Prever uma tendência é uma questão de compreender o ciclo de vida dos movimentos culturais e saber para onde olhar antes que os outros olhem. Para os profissionais de RP, identificar uma tendência usando software de monitoramento de mídia pode determinar as decisões de negócios e informar a liderança do setor.
Tópicos deste artigo:
Os profissionais de RP estão sempre procurando encontrar as maneiras mais eficientes de transmitir suas mensagens e há poucas maneiras melhores do que o levantamento de tendências. Pense nisso: se as pessoas estão falando sobre um determinado assunto, por que você não gostaria de aproveitar esse interesse? Isso tornará as mensagens mais fáceis de comunicar e compartilhar se você estiver falando da mesma perspectiva cultural.
É vital que os profissionais de RP identifiquem padrões emergentes e façam contribuições significativas no momento certo, já que as conversas estão ganhando força, não depois de atingirem o pico.
Detecção X Previsão de tendências
Ser um observador de tendências significa que você está ciente do que está acontecendo agora. O Trendspotting (identificação de novas tendências) permite que você entenda a natureza mutante do mercado e como isso atrai o consumidor e até que ponto uma tendência afeta aspectos de nossas vidas diárias.
Depois de perceber algo acontecendo no zeitgeist cultural, você vai querer usar uma plataforma de inteligência de mídia para ver como os influenciadores e seu público-alvo estão discutindo a tendência. Você vai querer verificar se o sentimento é positivo / neutro / negativo e se o volume da mensagem está aumentando como uma medida da força da tendência.
Como as tendências evoluem, ser apenas um observador de tendências pode ser arriscado. Imagine se você estivesse trabalhando em uma tendência que não é mais relevante; sua mensagem seria menos atraente e interessante, diminuindo a eficácia de suas relações públicas.
É aqui que a previsão de tendências entra em cena. Ao prever, você pode antecipar uma tendência, o que o ajudará a aproveitar ao máximo a oportunidade quando ela começar a acontecer.
3 dicas para uma previsão de tendências eficaz
Para se tornar um analista de tendências, existem três táticas que você precisa implementar.
1. Pesquisa de tendências socioculturais:
Ao realizar uma análise de tendências socioculturais, você está observando as circunstâncias que cercam seu público-alvo e como essas circunstâncias afetam seu comportamento. Isso pode ajudá-lo a entender melhor quando as novas tendências começam a acontecer e como se antecipar a elas.
2. Ouça seus clientes:
Você não quer definir qual é a tendência ou o que você pensa dela. Você deseja estar ciente do que seu cliente tem a dizer sobre uma determinada tendência e como isso afeta seu comportamento. Seja completamente honesto com o que ouvir, mesmo que não goste ou concorde com isso.
3. Saiba onde procurar tendências:
Encontrar tendências exige uma atitude ambiciosa e curiosa em relação ao seu público. Você vai querer olhar para qualquer site que influencie o comportamento, como Twitter ou Buzzfeed. Olhe além do que está sendo dito e veja o que as pessoas sentem.
Não fique preso em sua bolha de curadoria pessoal. Por exemplo, se você procurar apenas tendências no Twitter, perderá muito conteúdo de públicos que criam, discutem e compartilham no Instagram ou Reddit. Qualquer site onde você pode aprender mais sobre o comportamento do seu público é perfeito para a sua análise de tendências. Conheça o Clipping Web da Top Clip.
Usando palavras-chave para construir o seu feed
Com base em suas leituras e conversas, você deve ser capaz de formular uma lista de palavras-chave que deseja monitorar mais de perto. Usando as soluções de monitoramento de mídia Top Clip, você também pode usar suas palavras-chave para construir um feed de notícias e compartilhar com sua equipe posteriormente. Todos ficarão mais cientes do que está acontecendo em seu setor e serão treinados para procurar padrões e indicações precoces de tendências futuras, usando palavras-chave como sinalizadores.
Identifique, acompanhe e avalie as tendências à medida que elas se desenvolvem
Previsão de tendências é uma estratégia popular que os comunicadores experientes usam para ajudar suas mensagens a ganhar força. Aqui na Top Clip, há uma maneira simples de validar rapidamente essas narrativas orientadas por tendências usando mídia avançada e análise social: Conheça o WorkNews, a plataforma do clipping de notícias.
Personalize sua experiência:
- Classifique os resultados da pesquisa;
- Visualize notícias e resultados de pesquisas sociais (incluindo conteúdo de transmissão, se você for assinante);
- Compartilhe com sua equipe.
Fale com nossos consultores para uma demonstração e aprenda mais sobre as soluções de mídia e inteligência social da Top Clip.
Principais vantagens
Acompanhar as tendências é um dos aspectos mais críticos de ser um profissional de RP. Estando aberto ao que as pessoas estão dizendo e obtendo a essência do que elas estão tentando comunicar, você será capaz de aproveitar as novas tendências e divulgar o alcance de suas mensagens, aumentando sua comunidade.
Com RP, Marketing e Comunicações cada vez mais orientados por dados, os analistas de tendências são o próximo passo para melhorar sua estratégia. Por meio de pesquisa e experiência, eles podem ajudá-lo a assumir a liderança na formação de seu setor, bem como na percepção do consumidor.