O monitoramento de mídia (ou clipping) é um elemento estratégico na comunicação das empresas, porque permite saber o que está sendo publicado sobre ela tanto nos meios digitais quanto nos impressos.
Tópicos deste artigo:
Com um clipping bem elaborado, você pode avaliar como está a reputação da sua empresa no mercado, planejando ações para promover produtos e serviços ou gerenciar crises. Mas, com a multiplicação de sites e redes sociais gerando novos conteúdos o tempo todo, esse monitoramento tornou-se bastante complexo e ainda mais relevante, exigindo um profissional focado nas necessidades de cada cliente.
É aí que entra a figura do gestor de conteúdo.
Se você ainda não sabe o que este profissional pode fazer pelo seu clipping, leia este artigo e entenda por que a contratação dele é indispensável nos dias de hoje.
Funções desempenhadas pelo gestor de conteúdo
O gestor de conteúdo é o maior representante do cliente dentro da clipadora. É dele a função de direcionar e organizar o conteúdo de acordo com as necessidades estratégicas de cada empresa atendida.
Ele também coordena o time responsável pelo clipping, devendo orientar a todas as pessoas envolvidas no processo — desde a captura, extensão do conteúdo (centimetragem), até avaliação das matérias.
Após esta etapa, as notícias são separadas pela ordem de importância de cada veículo. Os de alcance nacional, por exemplo, valem mais.
Mas não só isso: o gestor de conteúdo alerta a equipe sobre os press-releases que o cliente está divulgando no momento ou outras ações relevantes que possam gerar alguma repercussão na mídia.
E, caso haja necessidades específicas para envio do clipping, esse profissional é responsável por fazer o “filtro”, enviando o e-mail só para quem o cliente determinar.
Principais habilidades do gestor de conteúdo
A capacidade de comunicação é o principal requisito para o cargo, pois essa é uma atividade bastante dinâmica, em que o profissional atua com pessoas muito diferentes e clientes de diversos portes e segmentos.
Logo, ele deve ter uma comunicação oral e escrita impecável, além de uma atuação orientada para a resolução de problemas e entrega de resultados.
Como o gestor de conteúdo pode ajudá-lo a obter mais resultados
Durante a ocorrência de crises e eventos especiais, como lançamento de novos produtos e campanhas, o volume de menções nas mídias aumenta consideravelmente.
É por isso que é fundamental ter uma pessoa preparada para classificar os materiais onde a sua companhia é citada por tema, veículo e outros critérios, fornecendo um relatório completo à assessoria de imprensa ou executivo responsável na organização.
Trata-se de um trabalho complexo, que demanda tempo e que só uma equipe altamente especializada em captação e organização de notícias pode fazer.
O serviço de gestão de conteúdo para clipping é uma exclusividade da Top Clip! Uma solução criada para ajudá-lo a avaliar os impactos da cobertura jornalística com mais rapidez e segurança, e, assim, tomar as melhores decisões para o seu negócio!