Se você deseja saber o que está ganhando com suas campanhas de mídias sociais, o ROI o ajudará a acompanhar seus esforços.
Tópicos deste artigo:
ROI significa “Retorno do Investimento”. Depende inteiramente do objetivo de sua campanha de mídia social, que pode ser aumentar a visibilidade online, gerar lucro, proporcionar uma melhor experiência do usuário e muito mais. Para simplificar, é o conjunto abrangente de atividades de mídia social em termos de dinheiro, consciência, alcance, engajamento e assim por diante que revela seu domínio na mídia social.
Cálculo de % de ROI de mídia social
Receita / Investimento (recursos, tempo, orçamento e assim por diante) X 100 = ROI% da mídia social
Por exemplo, se você investiu $ 1.000 e fez uma venda de $ 2.000 dele por meio da mídia social, você ganha $ 1.000
Com base na fórmula acima, você calculará a porcentagem como:
Ganho de $ 1.000 / investimento de $ 1.000 X 100 = ROI de 100%.
No entanto, não é necessário que o seu ROI seja sempre calculado na forma de lucro, mas pode ser em termos de engajamento, alcance, fidelidade do cliente, alcance e leads.
Por que medir o ROI de mídia social?
O ambiente de hoje tornou-se extremamente competitivo à medida que as empresas começaram a disputar a atenção do público. A razão por trás disso é que os canais sociais estão se tornando a fonte de inspiração de compra do consumidor.
Como resultado, as empresas começaram a colocar cada vez mais orçamento em campanhas de mídia social para se destacar. Mas, que tipo de resultados eles estão obtendo? Para provar isso, você deve calcular seu ROI de mídia social que muitas organizações não podem quantificar.
Para calcular os resultados de sua campanha, você precisa entender melhor o ROI. Quando você analisa seu ROI de mídia social, ele aponta a eficiência em sua campanha de marketing. Você pode pensar em aumentar seu orçamento de marketing com base nos benefícios recebidos nos investimentos. Se o seu ROI for baixo, ele apontará as ineficiências em sua estratégia de mídia social. Assim, você pode identificar as lacunas e começar a fazer melhorias.
Além disso, medir o ROI da mídia social o ajudará a determinar o valor que você está entregando ao seu público. Se você obtiver um grande número de conversões, isso indica que sua mensagem é relevante e bem recebida.
Rastrear o ROI de mídia social é a chave para o sucesso!
Você pode acompanhar quais campanhas de marketing de mídia social estão funcionando melhor. Você conhece os canais de mídia social mais benéficos para você. Isso lhe dá uma ideia de onde você precisa aumentar o investimento e o que você precisa abandonar.
Como calcular o ROI de suas mídias sociais?
Se você deseja medir seu ROI de mídia social, dê uma olhada em nossa fórmula de quatro etapas.
ETAPA 1 – Defina suas metas
O estabelecimento de metas é essencial e o primeiro passo para calcular o ROI de marketing. Primeiro, você deve se concentrar nos KPIs que definem suas áreas-chave onde você precisa melhorar. Aqui estão as áreas em que você deve se concentrar para calcular seu ROI de mídia social:
Impressões
Obter boas impressões é importante porque, se a mídia social não mostrar seu conteúdo, como você melhorará sua visibilidade online? Portanto, deve ser seu primeiro objetivo na mídia social. Relaciona-se ao conjunto completo de metas seguidas por alcance, engajamento, leads, etc. Impressões aumentadas levarão a:
- Maior conhecimento da marca
- Maior número de vendas
- Sentimentos de marca aprimorados
- Melhor conectividade com o público e relações públicas
Mais importante ainda, as impressões podem ser comparadas às visualizações em campanhas pagas. Essas impressões aumentam o tamanho da comunidade e melhoram o engajamento.
Alcance
Depois das impressões, a segunda meta mais importante em que você deve se concentrar é o alcance. É o volume de pessoas que estão realmente recebendo sua mensagem. Está relacionado à disseminação de mensagens nas redes sociais. Você precisa determinar o público potencial que viu sua mensagem para compreender a intensidade de sua mensagem.
Engajamento
O engajamento mede o número de curtidas, compartilhamentos e comentários que você recebe sobre o conteúdo que posta nas redes sociais. Está muito além do acúmulo de seguidores. Se seus seguidores estão vendo suas postagens, mas não reagem a elas, de que adianta postar seu conteúdo? Não vai colher nenhum benefício para sua organização.
Leads
Após o engajamento, a próxima coisa importante é conseguir leads de suas campanhas nas redes sociais. Ele impacta diretamente sua receita, o que mostra se está realmente gerando valor ou vendas para o seu negócio ou não. Ele rastreia se as pessoas estão interessadas em comprar de sua empresa ou não.
Conversões
Conversão é o número de clientes adquiridos que fazem uma compra final. Você precisa entender quanto valor em termos de dinheiro sua campanha de mídia social gerou.
Fidelidade do Cliente
Outro objetivo importante é aumentar a fidelidade do cliente. Seus seguidores acumulados retratam a lealdade de seu cliente, que continua fazendo compras em sua empresa. Eles mantêm sua marca nas redes sociais. Para ganhar a fidelidade do cliente, você deve trabalhar para oferecer o melhor, pois sua primeira experiência de usuário determinaria se seus clientes voltariam ou não.
ETAPA 2 – Identifique KPIs de mídia social que se alinham com suas metas
Outra etapa importante após o estabelecimento de metas é identificar KPIs de mídia social que se alinham com suas metas. Para simplificar as coisas, separamos diferentes KPIs de mídia social para diferentes objetivos. Então vamos começar:
KPIs de mídia social para Alcance
- Seguidores
Seguidores são essenciais para calcular seu alcance. Um cliente que está logado e segue seu conteúdo por um período de 30 dias é seu seguidor ativo. Além disso, verifique seus seguidores falsos que são inativos na maior parte do tempo. Isso o ajudará a entender quem está genuinamente interessado em seu conteúdo.
- Impressões
Impressões são uma métrica de mídia social útil – significa o número de vezes que o conteúdo da sua postagem foi exibido, independentemente de um usuário ter interagido com ela ou não. Essas impressões podem aumentar ou diminuir dependendo do comportamento do cliente. É porque seus clientes estão seguindo ou pode aumentar quando outra pessoa de sua rede compartilhou ou gostou. Se você tiver um número maior de impressões, terá uma excelente oportunidade de conectar um grande número de pessoas com sua postagem.
- Compartilhamento de voz
Share of Voice é uma métrica importante que permite comparar suas menções sociais com as de seus concorrentes. Ele retrata a agitação que cerca sua marca e evoca conversas. Se sua marca é excelente em conduzir conversas, isso indica que sua estratégia de marketing está funcionando.
- Tráfego
O tráfego que você gera por meio de suas postagens nas redes sociais retrata seus esforços. Caso você tenha tráfego significativo, não precisa se preocupar com isso. Você pode mudar o mote da campanha e trabalhar para melhorar a experiência do cliente. Mas, quando falta um bom tráfego, você precisa expandir seu alcance. Assim, as pessoas podem ver suas postagens.
KPIs de mídia social para Engajamento
- Cliques
Os cliques representam a qualidade e a forma como você apresenta seu conteúdo. Cliques baixos indicam engajamento baixo onde você tem margem para melhorar. Você pode alterar títulos e imagens de maneiras diferentes para atrair o público que eles sentem que devem clicar nele.
- Curtir
Curtidas também representam engajamento que indica que as pessoas querem ver seu conteúdo. Se você tem poucos curtidas em suas postagens, precisa trabalhar em seu conteúdo e aumentar a autoridade, o que o levará ao lugar mais alto desejado nos resultados de pesquisa.
- Ações
Depois de curtir, os compartilhamentos são importantes para avaliar a intensidade do envolvimento em suas postagens de mídia social. As ações funcionam como recomendações para sua marca. Grandes compartilhamentos representam seu conteúdo de qualidade. Compartilhar e retuitar é a melhor maneira de rastrear o envolvimento real em suas postagens.
- Comentários
Os comentários também desempenham um papel importante no sucesso de sua campanha. Algumas campanhas têm como objetivo obter o máximo de reações e estabelecer comunicação por meio de comentários. Os comentários geram uma conversa, o que o torna um ótimo KPI para engajamento. Comentários positivos ou negativos ajudam a avaliar a intensidade do impacto que sua campanha deixou em seus seguidores.
- Menções de marca
As menções mostram que as pessoas conhecem sua marca e isso gerou uma conversa nas redes sociais. Este KPI enfatiza mais o conhecimento da marca e o envolvimento que ele gerou. Nós podemos te ajudar com isso!
- Visitas de perfil
As visitas ao perfil podem não ser tão importantes quanto outros fatores ao julgar seu envolvimento, mas certamente indica o interesse das pessoas se elas visitarem seu perfil regularmente.
KPIs de mídia social para Leads
Quando se trata de medição de leads, não existe nenhum KPI definido. Os compartilhamentos e curtidas em massa podem ajudá-lo a analisar a qualidade do conteúdo. No entanto, o foco deve ser definir o resultado final que o ajudará a rastrear as pessoas genuinamente interessadas em seu conteúdo.
Você encontrará infinitas possibilidades ao definir leads para o seu negócio. Supostamente, você tem alguns seguidores, mas seu canal está gerando uma enorme quantidade de novos leads, você precisa se destacar? Por outro lado, se você tem uma grande comunidade de seguidores, mas os leads são muito pequenos, o que mostra que você está trabalhando na plataforma errada. Então, você tem que mudar sua estratégia.
Considere os seguintes KPIs ao executar anúncios de mídia social para novos leads de negócios:
- Alcance potencial
- Número de leads
- CPL – Custo por lead
- CTR – Taxa de cliques
KPIs de mídia social para Conversões
- Número de cliques
Um aumento ou diminuição no número de cliques está relacionado aos ajustes mais recentes feitos em sua programação de mídia social. Ele permite que você analise o que levou a tais aumentos ou diminuições nos cliques.
O que você pode fazer para aumentar as conversões?
Sempre use palavras-chave de alta conversão e gatilhos, como urgência, exclusividade, aprovação social, escassez e afinidade. Não se esqueça de compartilhar seu conteúdo em diferentes plataformas de mídia social para obter melhores cliques.
- CPA
Se você usa campanhas de mídia social pagas, pode recorrer ao CPA para verificar o custo incorrido para adquirir um cliente. Ajuda a identificar os canais de mídia social que não estão funcionando bem e provavelmente você terá que abandoná-los. Considere o seguinte ao calcular o CPA:
- Dê uma olhada nas conversões de vendas diretas de um canal, tendo em mente o último clique.
- Em seguida, considere várias visitas em seus identificadores de mídia social que levaram à venda. Isso o ajudará a conhecer as conversões assistidas.
- Receita das vendas
A receita de vendas é crucial para calcular o ROI. Ele descreve as vendas reais de identificadores de mídia social. Isso o ajudará a calcular o valor de cada cliente no ciclo completo de vendas.
- Conversões sem receita
Nem tudo pode ser calculado em termos de receita – outros fatores também desempenham um papel essencial na determinação do sucesso de sua campanha de mídia social. Isso pode ser uma ação simples da parte do cliente, como inscrever-se para receber seu boletim informativo. Isso o ajudará a entender o que instiga seu cliente a agir.
KPIs de mídia social para fidelidade do cliente
- Taxa de aquisição de clientes
Calcula o número de novos clientes que você adquiriu em um período específico. Veja como você calcula:
Nº total de clientes adquiridos / base total de clientes x 100
- Taxa de atrito do cliente
Este KPI indica a perda de clientes em um determinado período. Veja como você calcula:
Nº total de clientes atraídos / Nº total de clientes x 100
- Taxa de retenção de clientes
Este KPI descreve por quanto tempo você pode reter clientes. Veja como você calcula:
Nº total de clientes retidos / Total no. de clientes x 100
- Compartilhamento da carteira do cliente
O compartilhamento da carteira do cliente representa a capacidade de compra do consumidor quanto a quanto ele pode gastar na compra de um produto.
Orçamento gasto no produto da empresa / Orçamento total do produto x 100
- Retorno rápido
Quão rápido você responde às perguntas dos clientes? Se você for ativo, ajudará a estabelecer um ótimo relacionamento entre sua marca e seus clientes. Isso faz com que seus clientes percebam o valor de sua marca. Isso os mantém com a impressão de que você está sempre disposto a fornecer uma solução.
- Valor vitalício do cliente
O valor da vida de seu cliente reflete quanto tempo você pode manter seu público. É fundamental estabelecer conectividade com seus clientes e mantê-la por mais tempo. Sua associação com as pessoas certas garante melhorias.
ETAPA 3 – Medir seus gastos com mídia social para conhecer os investimentos
É importante acionar seu público da maneira certa, para que eles façam uma compra final de sua empresa. No entanto, é preciso muito esforço para evocar conversas e ações em termos de recursos, tempo e dinheiro que precisam de uma verificação séria. Você precisa medir seus gastos com mídia social para verificar se está ganhando ou perdendo com sua campanha.
- Meça seu tempo e esforço
Para medir seu tempo e esforço, você precisa multiplicar o custo de mão de obra por hora pelo número de horas que está trabalhando nisso. Você pode escolher os horários, que podem ser uma semana, um mês ou para cada campanha.
- Avalie o custo de suas ferramentas de mídia social
É necessário determinar o custo das ferramentas que você usa durante a execução, durante uma campanha de mídia social. Isso ajudará a medir os resultados com mais precisão. Você precisa calcular os custos semanais ou mensais para os quais você deve dividir as taxas anuais por 52 e por 12, respectivamente.
- Avalie o valor gasto em publicidade
O custo de publicidade também é muito importante para determinar o ROI de mídia social gerado após uma campanha. Você precisa descobrir quanto dinheiro gasta em publicidade. Pode ser o dinheiro gasto para impulsionar suas postagens no Facebook ou promover tweets, etc.
ETAPA 4 – Fórmula final para calcular o ROI
Depois de todos os gastos e despesas com mídias sociais, a fórmula final é calcular o ROI nas mídias sociais.
Lucro / investimento x 100 =% de ROI de mídia social
Aqui, o lucro são as vendas que você fez ou o valor que você recebe em troca de seus esforços. O investimento refere-se ao custo do esforço e do tempo que calculamos no ponto anterior.
Em vez de calcular o ROI com a fórmula básica, você deve ir um passo à frente para calcular o lucro obtido com a campanha de marketing de mídia social atual. Você precisa deduzir o custo de fabricação / custo de infraestrutura / custo humano etc. de seu lucro. Isso o ajudará a alcançar o próximo nível de análise para entender a lucratividade de seus esforços de marketing. Assim, você pode planejar outras estratégias de marketing e definir um orçamento.
ROI = Lucro-custo de fabricação / Custo de infraestrutura / Custo humano
DICA BÔNUS – Antes de passar para o estágio final de cálculo do ROI de seus esforços de mídia social, seja muito claro sobre seus objetivos de negócios. Caso contrário, você ficará confuso, o que representará ainda mais problemas no processo de cálculo do ROI. Portanto, você pode não ter a direção certa. Por exemplo, se você está preocupado com o reconhecimento da marca, deve calcular seu ROI em termos de engajamento, novos seguidores ou menções.
Conclusão
Ao calcular o ROI de mídia social, você precisa entender seus objetivos. Meramente obter fama não define lucro ou ROI mais alto. Alinhe seus objetivos com diferentes KPIs de mídia social. Mantenha sua direção, acompanhe o que é necessário e faça jus aos seus objetivos. Isso só vai medir o seu verdadeiro sucesso.