Monitorar tendências do seu segmento é essencial para o sucesso da sua marca. Para fazer isso, você precisa monitorar constantemente os tópicos de tendência em seu setor para antecipar mudanças e atualizar sua estratégia. Abaixo, descrevemos por que é essencial ter recursos de rastreamento de marca para monitorar tendências.
Tópicos deste artigo:
Por que monitorar tendências é tão importante?
Ser capaz de identificar e responder aos tópicos de tendência aumenta significativamente seu tráfego, engajamento e SEO. Uma forma cada vez mais comum de fazer isso é adquirindo um serviço de monitoramento de mídia para ver quais tópicos seu público considera mais relevantes.
Saber quais tendências estão acontecendo em seu setor permite que você se mantenha atualizado em relação às estratégias e tecnologias de marketing mais recentes. A análise da concorrência ajuda a regular ou até mesmo a renovar completamente sua comunicação com base nos dados que você coleta e também pode ajudar no desenvolvimento de produtos.
Por último, as comunicações de crise são outro benefício de seguir as tendências. Ao monitorar os tópicos de tendência em seu setor, você pode gerenciar a reputação de sua marca. Você não só pode se preparar para uma crise, mantendo-se informado sobre o que seus clientes estão dizendo em várias plataformas, mas também pode abrandar a crise respondendo à imprensa negativa e aos seus clientes em tempo real.
Como você cria um plano de ação para tópicos de tendência?
Depois de identificar uma tendência que está se tornando viral, você deve considerar o seguinte antes de criar sua estratégia de marketing:
- Por que o tópico está se tornando viral?
- Onde o tópico está se tornando viral?
- A sua marca pode agregar valor à conversa?
- Você tem algum conteúdo existente que possa abordar este tópico?
- Você pode vincular seu conteúdo para fazer parte da conversa?
Depois de responder a essas perguntas, você estará pronto para participar da tendência!
Como o monitoramento de mídia pode ajudar?
O monitoramento de mídia é uma maneira eficaz de se manter atualizado sobre as tendências do seu segmento. Plataformas como o WorkNews permitem que você obtenha atualizações nos tópicos de tendências que são importantes para o seu setor na TV, rádio, notícias online, impressos, e mídia social.
Em vez de ter um analista dedicado peneirando milhões de fontes de notícias, as plataformas de monitoramento de mídia simplificam esse processo com interfaces fáceis de usar e newsletter diretamente para seu e-mail ou no seu Whatsapp com gestores de contas dedicados a você.