O que é centimetragem?

Análise de Mídia
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O que é Centimetragem?

Quando falamos em centimetragem podemos utilizar esse termo como analogia ao trabalho de mensuração de resultados na comunicação.

Sabemos que mensurar resultados de comunicação é um trabalho obrigatório para o profissional e a empresa que precisam encontrar as melhores maneiras de tornar o trabalho mais produtivo e eficiente.

Os resultados ajudam também a justificar investimentos aplicados na empresa e em determinada campanha. A partir da análise a empresa e o setor de marketing podem identificar os pontos positivos e negativos dos esforços de comunicação e mercado da empresa.

Além disso, pode ser muito útil para justificar investimentos já realizados ou o pedido de mais recursos para uma determinada ação ou setor, por exemplo. Com essa análise, portanto, é possível identificar o que funcionou para a sua empresa e o que precisa melhorar.

O que é centimetragem?

Na linguagem técnica, a centimetragem refere-se a um dos modos mais antigos de mensurar resultados no mercado e na área de comunicação.

Os antigos jornais impressos já precificavam o valor do espaço do anúncio calculando o valor do espaço por centímetros.

Sabemos que cada veículo tem seu cálculo dependendo da página, da localização de determinado anúncio e, no caso das mídias digitais, dos esforços de veiculação, acesso e posicionamento dos resultados.

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O monitoramento

O monitoramento de notícias e redes sociais é fundamental para analisar o aumento ou queda das métricas, permitindo avaliar padrões e tendências para saber qual caminho seguir para conquistar melhores índices de respostas.

Dessa maneira, um conjunto de análises sobre os dados ajudam a validar as estratégias e decisões para manter ou alterar os objetivos da campanha.

Possibilita identificar o que está certo e errado nos esforços de marketing e comunicação da empresa, ajudando a otimizar esses processos antes que se tornem uma grande perda de dados e oportunidade de mercado para as empresas.

Os objetivos

É essencial que os esforços de comunicação aplicados através de conteúdos e campanhas tenham objetivos claros. É necessário saber o porquê da empresa querer conquistar mais clientes, visitantes e leads. Saber selecionar quais tipos de indicadores serão usados para verificar retornos.

Coleta de dados

A empresa e a agência de marketing precisa ter o cuidado de coletar dados, analisar as informações e estruturá-las para a análise.

As ferramentas certas

A empresa pode se concentrar nos KPIs (Key Performance Indicators) conhecido também como indicadores-chave de desempenho que ajuda a verificar se a marca vendeu mais ou menos.

Cálculo de ROI

Para calcular o ROI é importante subtrair o custo do lucro obtido, posteriormente, dividir o valor pelo custo total dos custos e multiplicar o resultado por 100 para obter a percentagem.

É fundamental trabalhar com ROI sempre calculando cada número envolvido com o trabalho de comunicação. Pois, como demais métricas, essa deve ser periodicamente medida para a realização das devidas comparações de evolução.

Google Analytics

Essa ferramenta do Google é muito utilizada na função da centimetragem e no seu conceito de geração de valor posterior às análises. Refere-se a um bom um sistema robusto capaz de medir uma série de indicadores relacionados ao seu site e à sua estratégia de marketing. Utilizado com a configuração certa ajuda a avaliar dados e definir os caminhos de determinada campanha.

Arquivo

Todos os dados e números mensuráveis devem ser arquivados para efeito de comparação e histórico. Tudo precisa ser registrado, sendo estratégico ter meios de consultar os resultados anteriores e isso é impossível se os esforços da empresa não forem documentados.

Relatórios

Os relatórios precisam ter qualidade, sendo importante disponibilizá-los em determinado espaço visível para os colaboradores da equipe, como o uso de um servidor da empresa ou até mesmo em um diretório na nuvem.

Taxas de conversão

Taxa de conversão

Todos os visitantes foram transformando em clientes? Afinal, qual é taxa de conversão em clientes de determinado conteúdo e campanha?

Essas são as principais perguntas quando falamos em taxas de conversão. É possível fazer o cálculo da taxa de conversão para responder as essas perguntas e identificar as melhores oportunidades.

É possível compreender também o que precisa ser feito para garantir que a experiência do consumidor com a sua marca seja mais positiva, o que ajuda a gerar mais retorno.

O tráfego orgânico

Além das campanhas pagas através de veiculação de anúncios, é possível gerar conteúdo que atraia a atenção das pessoas, sendo positivo investir em maneiras para gerar tráfego orgânico, como produção de conteúdo relevante em um blog ou site, e até mesmo com a produção de vídeos.

Portanto…

A mensuração de resultados ajuda a verificar os dados e os possíveis resultados de um conjunto de esforço para posicionar o conteúdo, os produtos e serviços de uma marca.

A análise de mídia ajuda a verificar se os esforços estão caminhando juntos com os objetivos da empresa em prol de uma proximidade maior com os clientes.

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