Na última década, os podcasts se transformaram de um meio de nicho em uma forma popular de entretenimento a par da mídia tradicional.
Tópicos deste artigo:
Para os criadores de conteúdo, os podcasts representam uma maneira divertida e envolvente de se conectar com novos segmentos de público. A baixa barreira à entrada do podcasting significa que praticamente qualquer pessoa com um microfone pode distribuir suas ideias para um público global.
Podcasts são tão variados quanto a imaginação das pessoas pode torná-los, e há tantos gêneros quanto você possa imaginar; notícias e educação, saúde e fitness, comédia e até podcasts de ficção são apenas alguns dos tipos mais populares.
Vamos dar uma olhada em cada categoria principal:
1. Podcasts de entrevista
Um podcast de entrevista geralmente envolve um ou dois apresentadores que falam com um ou mais convidados em cada episódio. Nesse formato, o convidado fornece conhecimentos ou insights exclusivos sobre um determinado tópico, setor ou tema. Podcasts no estilo de entrevista podem exigir bastante pesquisa. Ao mesmo tempo, o apresentador do podcast precisa das habilidades certas para extrair histórias interessantes dos convidados. Este formato é uma ótima maneira de fornecer uma variedade de opiniões e pontos de vista.
2. Podcasts de conversação
Os podcasts de conversação e co-hospedados são muito semelhantes aos programas de rádio tradicionais. Nesse formato, dois apresentadores de podcast têm conversas divertidas sobre temas e tópicos específicos. Muitas vezes, os co-anfitriões discutem notícias de tendências e fornecem comentários perspicazes – ou bem-humorados.
Os podcasts de conversação também podem incluir convidados. Este tipo de podcast exige um alto nível de conforto e familiaridade entre os anfitriões. Se os anfitriões não se conhecem bem ou não se dão bem, o público poderá dizer. Como você não pode roteirizar uma conversa – ou pelo menos não deveria – esse formato é melhor para anfitriões que podem improvisar no local.
O podcast de conversação pode apresentar desafios técnicos únicos. Por exemplo, se os hosts residirem em cidades separadas, eles precisarão de um software especial para gravar as faixas de voz de forma independente e depois juntá-las.
3. Podcasts de monólogos
No estilo monólogo do podcast, um único apresentador fala por todo o episódio. Esses podcasts geralmente são hospedados por alguém que é especialista em um determinado campo. Os membros do público sintonizam para aprender sobre um tópico específico ou obter uma opinião informada sobre eventos recentes.
Esse estilo de podcast pode ser aplicado a qualquer tópico – mas os apresentadores devem ter experiência e conhecimento suficientes para preencher muitos episódios. Dito isso, é possível produzir um podcast de edição limitada que cobre um único tópico ou problema, semelhante a um audiolivro serializado.
O formato de monólogo oferece a vantagem de não depender de outras pessoas. O anfitrião não precisa reservar convidados ou configurar agendamentos com outro anfitrião. No entanto, esse estilo ainda requer uma boa quantidade de pesquisa.
4. Narrativas / Podcasts Investigativos
Nesse formato, um ou mais apresentadores usam cada episódio de podcast para contar uma história inteira ou um capítulo de uma história em andamento.
Podcasts de não ficção podem exigir muitos recursos. Podcasters que se destacam nesse formato combinam excelentes habilidades de pesquisa com um olhar aguçado para o valor do entretenimento.
5. Podcasts de mesa redonda
Os podcasts de mesa redonda, ou painéis, envolvem um grupo consistente ou rotativo de apresentadores que fornecem comentários e conversas sobre tópicos específicos. Muitas vezes, há um apresentador principal que faz a mediação de cada episódio, enquanto os co-anfitriões preenchem papéis específicos. Por exemplo, alguns co-anfitriões podem fornecer comentários mais cômicos, enquanto outros oferecem conhecimentos profundos.
Os painéis geralmente tentam fazer com que os membros da plateia se sintam parte de um clube privado. Por exemplo, ouvintes de longa data vão perceber piadas internas e peculiaridades de personalidade do anfitrião mais do que alguém sintonizado pela primeira vez.
6. Podcasts Teatrais
Os podcasts de ficção são uma tendência crescente há anos. Alguns podcasts teatrais consistem em um único apresentador que narra uma história de maneira semelhante a um audiolivro. Outros podcasts nesse formato utilizam um elenco inteiro de artistas e engenheiros de som para criar experiências mais imersivas.
Nesse formato, os anfitriões de podcast se esforçam para criar mundos fictícios que entretêm seus ouvintes. Exige um nível de criatividade e experiência para manter os ouvintes envolvidos. Embora esse formato não exija tanta pesquisa quanto outros nesta lista, ainda envolve muito trabalho. Ao mesmo tempo, isso significa que a concorrência é alta. Esses podcasts não apenas competem entre si, mas também com outras formas de entretenimento, como programas de TV, audiolivros e filmes.
7. Podcasts de conteúdo reaproveitado
O processo de reaproveitamento de conteúdo existente oferece vários benefícios, desde aumentar o engajamento do público até atender a diferentes necessidades ao longo do funil de vendas. Além disso, o reaproveitamento de conteúdo pode dar a você o espaço para respirar que você precisa para criar conteúdo novo e interessante.
Os programas de notícias estão entre os mais comuns nesta categoria. A mesma história pode aparecer na impressão, vídeo e áudio. Esse formato funciona bem para marcas que já produzem muito conteúdo para a web. Por exemplo, se sua empresa tem uma lista de pendências robusta de conteúdo de blog, você pode transformar cada postagem em seu próprio episódio de podcast. Isso efetivamente daria a você o dobro do volume de conteúdo e permitiria que você alcançasse um segmento de seu público-alvo que prefere conteúdo de áudio a um formato escrito.
8. Podcasts híbridos
Podcasts são um meio altamente flexível. Você pode misturar e combinar os formatos básicos desta lista para criar seu estilo. Por exemplo, um podcaster com experiência em uma determinada área de assunto pode hospedar um podcast no estilo monólogo e ocasionalmente entrevistar convidados. Da mesma forma, um programa de painel pode dividir cada episódio em segmentos, incluindo um espaço para o apresentador principal apresentar um monólogo.
O que estão falando sobre sua marca?
É de suma importância monitorar podcast e descobrir o que estão falando sobre sua marca, produto ou evento. Não deixe escapar nada. As equipes de marketing e relações públicas devem incluir essa ferramenta poderosa em sua estratégia. Fale com a gente e solicite uma demonstração!