Embora a Inteligência Competitiva já exista há bastante tempo, ainda vemos empresas constantemente deixando de utilizá-la de maneira adequada.
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As empresas farmacêuticas costumam gastar dezenas de milhões de dólares se preparando para o lançamento de novos medicamentos. Assim, esse investimento deve ser acompanhado pelo compromisso de atualizar suas estratégias, de acordo com a realidade atual do mercado de medicamentos.
Para ter sucesso no mercado moderno, é importante que as empresas farmacêuticas comecem a pensar de forma diferente sobre como funcionam os negócios, a gestão e a inteligência estratégica. Em vez de simplesmente coletar informações sobre o mercado e seus concorrentes para elaborar estratégias e planos, as empresas devem utilizar esses dados para gerar insights e apoiar suas perspectivas de mudança.
A estratégia de várias perspectivas e resultados com os insights obtidos é mais adequada às necessidades das empresas farmacêuticas do que simplesmente conceber um único plano linear. Para conseguir isso, a preparação e a colaboração entre departamentos são essenciais para a preparação para vários resultados.
A responsabilidade pela estratégia de inteligência competitiva e de negócios não deve recair apenas na unidade de inteligência de negócios. Em vez disso, deve ser um esforço conjunto de todos os departamentos que podem potencialmente impactar, como vendas, gerenciamento de produtos, jurídico, pesquisa e desenvolvimento e recursos humanos.
Três etapas cruciais para incorporar táticas modernas de inteligência competitiva
Portanto, para que as empresas tenham vantagem sobre seus concorrentes, é necessário incorporar táticas modernas de inteligência competitiva e implementar mudanças de cultura. Esta solução é definitivamente mais fácil de dizer do que fazer, mas tudo se resume a estas três etapas cruciais:
- A mídia social veio para ficar e só vai facilitar sua vida se você ouvi-la com atenção. Use uma plataforma como a WorkNews para fortalecer suas estratégias de análise da concorrência.
- Atualmente, as empresas tratam inteligência competitiva principalmente como uma funcionalidade de pesquisa e distribuição de informações. No entanto, há muito potencial para que seja mais utilizado no gerenciamento de insights. Ao fazer isso, isso pode encorajar e fomentar uma cultura organizacional que prospera em superar os concorrentes em busca de estabilidade.
- A Inteligência Competitiva deve ser um esforço de grupo, com analistas de inteligência com acesso constante para colaborar com os principais tomadores de decisão em todos os departamentos envolvidos.