto, cumpra os prazos e certifique-se de estar entusiasmado, mas sem exageros. Relaxe e aguarde um ou dois dias para fazer o acompanhamento.
Além disso, embora receber a melhor cobertura da mídia seja seu objetivo final, o processo de construção de uma relação de trabalho é muito importante para futuras oportunidades editoriais. Certifique-se de compartilhar a matéria publicada sobre você em suas redes sociais, blog e em boletins informativos da empresa.
Caso eles não estejam interessados - não se desencoraje. Isso pode e vai acontecer. E provavelmente com frequência. Em vez disso, aprenda uma lição, pense no que você pode fazer de diferente na próxima vez ou peça feedback. Isso geralmente leva a uma sugestão do tipo de conteúdo sobre o qual eles considerariam escrever. Portanto, embora possa não ter funcionado desta vez, sempre há a possibilidade de que eles possam dar-lhe cobertura no futuro.
Como encontrar as informações corretas?
Encontrar as pessoas certas para a tarefa pode ser um desafio. Mas o monitoramento de mídia pode ajudar. Usando uma plataforma de inteligência de mídia, você pode rastrear jornalistas, monitorar a produção de conteúdo de diferentes publicações e quando seus concorrentes são cobertos pela mídia. Uma estratégia bem feita o manterá informado e preparado para capitalizar qualquer oportunidade de obter cobertura da mídia que surgir.