Consolide sua Análise SWOT com dados concretos

Consolide sua Análise SWOT com dados concretos

A análise SWOT é um método utilizado para posicionar ou verificar a melhor estratégia para uma empresa, de acordo com o seu segmento. Isso ocorre porque essa ferramenta aparentemente simples de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças organizacionais fornece uma imagem muito instrutiva que pode ajudar estruturar várias decisões estratégicas.

O fato é que muitos SWOTs carecem de um elemento-chave: pesquisa. Uma SWOT não baseada em pesquisa podem levar as empresas a confiar em dados e insights questionáveis ​​ou mesmo imprecisos, levando a becos sem saída estratégicos ou mesmo desastres.

Como normalmente funciona o processo da Análise SWOT?

A análise SWOT geralmente funciona assim: A equipe principal da liderança executiva da empresa se reúne para discutir os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua organização. Eles foram listados no quadro branco, debatidos e priorizados perante o grupo e, em seguida, classificados o que (e o que não) deveria ser incluído na lista. Então, um responsável captura voluntariamente o projeto SWOT final e o envia a todos.

O que há de errado com esse cenário comum?

Os indivíduos normalmente confiam em seus próprios conhecimentos, opiniões e experiências. Isso não é de todo ruim, pois geralmente os executivos e líderes seniores são bastante experientes e realmente sabem muito sobre sua empresa, concorrentes e segmento. Mas uma boa parte do que normalmente é sugerido – e termina no diagrama SWOT formal – é uma questão de opinião e perspectiva. Raramente são fornecidos dados concretos para apoiar essas opiniões impulsionadas pelo instinto.

É por isso que a pesquisa é fundamental para um processo SWOT em cujos resultados você pode realmente confiar.

Como elevar sua Análise SWOT a outro nível!

Aqui estão três etapas que você pode seguir para ajudar a incorporar mais dados em seu próximo SWOT da sua empresa, marca, serviço ou produtos:

1 – Reunião de SWOT

Peça às pessoas virem para a reunião de SWOT com o que elas consideram ser três pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças – e trazer dados compilados bem documentados. Isso ajudará a manter a discussão focada em itens sustentados e não apenas em opiniões.

Dica: Use pesquisas de clientes, tendências, análises de terceiros e resultados digitais para agregar na sua análise e convide participantes de outros departamentos de sua organização que possam contribuir com outras estatísticas

2 – Dados concretos

Conforme você avança no processo, preste atenção especial a qualquer informação adicionada como força, fraqueza, oportunidade ou ameaça que não tenha dados concretos para apoiá-la. Pode até parecer “certo” para o grupo, mas existe um lugar para a intuição e o instinto atuarem na estratégia, mas apenas até certo ponto.

Dica: sua equipe pode concordar em adicionar algo ao seu SWOT com um asterisco (*), indicando que permanecerá lá somente depois que uma validação adicional for fornecida nas próximas semanas.

3 – SWOT da sua empresa e seus concorrentes

Para resultados mais robustos, faça uma análise SWOT para cada um de seus principais concorrentes. Ter um SWOT para sua empresa e seus concorrentes fornecerá um cenário mais preciso em que você deve competir todos os dias. Você não terá informações privilegiadas para informar seu SWOT, mas a pesquisa pode ajudá-lo a tomar as decisões mais acertadas.

Dica: Avaliações de terceiros, análises online, relatórios de analistas de ações e publicações do segmento, tudo pode agregar não apenas do seu SWOT interno, mas também dos seus concorrentes. Peça aos participantes para virem com artigos, relatórios, indústria ou dados de terceiros para informar e validar os SWOTs.

4 – Fontes Confiáveis

A análise SWOT requer um olhar atento para informações de qualidade. Seu trabalho deve ser tão bom quanto a pesquisa que você faz para apoiá-lo. Certifique-se de estar referenciando informações úteis de fontes confiáveis.

Dica: dê uma olhada em fontes exclusivas de insights. Imagine que tipo de percepções você pode obter de registros legais, informações regulatórias, registros de patentes e muito mais? Existe uma tecnologia específica na qual sua concorrência está investindo pesadamente? Existem novos regulamentos em vigor para um mercado que pretende entrar ou sair?

Resumindo

Uma análise SWOT pode ser uma ferramenta tremendamente perspicaz e poderosa, mas especialmente se for moldada por pesquisas e, portanto, verdadeiramente digna de sua confiança.

Precisa de Dados concretos para sua análise Swot?
Fale com nossos consultores e solicite uma demonstração da Análise de Mídia!

DICA! Fique sabendo nas novidades EXCLUSIVAS que postamos em nosso canal no Telegram!  São oportunidades com descontos para assinantes do canal. Participe! Esperamos você por lá! 😉

analise de mídia, análise swot, dados concretos, marketing

Veja também:

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux