Quando uma empresa ou organização começa a monitorar sua cobertura de mídia, é apenas o primeiro passo no grande e contínuo processo de conversão dessas informações em inteligência. Fazer as perguntas certas pode ser tão importante quanto as respostas que elas fornecem. Abaixo, separamos 5 questões que todo profissional de relações públicas e comunicação deve fazer sobre sua cobertura de mídia.
Tópicos deste artigo:
1 – O sucesso pode ser medido?
No estágio inicial de planejamento de sua campanha de relações com a mídia, certifique-se de que sua estratégia criativa identifica o que você deseja medir. Crie uma lista de resultados desejados, por exemplo, cobertura geral da mídia, número total de postagens sociais, pontuação de sentimento acima/abaixo, mensagens-chave comunicadas, que descreva claramente como é o sucesso de sua campanha. Importante, certifique-se de que esta lista reflita as métricas que mais importam para sua equipe de liderança. Deixar de criar tal plano pode ser um descuido estratégico e não resulta de maneira clara para demonstrar o sucesso de sua campanha.
2 – Por que a cobertura aumentou neste dia?
Um pico na cobertura da mídia pode ocorrer por vários motivos. Seja relacionado a uma divulgação programada regularmente ou a uma notícia de última hora, você vai querer entender por que esse pico ocorreu. No WorkNews, os usuários podem visualizar sua cobertura de mídia em uma ampla variedade de datas. Isso ajudará você a identificar rapidamente o impacto de cada pico de notícias para seus negócios em geral — e saltar mais rapidamente da análise para insights acionáveis.
3 – Quem está compartilhando e o que eles estão dizendo?
Saber quando um artigo foi compartilhado pode ser fundamental para criar engajamento com seu público-alvo, identificar ameaças à reputação ou descobrir potenciais influenciadores a serem direcionados para campanhas futuras. O WorkNews oferece painéis de análise que podem ajudá-lo a aprimorar as notícias que estão atraindo mais interesse online, as hashtags que estão sendo usadas e as personalidades e perfis por trás da cobertura. Reunir todos esses insights em um único painel economiza tempo e esforço valiosos, o que pode ser vital para identificar uma ameaça à reputação ou oportunidade de fazer parte de uma conversa maior.
4 – O que meus resultados significam no segmento que atuo?
Uma parte importante de qualquer monitoramento de mídia é entender como os resultados de sua empresa ou marca se comparam em seu cenário competitivo, no quadro geral do setor e nas condições gerais do mercado.
- Sua organização tem mais ou menos cobertura da mídia do que seu concorrente mais próximo?
- Essa cobertura é mais ou menos positiva/negativa/neutra?
- Com que frequência suas principais mensagens ou liderança da empresa são citadas nos principais meios de comunicação que atendem ao seu setor?
- Quão bem suas prioridades estratégicas se alinham com os tópicos que estão sendo abordados – e discutidos – entre analistas ou mídia comercial?
Com esses dados em mãos, você poderá medir a eficácia geral de sua campanha ou cobertura, o que, por sua vez, pode informar metas e objetivos estratégicos de comunicação em andamento.
5 – Como faço para comparar os resultados com a cobertura de mídia futura?
Coletar dados e analisar a cobertura da mídia é apenas o primeiro passo. Você precisa comparar seus dados com as principais métricas do seu setor, concorrentes e suas próprias campanhas de mídia adicionais. Além disso, você precisa seguir com análises criativas e perspicazes que ajudam a atribuir um valor à sua cobertura de mídia. Isso é crucial, dada a necessidade de mostrar um retorno mensurável do investimento quando se trata de decisões de negócios.
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