Não faz muito tempo, o conteúdo que conhecemos era gerado por profissionais (fotógrafos, cinegrafistas, designers, etc.) para grandes corporações, agências de publicidade e afins. Agora que quase todo mundo tem o poder de capturar conteúdo de qualidade, as pessoas estão gerando seu próprio conteúdo o tempo todo e compartilhando com outras pessoas online.
Tópicos deste artigo:
Mas o que é conteúdo gerado pelo usuário? E como o UGC pode impactar as marcas?
Você faz uma viagem de fim de semana e fica em um bom hotel. Você publica várias fotos de sua estadia lá para seus amigos do Facebook e seguidores do Instagram, marcando e georreferenciando o hotel para mostrar que lugar legal é.
Agora, digamos que esse hotel específico encontre seu conteúdo nas mídias sociais, entre em contato com você e pergunte se eles podem compartilhar suas fotos em seus canais corporativos.
Essa é uma marca que aproveita o conteúdo gerado pelo usuário como parte de sua estratégia de marketing.
Leia mais abaixo sobre UGC e como sua marca pode usá-lo para fortalecer seu marketing e criar conexões mais significativas com os consumidores.
O que significa UGC?
UGC significa conteúdo gerado pelo usuário. Por definição, conteúdo gerado pelo usuário é qualquer forma de conteúdo – texto, postagens, imagens, vídeos, resenhas, etc. – criado por pessoas individuais (não marcas) e publicado em uma rede social ou online.
O conteúdo gerado pelo usuário existe há tanto tempo quanto as redes sociais e os sites de avaliação de clientes. As marcas perceberam o UGC visual já em 2005, quando as redes sociais se tornaram populares, reconhecendo seu imenso potencial para obter provas sociais valiosas e engajar o público. Mas há mais no UGC do que apenas aumentar o conteúdo ganho de uma marca .
Conteúdo gerado pelo usuário e seu impacto na marca
Inicialmente, as empresas foram cautelosas ao usar o UGC para representar sua marca, e com razão. No início, era difícil justificar a troca de conteúdo profissional de aparência perfeita por conteúdo de consumidor não polido. Mas como as câmeras dos telefones ficaram exponencialmente melhores a cada ano que passou e as redes sociais tornaram o UGC facilmente acessível, não é mais algo que as marcas podem ignorar.
Em qualquer dia, 350 milhões de fotos são carregadas no Facebook, 95 milhões de fotos e vídeos são compartilhados no Instagram e mais de 500 milhões de tweets são postados no Twitter. Os dados mostram que o conteúdo gerado pelo usuário se tornou a fonte de conteúdo mais confiável, memorável, influente e abundante que os profissionais de marketing podem usar. Aqui estão algumas razões do porquê:
UGC é autêntico
Os profissionais de marketing dedicam muito tempo e dinheiro para criar as mensagens perfeitas e imagens profissionais que eles acham que os consumidores querem ver. Mas acontece que os consumidores não querem nada perfeito, eles querem real.
As pessoas confiam mais facilmente na recomendação de uma pessoa real do que no que uma marca diz sobre si mesma.
Então, por que o UGC tem uma classificação tão alta na escala de autenticidade? Os consumidores simplesmente se relacionam mais com pessoas comuns que se parecem com eles ou com pessoas que conhecem. A autenticidade que vem do UGC real também não pode ser falsificada. Em um estudo, as pessoas puderam detectar se uma imagem foi criada por uma marca ou um consumidor em 70% das vezes.
UGC inspira fidelidade à marca
As marcas que aproveitam o UGC prontamente disponível são aquelas que colocam seu público em primeiro lugar – falando com eles e não para eles. Como resultado, o UGC tem o potencial de aprofundar a conexão entre marca e consumidor.
O UGC permite que as pessoas se sintam participantes da sua marca, em vez de apenas espectadores. O resultado de mais UGC em seu marketing significa níveis mais altos de entusiasmo pela marca e o cultivo de mais lealdade em relação à marca.
UGC é memorável
Os profissionais de marketing estão constantemente lutando para eliminar o ruído para atrair e manter a atenção das pessoas. Você pode criar a melhor mensagem ou imagem, mas de que vale se ninguém se lembrar?
O conteúdo gerado pelo usuário provou ser mais memorável do que a publicidade tradicional. Os millennials, em particular, consideram o UGC 35% mais memorável do que outras mídias.
UGC constrói a confiança do cliente
Hoje, a confiança é o Santo Graal do marketing que as marcas procuram obter de seu público. Claro, é também uma das coisas mais difíceis de alcançar.
O conteúdo gerado pelo usuário ajuda a promover mais confiança dos consumidores pelos motivos mencionados acima: é autêntico e permite mais interação entre pessoas e empresas. Não apenas as pessoas podem identificar se uma imagem foi criada por um consumidor em oposição a uma marca, mas os consumidores confiam na mídia conquistada (recomendações de amigos, familiares ou colegas) mais do que qualquer outra forma de conteúdo.
Como o UGC é amplamente confiável, mais memorável do que outras mídias e onipresente na vida cotidiana das pessoas, ele emergiu como uma das formas de conteúdo mais influentes.
O UGC influencia os consumidores e melhora as taxas de conversão
Quanto mais uma marca usa o UGC, mais inspira as pessoas a converter. Atuando como uma poderosa fonte de prova social, consumidores dizem que suas decisões de compra são altamente influenciadas pelo conteúdo gerado pelo usuário. Como é isso para o impacto na linha de fundo?
UGC cultiva a comunidade
Explorar o desejo inato das pessoas de pertencer tem um poder incrível. Afinal, nós humanos somos seres altamente sociais.
As marcas aprenderam isso e muitas empresas estão definindo metas para colocar a conexão humana básica de volta em sua estratégia de marketing. Construir uma comunidade de marca ativa é agora uma prioridade maior para os negócios do que nunca. Mas por que?
Quando uma marca pode inspirar uma comunidade a se formar em torno dela, o resultado é mais interações de 1 para 1 entre a marca e seus seguidores e também entre os próprios seguidores. Quando há uma oportunidade para clientes fiéis conversarem e se relacionarem sobre o amor que têm pela sua marca, do ponto de vista do marketing, isso é uma vitória.
O conteúdo gerado pelo usuário ajuda a facilitar o senso de comunidade que os consumidores procuram. Ele incentiva os clientes a se empolgarem com seu produto ou serviço, fazendo com que eles queiram fazer uma compra e compartilhar sua própria experiência como forma de se envolver nessa comunidade.
O UGC é escalável
Tantos canais digitais, tanta demanda por novos conteúdos, mas tão pouco tempo. No cenário digital de hoje, as marcas dificilmente conseguem acompanhar todos os caminhos que devem preencher com conteúdo de alta qualidade, divertido e envolvente.
Seja para páginas de destino, feeds sociais, anúncios digitais ou outdoors, há muita pressão sobre os profissionais de marketing para produzir mais conteúdo do que se esperava deles antes, mas para aqueles que conseguem acompanhar, vale a pena. De acordo com o Facebook, os anunciantes que mais crescem em sua plataforma geram 11 vezes mais ativos criativos do que seus pares.
Enquanto isso, a qualidade, a quantidade e a velocidade do conteúdo gerado pelo usuário só continuaram a se multiplicar. O UGC não é apenas uma fonte inexplorada de potencial de conteúdo para profissionais de marketing em dificuldades, mas também fornece as experiências de conteúdo visual e personalizado que os consumidores desejam.
O UGC ajuda as marcas a ampliar suas iniciativas de conteúdo com facilidade e perfeição, especialmente quando elas têm uma ferramenta robusta para ajudá-las a organizar e publicar todo esse conteúdo.
O UGC é econômico
Além de todos os benefícios acima, o uso do UGC também economiza custos. Pense nisso: em vez de gastar muito tempo e dinheiro contratando equipes criativas para desenvolver um número limitado de ativos de conteúdo, apenas para ter que fazer tudo de novo em um mês ou dois (senão algumas semanas), esse trabalho pode agora ser terceirizado para pessoas comuns que já estão falando e postando com entusiasmo sobre o seu negócio online.
Com o UGC, marcas famintas por conteúdo obtêm acesso à riqueza de ativos de que precisam sem ter que pagar grandes dólares por estúdios e profissionais. Se as pessoas já estão criando conteúdo positivo sem serem solicitadas – e, na maioria das vezes, fazendo isso de graça – o UGC como uma estratégia de marketing econômica é um acéfalo.
Tipos de conteúdo gerado pelo usuário
Agora você conhece todos os benefícios do conteúdo gerado pelo usuário e por que os consumidores preferem o UGC ao conteúdo gerado pela marca. Mas que tipos de conteúdo gerado pelo usuário existem?
O UGC pode ser qualquer coisa, desde comentários de blogs e análises de produtos até imagens e vídeos de alta qualidade criados por usuários. Normalmente, o UGC se divide em duas categorias: UGC visual e classificações e resenhas.
Visual UGC (fotos e vídeos)
Imagens coloridas e videoclipes são essenciais para os consumidores, especialmente quando se trata de comprar itens online. Quando as pessoas não podem inspecionar fisicamente um produto, elas dependem muito de recursos visuais e vídeos para ver se é algo que gostariam de usar (como um par de sapatos) ou experimentar (como um restaurante ou hotel).
O UGC Visual pode vir de:
- Clientes: Pessoas elogiando seu produto e postando imagens dele online são algumas das melhores marcas de UGC que podem obter. Aproveitar as postagens orgânicas de pessoas comuns que usam seu produto em um cenário do mundo real oferece inspiração e prova social influente para os compradores.
- Defensores: Essas são as pessoas que não apenas compram seus produtos, mas também estão entusiasmadas e altamente engajadas com sua marca – talvez ativas em sua comunidade de marca ou clientes fiéis. Como os defensores são tão apaixonados e próximos da sua marca, muitas vezes você pode solicitar diretamente que eles criem tipos específicos de UGC em torno de campanhas, produtos específicos etc.
- Funcionários: Um bom UGC também vem das pessoas que representam sua marca todos os dias. Também conhecido como EGC (conteúdo gerado pelo funcionário), esse tipo de conteúdo pode dar uma visão interna de como é a cultura da sua empresa. Ele também oferece ao seu público uma perspectiva única, atraente e especializada em seus negócios.
Avaliações e comentários de clientes
Já no final da década de 1990, sites como Amazon e Tripadvisor começaram a permitir que os clientes publicassem avaliações de um produto ou serviço para outras pessoas verem online. Embora talvez não seja tão esteticamente agradável quanto o conteúdo visual, o UGC na forma de avaliações e comentários de clientes é muito importante.
Avaliações de clientes e classificações de produtos adicionam uma camada extra de garantia antes que as pessoas decidam comprar, o que ajuda a construir ainda mais a confiança do cliente e a reputação de sua empresa.
Os desafios do conteúdo gerado pelo usuário
Claro, com todas as grandes coisas vem seu próprio conjunto de desafios. Aqui estão alguns dos obstáculos mais comuns que as marcas precisarão superar para usar o UGC de maneira eficaz em suas campanhas de marketing:
Direitos de conteúdo gerado pelo usuário
À medida que as marcas se voltam cada vez mais para o UGC, o tópico de gerenciamento de direitos de conteúdo gerado pelo usuário se tornou um ponto de discussão mais importante. As empresas precisam garantir que todo o conteúdo esteja sendo usado legalmente, ou seja, obter permissão dos indivíduos que publicam o conteúdo.
Apesar do fato de que a maior parte do UGC é público, as marcas ainda devem ter cuidado com as permissões e os termos de uso das plataformas de mídia social.
Escalabilidade
Anteriormente, mencionamos a escalabilidade como um benefício do UGC, mas isso também pode ser um desafio. Quando as equipes de marketing (ou apenas um funcionário de mídia social sobrecarregado) decidem coletar manualmente o conteúdo gerado pelo usuário, isso pode ficar confuso e complicado rapidamente. Vasculhar os mares da Internet em busca de UGC é um grande investimento de tempo. Requer pedir permissão aos usuários um por um, baixar e depois carregar todos esses ativos em um local centralizado e organizá-los.
Obtendo UGC de qualidade
Encontrar a imagem UGC perfeita às vezes pode parecer como procurar uma agulha no palheiro. Embora as marcas agora tenham acesso sem precedentes ao UGC, nem todo o conteúdo que chega é da melhor qualidade.
Para obter as imagens de melhor qualidade do seu público, você pode fazer três coisas principais:
- Defina que tipo de visual você deseja: estabeleça dentro da equipe de marketing o que o UGC significa para sua marca. Você quer mídia com um tipo específico de composição, para determinados canais ou de um determinado produto ou serviço? Entender isso ajudará você a saber quais tipos de recursos visuais você deseja obter de seu público.
- Seja específico com as perguntas de conteúdo: Lembre-se de sempre ser claro e conciso em suas perguntas de conteúdo. Quando você decidir quais tipos de UGC são mais importantes para sua marca, inspire seu público a criá-lo, mostrando exemplos de como poderia ser.
- Crie uma comunidade de criadores: para desenvolver proativamente uma estratégia de UGC de longo prazo, tente fazer com que seus clientes apaixonados se tornem uma comunidade ativa de criadores de conteúdo. Crie um destino centralizado para se comunicar com eles on-line e peça explicitamente (e talvez até recompense) que criem e compartilhem os tipos de conteúdo que sua marca precisa. Isso não apenas ajudará a aumentar sua biblioteca de conteúdo, mas também permitirá que você forme conexões mais profundas com seus melhores clientes.
Integrando uma estratégia de conteúdo gerado pelo usuário em seu marketing omnicanal
Ok, agora você está convencido da ideia de usar o UGC como um componente-chave de sua estratégia de marketing. O que você faz em seguida?
O conteúdo gerado pelo usuário pode ser usado para gerar resultados impactantes em todos os seus canais de marketing e em todas as etapas da jornada do comprador. Vejamos como ele pode ser usado em:
- Mídia social
- Anúncios digitais
- Sites
- Comerciais
- Outdoors digitais fora de casa.
Os consumidores diários se tornaram os maiores criadores de conteúdo do mundo. E você? Sabe o que estão falando sobre sua marca? Solicite uma apresentação da nossa plataforma de monitoramento!